QUAL É A FUNÇÃO DE UM TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES? CONHEÇA AGORA!

27.12.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O Técnico em Edificações tem um papel indispensável para o crescimento e desenvolvimento de grandes cidades. 

Do objetivo inicial da obra até seu acabamento, esse profissional tem uma participação essencial no processo de construção, pois deve estar sempre presente, observando, instruindo e participando para que tudo ocorra bem, dentro do planejado e das normas.

Sua capacitação o permite atuar também em um escritório, desenhando projetos ou até fazendo aplicação de testes de qualidade dos materiais utilizados. É um profissional que apresenta grande versatilidade.

O trabalho deste técnico é de grande importância para o setor da construção civil e, principalmente, para a segurança da população. Neste post você vai conhecer mais sobre áreas de atuação, salário, mercado de trabalho e muito mais para tomar a melhor decisão para o seu futuro. Vamos nessa?

O QUE FAZ UM TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES?

O profissional trabalha atuando no universo das obras de construção civil, como dito acima, mas sua função é muito mais do que foco em apenas uma atividade, ele se amplia e se desdobra em muitas outras. Essa abrangência e versatilidade o possibilita conquistar diversas e diferentes oportunidades de emprego.

Antes de saber as áreas que permitem a atuação desse profissional que fez um curso de edificações, vamos te mostrar algumas habilidades para você descobrir se essa é a carreira certa para você.

HABILIDADES

Com as diversas exigências do mercado de trabalho, para ganhar destaque na área, é importante que o profissional tenha um perfil diferenciado e capaz de atrair a atenção do empregador, que procura por colaboradores que vão além do conhecimento técnico de um curso de edificações.

Sendo assim, o Técnico em Edificações precisa apresentar uma série de características que mostrem que ele tem o perfil ideal para a área e garanta uma boa vaga no mercado de trabalho. Confira algumas habilidades que vão te colocar em destaque por onde você for:

– ORGANIZAÇÃO: Saber sobre sua pauta do dia, horários, prazos e prioridades é essencial para que seu trabalho flua com mais agilidade e otimização. Além disso, um profissional organizado sempre se torna a referência do ambiente de trabalho e sempre sabe de tudo.

– ESPÍRITO DE  LIDERANÇA: Ter segurança para tomar a frente em algumas situações é um grande ponto positivo para o profissional, pois, na hora de uma promoção, os que ficam no topo da lista são os que têm o perfil de gestão.

– BOA COMUNICAÇÃO: Saber se comunicar não apenas com sua equipe, mas também com os demais setores é essencial para aquelas situações em que você precisa de ajuda em alguma demanda. Manter um bom relacionamento com seus colegas é um grande diferencial no mercado competitivo.

– PONTUALIDADE: Chegar sempre na hora é importante, pois mostra para a empresa que você tem comprometimento e responsabilidade com seu trabalho. Isso pode gerar ótimos frutos para você no futuro, como conseguir algum projeto importante. 

– RACIOCÍNIO RÁPIDO: Pode ser um grande ponto positivo principalmente em situações de urgência. Mostrar que você consegue resolver conflitos e ainda manter o foco, mesmo trabalhando sob pressão, além de entregar projetos com qualidade e agilidade, mostra que você tem o perfil de líder e te coloca em outro patamar.

– ÉTICA PROFISSIONAL: Uma das características mais importante. Ser um profissional ético, trabalhar com seriedade, não entrar em conflitos com colegas, respeitar os superiores, apesar de ser dever de cada profissional, não é muito comum no comportamento das pessoas. Por isso, apresentar esse perfil pode ser um diferencial para que você ganhe destaque dos demais e tenha mais visibilidade no seu trabalho.

Agora que você já sabe algumas habilidades importantes para ganhar destaque na área, vamos te contar como funciona o mercado de trabalho e quanto ganha um Técnico em Edificações.

MERCADO DE TRABALHO E ÁREAS DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho é considerado amplo e cheio de possibilidades de atuação, portanto, o indivíduo que se forma em uma , como o Grau Técnico, tem grandes chances de encontrar ótimas vagas de emprego, principalmente na construção civil, que hoje é considerado o maior empregador desses profissionais.

Além de empresas de construção civil, o técnico ainda pode atuar em escritórios de projetos, canteiro de obras, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, fábricas e muito mais. Com o crescimento do setor imobiliário, os trabalhos de construção têm se tornado uma grande realidade positiva no mercado, aumentando ainda mais as chances de atuação desse profissional.

A profissão de um Técnico em Edificações é regulamentada pela Lei nº 5.5244 , de 5 de novembro de 1968, e para atuar é necessário ter o certificado de um curso de Técnico em Edificações em uma instituição reconhecida e ainda fazer o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado de atuação.

Esse expert pode trabalhar também como autônomo, já que, por lei, pode assinar pequenos projetos elaborados de construção civil e ser responsável pelo projeto das instalações em uma obra. O salário de um técnico em edificações é de R$ 2.480,01. Um ótimo salário para melhorar de vida, você não acha?

Para quem quer entrar rapidamente no mercado de trabalho e fazer carreira em uma área em constante expansão, se tornar um Técnico em Edificações pode ser o que você procura, pois é uma ótima oportunidade para construir desde já uma carreira de sucesso no futuro.

SAIBA MAIS!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp