4 atitudes que devem ser evitadas pelos empreendedores

11.09.2017

Por Grau Técnico

10 min de leitura

Iniciar no mundo dos negócios, é o sonho de muitos brasileiros. De acordo com a pesquisa feita em 2020, cerca de 70% dos brasileiros sonham em ser donos da própria empresa. Porém, não basta apenas ter o sonho para conseguir alcançar esse objetivo, precisa ser criado um plano para conseguir saber como dar o start nesse mundo. Pensando em como lhe ajudar, hoje iremos falar mais sobre algumas características de um empreendedor, para quem deseja seguir este caminho

Ser empreendedor no Brasil significa ter a habilidade e coragem para identificar oportunidades no mercado e criar um negócio próprio, buscando inovação e soluções criativas para problemas. Isso também envolve lidar com a burocracia e a complexa carga tributária do país, além de buscar financiamento e parcerias estratégicas para fazer o negócio crescer. 

Também pode significar assumir riscos e enfrentar desafios, mas pode trazer recompensas significativas, como a possibilidade de gerar empregos, criar produtos ou serviços inovadores e contribuir para o progresso econômico do país.

É fundamental que, para chegar ao sucesso, empreendedores e profissionais de alta performance não se deixem dominar por uma postura negativa. Por essa razão, no texto de hoje, iremos destacar dois pontos importantes para quem quer ser empreendedor: o que não fazer e o que fazer.

No artigo, você encontrará os tópicos: 

Atitudes que os empreendedores devem evitar

Homem preocupado olhando para seu notebook.

Sabemos que para se tornar um empreendedor, o caminho não será fácil, porém ter isso em mente já é uma ótima maneira para saber lidar com as dificuldades que serão enfrentadas durante este processo.

Mas infelizmente, muitos dos futuros profissionais autônomos, pensam que basta querer abrir o próprio negócio e que vão conseguir, sem encarar alguns obstáculos por meio do processo. 

Por isso, decidimos trazer hoje 5 atitudes que você deve evitar quando decidir abrir sua empresa.

  1. Falta de esperança: A esperança é uma fonte poderosa de energia, mesmo que não se possa quantificá-la ou medi-la. Se você começa o dia esperançoso, realiza suas tarefas, avança em seus objetivos e torna seu sonho mais possível de alcançar. Já quando está desanimado sente-se nervoso e vazio. A esperança inspira, encoraja e dá força.
  1. Perda do controle: Você não pode controlar o mercado, os investidores nem o futuro de seu negócio. Mas há algo sobre o qual você tem domínio: você mesmo, com suas responsabilidades e seus comportamentos.

Considere, por exemplo, quão poderoso é o autocontrole diante de grandes investidores ou influenciadores de seu mercado. As decisões deles não estão sob seu poder, mas você pode dominar sua atitude.

Se sucumbir, sua carreira como empreendedor poderá ir por água abaixo. Mas, se seu controle pessoal for forte, sacudirá a poeira e seguirá adiante.

  1. Falta de paixão: Paixão é emoção — é entusiasmo pela vida, pelo trabalho e pela luta para realizar seus sonhos. Por trás de grandes empresas, avanços, invenções e obras criativas, sempre há um indivíduo ou um grupo de indivíduos apaixonados.

A paixão é poderosa porque contagia. Alguém apaixonado pode influenciar uma pessoa, que influenciará outra, e assim por diante. E como manter a paixão no auge? Estabelecendo objetivos, medindo avanços e reconhecendo os progressos.

  1. Falta de vontade: Se a paixão o joga para cima, a vontade mantém seus pés no chão. A paixão é a lataria de um carro esportivo. A vontade é o motor.  O status quo nos diz que o certo é ter uma rotina diária: sofrer 8 horas trabalhando em um cubículo, assistir à televisão, ir para a cama e repetir todo o processo. Os empreendedores mais audaciosos levam a vida de um jeito diferente.

São movidos por uma força muito mais poderosa do que vencer a corrida dos ratos: a ambição. Eles não crescem apenas por causa de suas habilidades e ideias, mas por ter as atitudes certas e lutar para conservá-las todos os dias. 

Agora que vimos como o futuro empreendedor não deve agir, vamos para o ponto onde destacamos quais as características positivas que estes profissionais devem ter e seguir, para conquistar seu sonho e mercado.

Características positivas para o mercado

Mulher com seu tablet em mãos no seu escritório.

Saber lidar com as emoções na hora de se arriscar, para realizar qualquer tipo de ação é importante para manter o controle, principalmente em momentos de crise. Estudar sobre como conseguir administrar esses sentimentos, faz com que você tenha o foco nos seus objetivos e que os desafios que surgirem no decorrer do tempo, não lhe afetaram. 

Agora que já sabemos quais atitudes não devemos tomar como empreendedores, vamos agora saber quais são os pontos que precisam estar presentes como habilidades no profissional.

  • Visão: O empreendedor precisa ter uma perspectiva aprofundada do mercado em que atua e um senso de oportunidade para criar o que ainda não existe.
  • Determinação: É preciso ter uma vontade inquebrantável de perseguir seus objetivos e alcançar seus sonhos, apesar de todas as dificuldades que possam surgir pelo caminho.
  • Capacidade de liderança: Saber como mobilizar e dirigir as pessoas ao seu redor para trabalharem em prol de uma meta comum.
  • Inovação: O empreendedor é um agente de mudança que sabe como criar e implementar ideias inovadoras para melhorar e crescer em seu empreendimento.
  • Flexibilidade: Está disposto a mudar de curso rapidamente quando necessário e é capaz de adaptar-se às mudanças do mercado com agilidade.
  • Resiliência: Capaz de superar dificuldades e lidar com fracassos sem ficar desanimado, aprendendo com suas experiências e seguindo em frente.
  • Excelente relacionamento: Saber como construir e manter relacionamentos com clientes, funcionários e outros parceiros de negócios fundamentais.
  • Pensamento estratégico: O empreendedor é capaz de avaliar situações complexas de maneira clara e objetiva, tomando decisões estratégicas apropriadas.

Além disso, aprimorar algumas soft skills também pode lhe ajudar a lidar com o mercado. As Soft Skills são a sua capacidade de desenvolver uma relação no trabalho com os seus colegas, de forma positiva, levando essa influência para dentro do ambiente. A inteligência emocional e o relacionamento interpessoal são exemplos de soft skills. Reconhecer e ampliar essas capacidades é tão importante quanto ter uma formação específica na área de formação/atuação.

O mercado digital como forma de negócio

Executivas conversando sobre gráfico que estão analisando.

Agora que você já sabe como deve ou não agir, como futuro empreendedor no Brasil, achamos que seria interessante trazer algumas informações sobre um novo modo de fazer negócio e que está conquistando cada vez mais o público ao redor do mundo.

Nunca foi tão fácil realizar as compras, como nos tempos atuais. Com apenas alguns cliques no celular, efetuamos a compra no mercado, de uma roupa, sapato, filmes e tantas outras opções que existem com o mercado digital. 

Por isso, é importante para quem deseja iniciar sua própria empresa, estudar e ter uma equipe para atuar nesse segmento. 

Ter um  negócio digital é um modo de utilizar a tecnologia para agregar novos valores aos modelos de negócios, experiências do cliente e as capacidades internas que dão suporte às suas principais operações. Esse conceito abrange tanto as empresas que apenas existem no meio digital quanto aquelas mais tradicionais, que estão em processo de transformação a partir das tecnologias atuais.
Aqui no blog, temos um texto completo falando sobre o assunto e como esse meio pode ajudar você a conquistar ainda mais o mercado e clientes. Clique aqui, e confira o conteúdo completo.


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