6 formas de incentivar o empreendedorismo que ajudarão bastante!

11.09.2017

Por Grau Técnico

10 min de leitura

Em tempos de recessão, o empreendedorismo tem sido a saída para muitos profissionais. Empresas como Uber, Airbnb e Spotify, por exemplo, surgiram logo após a crise global de 2008. Pensando nisso, decidimos trazer no texto de hoje, algumas dicas de empreendedorismo, para você que sonha em ter o próprio negócio. Tratar sobre a  campanha do empreendedorismo é importante para o sucesso das empresas atuais.

Ela fomenta uma cultura de independência e inovação, estimulando a criatividade e a resiliência empreendedora em toda a sociedade, independentemente da idade, gênero ou origem.

Podemos dizer que os brasileiros são empreendedores natos e os números não deixam a gente mentir, pois em uma pesquisa de 2020, o país chegou ao número de 20 milhões de CNPJs ativos, sendo que desses, cerca de 90% são microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

A pesquisa também mostrou que 70% dos brasileiros sonham em ser donos do próprio negócio e empreender no Brasil. Porém, como falamos, não é um caminho fácil a seguir, mas também sabemos que com força de vontade e coragem de seguir seus objetivos, você consegue realizar esse sonho.

Pensando nisso, no texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre empreendedorismo e  passar algumas dicas sobre como se tornar um empreendedor.

No artigo, você encontra os tópicos:

Como ser um empreendedor no Brasil? 

Homem empreendedor

Uma ótima opção para quem deseja ser dono da própria empresa, é se tornar um microempreendedor individual. Ser um microempreendedor ou MEI é alguém que trabalha de forma autônoma ou possui um pequeno negócio, atuando como pequeno empreendedor. 

Após fazer a abertura do MEI, o trabalhador adquire diversos benefícios, gerando algumas obrigações, pois ele passa a contribuir com a sua previdência social e possui o direito de se aposentar. Mas, por outro lado, ele também tem o dever de pagar os impostos vinculados ao seu segmento.

Em 2022, o número de microempreendedores no Brasil cresceu bastante. Isso indica que muitos brasileiros têm o sonho de se tornarem donos de seu próprio negócio e, ao iniciar como MEI, dão o primeiro passo nessa jornada. 

Mas, para conseguir conquistar o mercado, é importante seguir alguns passos, como:

  • Identifique uma oportunidade de negócio: analise o mercado em que deseja atuar e identifique um nicho com potencial para crescer.
  • Tenha um plano de negócios: escreva um plano de negócios detalhado que inclua estratégias de marketing, gestão financeira e operacional.
  • Tenha um modelo de negócios claro: escolha o modelo de negócios que mais se encaixa com seu perfil empreendedor e com a proposta do seu negócio.
  • Conheça as leis e regulamentações: familiarize-se com as leis e regulamentações que podem impactar o seu negócio, como licenças, impostos e contratos.
  • Busque conhecimento e capacitação: invista em cursos, workshops e mentorias para aprimorar suas habilidades em negócios e liderança.
  • Esteja preparado para assumir riscos: o empreendedorismo envolve riscos e incertezas. Esteja disposto a assumir e gerenciar esses riscos.
  • Tenha foco e persistência: para construir um negócio bem-sucedido, é preciso manter o foco em seus objetivos e ser persistente em sua busca pelo sucesso.

Sabendo desses pontos, no próximo tópico queremos falar mais sobre a importância de incentivar o empreendedorismo brasileiro e como ele pode ajudar àqueles que estão em busca de se tornarem profissionais autônomos. 

O que é a campanha do empreendedorismo? 

Mulher mostrando algo no seu celular para dois rapazes.

A campanha do empreendedorismo é importante porque incentiva e apoia a criação e o crescimento de empresas. O empreendedorismo é essencial para o desenvolvimento econômico e o aumento do emprego, pois as novas empresas criam empregos e promovem a inovação em diversos setores.

Além disso, a campanha de empreendedorismo ajuda a disseminar informações e educar a população sobre como iniciar e administrar um negócio, fornecendo recursos, treinamentos e mentoria. Isso é especialmente importante para indivíduos que não têm acesso a recursos ou conhecimentos necessários para iniciar e administrar um negócio por conta própria.

Sabendo disso, veja abaixo seis dicas que podem ajudar a incentivar o empreendedorismo: 

  1. Educação empreendedora: oferecer cursos, palestras e workshops que ajudem as pessoas a desenvolverem habilidades empreendedoras, como criar um plano de negócios, marketing digital, finanças e gestão de equipes.
  1. Apoio financeiro: disponibilizar alternativas de financiamentos com juros mais baixos, incentivos fiscais ou formas de investimento mais atrativas para empreendedores iniciantes.
  1. Acesso a mentorias: oferecer a oportunidade de mentorias com empreendedores de sucesso, que possam compartilhar sua experiência e ajudar na formação e crescimento de novos empreendimentos.
  1. Espaços compartilhados: criar centros de empreendedorismo ou coworking, onde os empreendedores possam trocar ideias, compartilhar recursos e colaborar em projetos conjuntos.
  1. Networking: promover eventos e encontros que reúnam empreendedores, investidores e representantes de instituições financeiras, para que estes possam se conhecer e criar parcerias.
  1. Divulgação: criar uma campanha de publicidade positiva que mostra a importância do empreendedorismo para a economia local e nacional, incentivando mais pessoas a empreenderem.

A tecnologia como aliada 

Homem mostrando algo para sua amiga em seu notebook.

No texto de hoje, vimos que existem formas mais simples de se tornar um profissional autônomo, mas que é importante estudar sobre o mercado onde queira atuar, para entender melhor quais são os benefícios e desafios neste meio. Também foi visto que se tornar MEI é uma ótima opção para quem deseja dar o primeiro passo para abrir o seu próprio negócio. 

Não é de hoje que vemos como a  tecnologia se tornou um elemento presente em nosso dia a dia, transformando o mercado de trabalho, o comportamento de consumo, a comunicação, a arte e o estilo de vida das pessoas, no geral. 

Os avanços tecnológicos fizeram com que a nossa vida fosse facilitada, com o uso dos smartphones em tempo integral, os aplicativos disponíveis fizeram com que atividades como compra de alimentação, roupas, marcação de voos, hospedagem, estudos e, até mesmo, a forma como consumimos os conteúdos de séries e filmes mudasse.

Esses avanços na tecnologia, fizeram com que a vida de toda a população mundial fosse facilitada e grande parte disso é por causa do mercado digital. O  mercado digital é o que dá a possibilidade de trabalhar de maneira online, seja por meio de vendas de mercadorias/produtos ou prestando serviços a empresas, por exemplo.

Um impacto positivo que a tecnologia trouxe para o ambiente profissional foi a automatização de processos, transformando um trabalho, que antes poderia ser considerado complicado e denso, em um processo automático e facilitado. 

Por isso indicamos para os novos empreendedores, o investimento das redes sociais como forma de negócio. Além de conseguir alcançar um volume de clientes bem maior, do que apenas em um estabelecimento físico, as redes sociais ainda ajudam na divulgação dos produtos e serviços que a empresa oferece.

Os negócios digitais estão cada vez mais ocupando o espaço no mercado, levando a facilidade para os consumidores, de realizarem atividades que antes só eram possíveis de forma física e agora existe a possibilidade de fazer de forma online.  

O crescimento desta economia tem feito com que a população fique mais familiarizada com serviços e produtos digitais, o que tem levado as empresas a procurarem novas vantagens competitivas neste espaço.

Aqui no blog, temos um texto que fala exatamente sobre o assunto. Quer entender como funciona o negócio digital e como ele pode ajudar a sua empresa? Clique aqui, e acesse o conteúdo completo.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp