Como é o trabalho na área de Radiologia? E as oportunidades?

24.11.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

CARREIRA E MERCADO DE TRABALHO PARA O TÉCNICO EM RADIOLOGIA.
DESCUBRA AGORA!

Técnico em Radiologia
Técnico em Radiologia e os campos de atuação

Para o técnico em Radiologia, a área da saúde é apenas uma das opções dentre as tantas outras atribuições desse profissional. Com essa formação técnica, é possível trabalhar nas indústrias alimentícia e farmacêutica; em portos e aeroportos; em empresas de engenharia, pesquisa e docência; além de atuar em diversos segmentos da própria Radiologia convencional, industrial, com soluções químicas, digital e em qualquer outra área que utilize a radiação ionizante para fins diagnósticos e terapêuticos.

Em virtude da pandemia, o último ano foi de muito trabalho para esses profissionais, que se destacaram bastante por sua grande atuação e importância no tratamento contra o novo Coronavírus. A demanda para os profissionais da área de Radiologia aumentou em mais de 700%, segundo o estudo da empresa de recrutamento on-line Catho, e ela cresce a cada dia. Em relação ao salário e à carga horária, esse profissional pode trabalhar por 4h diárias (24 horas semanais), com a média salarial de R$ 1.800,00.

Outra vertente importante para esse setor é que ele anda lado a lado com a tecnologia. Sendo assim, está sempre em constante expansão. Atualmente, com a telerradiologia e a digitalização dos processos de imagem, as grandes empresas exigem qualificações profissionais, como estar apto a manipular e interagir com esses modernos equipamentos que permitem resultados mais ágeis, detalhados e precisos.

Além da capacitação, do conhecimento e das habilidades, o técnico em Radiologia também precisa ter o perfil certo para seguir essa carreira com eficiência, que deve estar relacionado aos traços e aptidões das pessoas que trabalham nesse setor. Com base nesse cenário, destacamos pelo menos 3 características importantes que todo especialista deve ter:

Sede de aprendizado: em razão de ser uma área em expansão, é essencial que o técnico esteja sempre estudando, fazendo cursos e se atualizando, para que consiga manusear com exatidão os novos equipamentos que precisam de um conhecimento específico para serem operados e estão sempre mudando de acordo com os avanços tecnológicos.

Afinidade com a área da saúde: por atuar em clínicas e hospitais, ele provavelmente vai precisar prestar um suporte à Enfermagem; por isso, deve estar ciente e preparado para lidar com diversas situações graves como acidentes ou pacientes apresentando fraturas.

Saber lidar com pessoas: é uma parte muito importante da Radiologia, pois esses profissionais estarão diariamente interagindo com o paciente, apresentando diversos casos, e precisam de sensibilidade para posicioná-los e prepará-los para os exames, deixando-os confortáveis e acolhidos durante todo o procedimento.

Segundo Beatriz Ferraz Ribeiro, aluna do curso Técnico em Radiologia: “Escolhi fazer o curso no Grau por todo o suporte e infraestrutura da escola, pesquisei bastante e vi que ela é bem conceituada no mercado de trabalho. O curso pra mim tem sido, cada dia que passa, uma nova descoberta, estou acreditando cada vez mais que escolhi a profissão e a escola certas para realizar meu sonho. Espero, no futuro, fazer aquilo que amo e ser mais um aluno do Grau de sucesso”.

Agora que você já sabe o perfil desse profissional, veja alguns campos de atuação da Radiologia e se encante ainda mais com as grandes oportunidades que essa carreira reserva para um futuro de sucesso.

Ressonância magnética

Essa especialidade fornece um diagnóstico altamente preciso em razão dos equipamentos de alta definição, que mostram com exatidão os órgãos e outras estruturas do corpo. Em virtude dessa precisão, a ressonância magnética é superimportante e necessária para os resultados que salvam vidas e pode ser manuseada por alguém capacitado e atualizado com as tendências tecnológicas da área.

Mamografia

No Brasil, a mamografia é o principal exame para rastreamento e diagnóstico do câncer de mama; para ser executada, exige um perito capacitado e apto para lidar não somente com o aparelho, mas também com a paciente, por ser, na maioria das vezes, um exame desconfortável. Apesar disso, a mamografia é essencial para detectar pequenas alterações no tecido mamário, como microcalcificações, que podem evoluir para doenças graves. Por isso, ele é tão importante para salvar vidas.

Técnico em Radiologia atuando
Técnico em Radiologia atuando com Raio x

Raio x

É o mais popular entre os exames radiológicos e é considerada a principal área de atuação do técnico. O raio x é utilizado tanto por áreas ortopédicas, quanto para avaliação pulmonar, além de traumatologia e muito mais. Geralmente é encontrado em clínicas e hospitais, o que aumenta as chances de oportunidades de emprego para esses profissionais, já que são ambientes que sempre estão com alta demanda na área da saúde. 

Tomografia computadorizada

A tomografia é uma técnica não invasiva e também um exame bem rápido e pode ser realizado em questão de minutos por um técnico em Radiologia capacitado. Ela permite realizar uma análise detalhada de tecidos moles, como, por exemplo, do cérebro, que não seriam visualizados devidamente se fosse uma Radiologia tradicional. Essa é mais uma técnica que exige um profissional qualificado e com expertise no manuseio do equipamento.

Agora que você já sabe algumas das diversas áreas de atuação de um técnico em Radiologia, ficou ainda mais interessado no curso do Grau Técnico, não foi? Então aproveite e faça sua matrícula que o mercado de trabalho promete sucesso para esses profissionais, pois os diagnósticos estão diretamente ligados à evolução natural dos tratamentos de saúde e são extremamente necessários para a sobrevivência humana.

E mais: com os avanços da tecnologia, a quantidade de hospitais e laboratórios que vêm realizando esses exames radiológicos cresce cada vez mais no Brasil, aumentando as chances de esses profissionais conquistarem um bom emprego e construírem uma carreira sólida nessa área que é, sem dúvida, seu maior campo de atuação. Interessou-se por nosso curso? Acesse e conheça esse e muitos outros benefícios para quem quer seguir carreira em uma área em constante expansão, cheia de possibilidades de atuação para profissionais que se capacitam na maior rede de Ensino Técnico no país.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp