A escrita criativa no ambiente de trabalho: Conheça mais sobre o tema!

11.09.2017

Por Grau Técnico

10 min de leitura

Olhando para o nosso título, você deve está se perguntando como a escrita criativa pode lhe ajudar no seu ambiente de trabalho, já que ela é mais voltada para a questão do literário, ficção, romances, entre outros meios. Bom, é sobre isso que queremos trazer no texto de hoje, como ela pode ser muito útil na sua vida profissional, mesmo que você não faça parte de um grupo de escritores. 

Mas antes de falarmos sobre o assunto em si, achamos necessário explicar a teoria desse modo de escrita. Escrita criativa é o processo de produção de textos literários ou ficcionais, que visam estimular a imaginação e a criatividade do autor, por meio da livre exploração de ideias, personagens, cenários e temas. 

Ela pode incluir diferentes gêneros literários, como poesia, contos, romances, roteiros, entre outros, e pode ser aplicada a diferentes finalidades, como a expressão pessoal, o entretenimento, a reflexão crítica e até mesmo a propaganda e o marketing.

Como falamos, dificilmente você achará que ela tem alguma coisa a ver com o trabalho de um administrador, médico, contador ou empresário — ou qualquer outro profissional que não atue no universo da literatura.

Então, como que um empresário, administrador ou qualquer outro profissional não ligado a isto, pode usar a escrita criativa? É sobre isso que iremos falar no texto de hoje. 

Então continue com a gente!

No artigo, você vai encontrar os tópicos: 

As vantagens de fazer um curso de escrita

Mulher escrevendo em seu bloco de notas, em frente a seu notebook.

É interessante notar que, por mais que vejamos pessoas que sonham em atuar no mundo da literatura e buscam aperfeiçoar suas técnicas, realizando cursos para aprimorar seus dons de escrita, esses cursos de redação também podem ser muito úteis para outras áreas do mercado de trabalho

Veja bem, advogados podem buscar esses cursos para fugir do jargão jurídico; engenheiros e contadores que querem ‘pensar fora da caixa’; cozinheiros que pretendem dar mais sabor à descrição de suas receitas; e por aí vai. 

Cursos de redação literária podem trazer um salto para a sua vida profissional, mesmo que você não queira ser o próximo Machado de Assis.

Um dos grandes benefícios do curso de escrita criativa é aprender a ler melhor. A prática de ler e criticar textos para além do ‘gostei’, ‘chato’, ‘legal’ obriga a pessoa a pensar nos efeitos que a leitura provoca nela, e certamente o seu modo de ler se transforma. 

Além de prazer pela leitura, concentração e criatividade, esse tipo de curso também pode enriquecer a vida de um profissional de qualquer área com doses de empatia, um recurso indispensável para travar boas relações dentro e fora do trabalho.

O treino em redação criativa também apresenta exercícios específicos para se colocar na pele do outro. Frequentemente o aluno deve criticar a produção de seus colegas, e não consegue fazer isso se não se esforçar para imaginar o que o outro se propôs a escrever.

Sabendo um pouco mais sobre como é um curso voltado para esse tipo de escrita, como podemos aplicar as técnicas aprendidas nos estudos, dentro do ambiente de trabalho?

É sobre isso que falaremos no próximo tópico. 

Como posso usá-la no trabalho?

Mulher colando post it em sua janela.

Seja para escrever um simples e-mail ou fazer uma apresentação no trabalho, qualquer profissional precisa articular raciocínios e contar histórias de uma maneira interessante. Ter contato com técnicas de produção literária também pode ser útil, nesse sentido, ao despertar a sua sensibilidade estética para a riqueza das palavras com seus ritmos, sons e sentidos.

A oportunidade também vale para fugir de uma mentalidade excessivamente pragmática, que visa ao resultado imediato e à busca pela resposta certa, que nos sufoca desde as provas do colégio até o mercado de trabalho.

A escrita criativa é importante para o mercado de trabalho por diversas razões:

  • Criatividade: A capacidade de escrever de forma criativa mostra que o profissional é capaz de pensar fora da caixa e de encontrar soluções criativas para problemas.
  • Comunicação: Escrever bem significa comunicar com eficácia, o que é essencial em qualquer ambiente de trabalho. A capacidade de expressar ideias claramente e de forma atraente pode abrir portas para novas oportunidades.
  • Marketing e publicidade: Se o profissional trabalha em marketing ou publicidade, saber escrever de forma criativa é essencial para criar campanhas publicitárias bem-sucedidas.
  • Blog e redes sociais: Com o crescimento da internet e das redes sociais, o mercado de criação de conteúdo está se expandindo rapidamente. Saber escrever de forma criativa é importante para criar conteúdo de qualidade e para se destacar no mercado digital.
  • Redação publicitária: Para quem trabalha na área de redação publicitária, a criatividade é essencial no processo de criação de anúncios e peças promocionais.
  • Criação de apresentações: a escrita criativa pode ser usada para criar apresentações mais envolventes e interessantes, aumentando o interesse do público;

Em resumo, a escrita criativa é uma habilidade essencial para os profissionais de todas as áreas, pois demonstra capacidade de comunicação eficaz, pensamento criativo e aptidão para criar conteúdo de qualidade. Também pode ser usada para tornar a experiência do trabalho mais agradável, engajante e interessante, aumentando a produtividade e a satisfação dos funcionários.

Como atrair o público com a escrita criativa? 

Imagem ilustrativa de uma movimentação digital.

Vimos no tópico anterior alguns pontos em que a escrita criativa pode ser usada no ambiente de trabalho, nos mais diversos cenários. Porém, agora queremos destacar um que pode ajudar o seu negócio a crescer no mercado

Nos últimos anos podemos ver um crescimento gritante no uso das redes sociais, como forma de nos conectarmos com amigos e familiares. Mas elas estão tomando espaço também como meios de negócios. 

O mercado digital começou a ganhar destaque em razão da pandemia e desde então só evoluiu. Com apenas um celular e alguns cliques, podemos efetuar vários tipos de tarefas, que antes só eram possíveis de forma presencial. Vendo o quanto esse método foi crescendo, as empresas buscaram se pôr no ambiente online para se manterem próximas aos clientes.

Certo, mas o que a escrita criativa tem a ver com isso? 

Com o uso das redes sociais cada vez mais frequente, podemos encontrar o mesmo serviço no mesmo ambiente. Pensando nisso, é interessante buscar formas de se destacar em relação à concorrência, não somente com promoções ou serviços diferenciados, mas também de chamar a atenção ao seu negócio de forma criativa e que faça o cliente se identificar com ele. 

Aqui no blog, temos um conteúdo bem bacana sobre negócios digitais e quais as áreas no mercado de trabalho que estão crescendo em razão desse novo modelo de fazer vendas e compras de serviços. 
Para acessar o texto, basta clicar aqui. Boa leitura.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp