Aprenda como é possível estudar em casa com 4 dicas

08.11.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Estudar em casa pode ser um grande desafio em muitos lares brasileiros. A correria dos filhos, o barulho da rua, a TV no volume alto… tudo parece atrapalhar esse momento. Para quem trabalha e precisa estudar, é sempre uma questão saber se vai dar conta disso, mas já te adiantamos: apesar de difícil, há formas de fazer uma rotina de estudo e ser produtivo.

Confira neste post dicas para melhorar seu desempenho e garantir de forma organizada que nenhuma matéria passe em branco na hora de estudar em casa, seja para o curso técnico ou mesmo a faculdade.

É possível estudar e trabalhar?

Apesar de exigir esforço e dedicação em tempo integral, isso é possível. E para muitos brasileiros precisa ser, já que a conquista do diploma técnico é a chave para alavancar a carreira ou alçar voos melhores no mercado de trabalho. E para que isso aconteça, não dá para abrir mão da renda existente.

Para fazer essa quase maratona dar certo, é preciso que o estudante esteja ciente de que, durante seu período no curso, precisará se esforçar para que nem trabalho nem estudo sejam prejudicados nesse processo. O objetivo é focar um sem esquecer do outro. 

Durante esse período, é ideal conversar com seus superiores na empresa em que presta serviço, assim todos estarão cientes e, se for possível, permitirão uma maior flexibilidade ou terão uma tolerância maior em relação a horários no trabalho. 

Mas afinal, como conciliar vida profissional e fazer um curso técnico?

Se você precisa se dividir entre esses dois mundos, é importante gerenciar seu tempo com sabedoria e utilizar algumas dicas para manter o foco e potencializar esse momento tão importante.

Para quem precisa ter uma rotina de estudos em casa, nem sempre é uma tarefa fácil conseguir se desligar do mundo externo para se fixar em livros e atividades. Por isso, separamos abaixo 4 dicas valiosas para você colocar em prática e estudar no seu dia a dia. 

  1. Celular só se for para ajudar nos estudos

Quando bem utilizada, a tecnologia é uma ferramenta de grande utilidade para otimizar seu tempo e expandir seus conhecimentos. Mas quando utilizada da maneira errada, pode ser o principal motivo da sua distração.

Sabendo disso, busque desativar notificações e olhar o aparelho apenas quando for para buscar referências sobre o que está sendo estudado. Deixe um pouco as redes sociais de lado e evite responder a mensagens que não são urgentes; assim, você evitar perder tempo com conversas que sequer servirão para resolver algo.

Busque sites, canais no YouTube e livros em formato digital que possam complementar o que está sendo estudado naquele momento. É possível encontrar milhares de informações na internet, basta saber apurar o conteúdo e utilizar aquele que melhor se encaixa na didática que funciona bem para sua assimilação.

  1. Utilize o tempo a seu favor

Com a rotina corrida entre trabalho e curso, nem sempre é possível revisar os conteúdos durante a semana. Mas surgiu uma brecha entre um e outro? Tente colocar em dia os assuntos e as atividades. Aproveite o final de semana para dar aquela lida no conteúdo e anotar todas as dúvidas possíveis.

Dessa forma, seu tempo dentro de casa e da sala de aula será mais produtivo, já que você esclarece tudo o que precisa e evita deixar pontas soltas ou assuntos mal esclarecidos quando surgir algum questionamento.

É preciso ter em mente que nem toda folga poderá ser utilizada para lazer. Então, pense na compensação futura e na importância que essa formação técnica tem para sua vida profissional; assim, fica mais fácil resistir à tentação de procrastinar e deixar os estudos em segundo plano.

  1. Se possível, estude em locais calmos

Sim, nem sempre essa é uma possibilidade tangível. Mas busque ficar num cômodo onde não existam muitas distrações, desde pessoas a barulhos externos ou eletrodomésticos como televisão.

Peça a compreensão dos seus familiares e deixe claro que, naquele momento, você está indisponível e precisa de um ambiente mais tranquilo para conseguir assimilar de forma satisfatória os assuntos que estão sendo revisados. Somente assim você poderá se dedicar de forma plena.

Se isso não for possível, tente estudar com fones de ouvido, mas cuidado para que a própria música não vire outra distração para sua cabeça. 

  1. Organize suas prioridades

Na hora de sentar para estudar pode surgir a dúvida: por onde começar? Nesse momento, é importante ter em mente três categorias para facilitar essa organização. Elabore seu plano de estudo da seguinte forma:

  • Primeiro: matérias com conteúdos que acabaram se acumulando ao longo dos dias;
  • Segundo: aqueles assuntos que você demonstrou mais dificuldade e precisa praticar;
  • Terceiro: matérias mais simples que não exigem necessariamente muitas horas para colocar tudo em dia ou fazer sua revisão.

Com esse cronograma de estudos, você consegue analisar e priorizar matérias e assuntos ao longo dos seus estudos, sem deixar que assuntos fiquem pendentes e acumulados, tornando-se uma bola de neve difícil de controlar. O importante é criar essa rotina de estudos para que se torne um hábito tranquilo de ser colocado em prática. 

Chegou sua vez de fazer um curso técnico

Gostou das dicas? Acha que pode te auxiliar? Então agora procure o curso ideal para você e comece agora a melhorar sua vida profissional e, de quebra, ainda fazer aquele curso técnico dos seus sonhos! Confira a lista dos melhores cursos técnicos.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp