Técnico em Edificações: Quanto ganha? Conheça a profissão!

03.02.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Se você acredita que tem um perfil ideal para gerenciar processos e acompanhar todas as etapas em uma construção, conheça o curso Técnico em Edificações. Formação pouco conhecida, mas muito procurada no mercado de trabalho!

Reconhecida como uma profissão do setor de Indústrias, esse é um curso de muita importância para a área. Se você tem interesse em começar uma carreira nova com boa remuneração e ótimas oportunidades de emprego, conheça mais sobre essa formação técnica.

Continue neste post e descubra qual é a função de um técnico em Edificações, o salário médio e como anda o mercado de trabalho e as áreas de atuação desse profissional. 

O que faz um técnico em Edificações?

Tendo papel fundamental para o bom andamento da obra, o Técnico em Edificações atua gerenciando equipes, acompanhando prazos e cronogramas, solicitando e especificando materiais, entre outras atividades que são indispensáveis para que a obra possa seguir sem erros ou atrasos.

Atuando tanto no escritório quanto no canteiro de obras, seu trabalho alinhado com engenheiros e arquitetos é ser um facilitador, com visão completa a respeito do que está sendo desenvolvido em toda obra, com o intuito de solucionar problemas e propor soluções cabíveis de acordo com o prazo, qualidade e normas de segurança a serem respeitadas. 

Como o próprio nome sugere, quem faz o curso de Edificações também realiza os desenhos de projetos para edificações, levando em consideração estruturas, segurança, materiais adequados a serem utilizados, espaço e a redução do impacto para o meio ambiente. 

Multifacetária e presente em todas as etapas, essa é a profissão ideal para quem gosta de gerir e acompanhar processos. 

Por acompanhar diversas etapas, essa também é uma profissão que requer compromisso e seriedade para seu desenvolvimento. A equipe depende da eficiência do técnico em Edificações para que tudo ocorra da maneira esperada, priorizando sempre a segurança daqueles que estão envolvidos.

Mercado de trabalho na área

Com projeção otimista e crescente procura por profissionais dessa área, o técnico em Edificações está sempre sendo buscado para levar projetos adiante e auxiliar nos processos organizacionais que garantem os resultados positivos para a empresa.

No mercado de trabalho, esse técnico é requisitado em locais como:

  • Empresas de Construção Civil;
  • Escritórios de Projetos;
  • Empresas de Engenharia;
  • Empresas de Arquitetura;
  • Canteiro de Obras.
Técnico em edificações
Empresas de Engenharia

Por desempenhar funções variadas em cada local que vão de acordo com a necessidade, esse técnico possui lugar cativo em toda obra e construção civil. Sua multifuncionalidade lhe garante um leque maior de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, seja para empresas públicas ou privadas. 

Quanto ganha um técnico em Edificações? 

De acordo com o Salário.com, o salário do técnico em Edificações é de R$ 2.830,55. O teto salarial é estimado em R$ 6.196,70. Na área, a jornada de trabalho equivale a 43 horas semanais.

Além disso, esse técnico ainda pode receber acréscimos no salário que correspondem  taxa de periculosidade e insalubridade, a depender da área em que está desempenhando suas funções. As taxas podem ser calculadas de acordo com até 40% do salário bruto

Como é o curso técnico para essa profissão? 

Para quem opta por esse curso, a grade curricular do Ensino Técnico é ampla e prática para que o estudante possa sair da instituição já preparado para atuar nas mais diversas atividades, compreendendo os assuntos, assimilando processos e estando a par dos materiais mais atualizados e tecnológicos a serem utilizados. 

Dividido em quatro módulos de ensino, algumas das matérias vistas são:

  • Matemática aplicada;
  • Desenho técnico;
  • Técnicas de Construção Civil (I, II e III);
  • Computação Gráfica;
  • Materiais de Construção (I e II);
  • Resistência dos Materiais;
  • Topografia (I e II);
  • Gestão de Qualidade na Construção Civil;
  • Fundações.

Cada uma dessas matérias visa a possibilitar que esse futuro profissional transite pelos mais diversos conhecimentos que precisam ser postos em prática durante uma obra de construção civil.

A partir dos conteúdos abordados, a amplitude de conhecimentos é passada pelos instrutores para que o estudante entenda e seja capaz de relacionar teoria e prática durante as atividades desenvolvidas em sala de aula. Os quatro módulos são aplicados na carga horária de 1.200 horas, distribuídas ao longo de 24 meses. 

Curso Técnico em Edificações em Curitiba

Em Curitiba, o curso possibilita que o estudante concilie trabalho e estudo, para que consiga manter suas necessidades básicas enquanto se prepara para um futuro na carreira que deseja. 

O aluno ainda conta com a Agência de  Encaminhamento, responsável por unir estudantes das principais empresas do mercado para possibilitar o ingresso desse profissional recém-formado no mercado de trabalho. 75% dos estudantes já finalizam o curso técnico com a possibilidade de atuação na área em que conquistaram seu diploma. 

Gostou da proposta desse curso? Conheça um pouco mais sobre sua grade curricular e especificidades para essa formação e descubra uma instituição reconhecida pelo MEC para oferecer seu diploma na área!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp