7 dicas para produzir um currículo de sucesso

12.09.2017

Por Grau Técnico

8 min de leitura

É muito comum ainda existir dúvidas sobre como produzir um currículo de sucesso, que seja atrativo para os recrutadores das empresas onde você está se candidatando às vagas. Conheça agora alguns erros nos currículos que normalmente são cometidos, e o que fazer para não cometê-los.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e em busca de um bom profissional qualificado e capacitado para iniciar sua jornada dentro de uma empresa. Mas o que deve ser informado neste documento? Quais informações são as mais necessárias? Pensando nessas dúvidas, no texto de hoje vamos trazer algumas dicas para o currículo. 

Sabemos que para ingressar no mercado, é importante investir em uma formação qualificada, para conseguir se capacitar em uma área específica e assim conquistar a vaga de emprego. A grande razão das empresas buscarem profissionais cada vez mais qualificados é pela eficiência do trabalho desempenhado por eles. 

Os profissionais especializados, com diversas habilidades, são capazes de realizar suas funções de maneira mais efetiva e competente, além de possuírem um conhecimento mais amplo na área em que atuam.

Porém, é comum um profissional capacitado ficar fora do mercado pela má produção do currículo, gerando uma frustração para muitos recrutadores. Seja por pecados na forma, seja por deslizes no conteúdo, a maioria dos candidatos acaba por produzir documentos que causam mais aborrecimento do que interesse.

No texto de hoje, queremos destacar o que deve e não deve ser colocado dentro deste documento e lhe ajudar a se preparar para uma entrevista de emprego, da melhor forma possível. 

No artigo, você encontra os tópicos:

Erros mais comuns no currículo

Homem lendo o currículo de um candidato.

É importante que você saiba, que na hora de produzir seu currículo, não basta apenas colocar as informações sobre a sua carreira profissional, formação, especialização, entre outros pontos.Também é importante a aparência do documento. Então, não utilize de muitas fontes diferentes, cores chamativas e alinhamentos desordenados do texto. 

Esses erros fazem com que você, o profissional seja o mais prejudicado, Mesmo aqueles que têm uma trajetória impecável e seriam perfeitos para uma determinada vaga não serão sequer considerados pelos avaliadores se não fizerem um currículo de qualidade.

Para ajudar candidatos a se apresentarem ao mercado de forma mais eficiente, trouxemos 4 erros comuns encontrados nos currículos por recrutadores. São eles: 

  1. Não incluir o campo “Objetivo profissional”: A função pretendida é considerada uma informação essencial para a triagem de currículos, afinal, esse é o primeiro indicador que o recrutador levará em conta para decidir se deve continuar lendo o CV ou não.

Sem indicar seu objetivo profissional, o candidato dá a entender que está disposto a qualquer aventura só para ter um salário no fim do mês. É importante fazer um currículo adaptado para cada vaga pretendida, e não um único documento que sirva para qualquer oportunidade.

É importante ser direto, específico e sucinto. Não vale se apresentar, por exemplo, como possível “assistente/analista/supervisor/coordenador financeiro”, na ilusão de abrir mais chances de se encaixar nas necessidades do contratante. Se você pretende atuar como coordenador financeiro no seu próximo emprego, escreva apenas isso no objetivo profissional.

  1. Incluir (ou omitir) o campo “Resumo”: Escrever uma síntese da sua trajetória profissional até agora não é errado — mas a pertinência dessa informação pode variar conforme o seu grau de senioridade na carreira.

Só há necessidade de resumir carreiras longas; as trajetórias que ainda são curtas não precisam de síntese. Para um profissional de nível júnior, o resumo acaba sendo redundante. Os dados principais podem ser facilmente apreendidos com um olhar rápido sobre sua trajetória profissional.

Já o candidato de nível sênior precisa escrever duas ou três linhas rápidas sobre si mesmo — ou obrigará o recrutador a ler todo o currículo à procura de informações básicas sobre ele.

  1. Escrever tudo em texto corrido, ou tudo em tópicos: A diagramação e até as fontes que você escolhe para o seu CV têm um impacto surpreendente sobre sua atratividade. O princípio geral que deve reger a composição do documento é a simplicidade: cores sóbrias, fontes clássicas e um espaçamento confortável entre linhas e parágrafos.

Também é importante criar diferenciação visual entre cada tipo de informação. Além de usar o negrito para títulos, por exemplo, é interessante intercalar textos corridos e listas de tópicos. 

Formatar seu histórico profissional em forma de tópicos ajuda a tornar a leitura mais dinâmica. No entanto, é melhor escrever o resumo na forma de um pequeno texto. 

  1. Anexar uma carta de apresentação: Grande parte dos recrutadores consideram desnecessário escrever uma redação sobre si mesmo e enviá-la como complemento ao currículo.

A dica é esperar a entrevista presencial para falar mais sobre seus valores e expectativas. Além de desnecessário, adaptá-las em formato de texto exclui a possibilidade de explorar outros recursos de comunicação para persuadir e conquistar o avaliador, tais como tom de voz e linguagem corporal.

Como produzir um currículo de sucesso? 

Mulher analisando vários currículos em sua mesa de trabalho.

Agora que vimos os erros que devemos evitar na hora de escrever o currículo, vamos aprender a como produzir este documento na forma correta, que chame a atenção dos recrutadores de forma positiva, lhe dando a chance de conseguir a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho na vaga dos seus sonhos. 

  1. Informações pessoais: comece informando o seu nome completo, endereço, telefone e e-mail atualizado.
  1. Objetivos profissionais: coloque em uma ou duas frases o que você busca no mercado de trabalho.
  1. Formação acadêmica: liste todas as suas graduações, pós-graduações e cursos técnicos realizados.
  1. Experiência profissional: apresente suas experiências profissionais, começando pela mais recente e incluindo informações como nome da empresa, cargo, tempo de atuação e principais atividades desempenhadas.
  1. Qualificações: destaque suas principais habilidades profissionais, como fluência em idiomas, conhecimentos em informática e outras características que possam enriquecer o seu perfil.
  1. Interesses pessoais: coloque informações sobre suas atividades extracurriculares ou hobbies que possam revelar algo interessante sobre você.
  1. Referências: se houver interesse da empresa, você poderá informar duas pessoas que possam dar referências sobre o seu trabalho.

Lembre-se de que a apresentação do seu currículo deve ser clara e objetiva, sem erros de ortografia ou gramática. Seja honesto em relação às suas qualificações e experiências profissionais. Além disso, adapte o seu currículo para cada vaga que se candidatar, enfatizando as competências mais relevantes para a posição em questão.

Prepare-se para a entrevista de emprego.

jovens conversando em entrevista de emprego.

No texto de hoje, vimos o quão importante é a produção de um currículo. Sabemos agora quais as informações são mais necessárias do que outras e também como as fontes e cores usadas no documento podem ajudar ou atrapalhar na hora da avaliação do documento. 

Seguindo nossas dicas, você irá produzir um currículo mais atraente e com aparência mais profissional para ser avaliado pelas empresas ao qual está interessado na vaga. Mas, também precisamos entender que não basta apenas ter um currículo bem construído. 

Se preparar para uma entrevista de emprego é de extrema importância para mostrar o quão pronto você está para atuar na área em que está se candidatando. Então antes de realizar a entrevista, procure mais informações sobre o cargo e a empresa, assim ficará mais fácil saber o que a empresa procura e como a sua experiência profissional pode contribuir para isso. 

Revise o seu currículo, olhe se todas as informações estão corretas e completas, se é necessário acrescentar mais algo, como a sua experiência, habilidades, formação, entre outros pontos. 

Aqui no blog, temos um conteúdo completo sobre como se preparar para uma entrevista de emprego. Clicando aqui, você terá acesso ao texto completo. 


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp