Técnico em Farmácia: como é o curso e a profissão?

22.02.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Um medicamento para aquela dor de cabeça chata, um remédio para tirar aquela dor estomacal ou até mesmo uma forma de parar a dor de dente que tira o sono. Você pode não saber, mas por trás de tudo isso existe uma equipe gigantesca que trabalha para que você consiga viver com mais qualidade. 

Entre esses profissionais está o técnico em Farmácia. Muito além dos balcões de farmácias, ele tem papel fundamental dentro da indústria.

Para quem procura uma forma de se recolocar no mercado de trabalho ou começar a estudar para um profissão com boa remuneração, fazer o curso Técnico em Farmácia pode ser sua chance. Continue neste post e saiba mais sobre a profissão!

Mas então, o que um técnico em Farmácia faz?

O técnico formado em Farmácia é aquele profissional da saúde capacitado para desempenhar funções como:

  • Manipulação de fórmulas, medicamentos e cosméticos;
  • Controle de qualidade;
  • Logística de distribuição;
  • Auxiliar em processos administrativos;
  • Fazer a dosagem de medicamentos no setor hospitalar.

Mesmo não estando sempre visivelmente na linha de frente, sua profissão é de suma importância para a área da saúde e toda a população, já que ele une esforços para proporcionar uma maior qualidade de vida àqueles que necessitam de algum tipo de medicamento.

Curso Técnico em Farmácia em Recife

Se você mora na capital pernambucana, você pode contar com o Grau Técnico. Com mais de cem unidades espalhadas por todo o país, a instituição é a maior do Brasil em se tratando de Ensino Técnico. 

Para quem opta pelo curso Técnico em Farmácia, a grade curricular é dividida em quatro módulos e, ao longo de 1.200 horas de carga horária, o estudante passa por matérias como:

  • Introdução aos Estudos Farmacêuticos;
  • Anatomia e Fisiologia;
  • Microbiologia e Parasitologia;
  • Físico-Química;
  • Farmacologia;
  • Fitoterapia;
  • Imunologia;
  • Farmacotécnica e Cosmetologia;
  • Homeopatia;
  • Boas Práticas de Manipulação e Controle de Qualidade.

Cada uma das matérias aplicadas é voltada para um tipo de atendimento e etapa para o estudo, manipulação, controle e distribuição dos produtos. Isso porque cada tipo de produção exige especificidades, fazendo com que o profissional precise de conhecimento amplo para atuar nas mais diferentes fases e situações. 

Para preparar o estudante da melhor forma, o curso técnico ainda possibilita aulas práticas para que todos os assuntos passados pelos instrutores sejam absorvidos plenamente, não só na teoria. 

A melhor forma de aprender sempre será praticando, e no Grau Técnico isso é levado a sério; por isso, a instituição dispõe de salas e laboratórios equipados para suprir essa necessidade e preparar seus futuros profissionais da melhor forma.

Farmacêuticos
Profissionais Técnicos em Farmácia.

Como é o mercado de trabalho para esse técnico?

Como vimos anteriormente, esse técnico é requisitado nos mais diferentes atendimentos, lidando com uma gama de conhecimentos. Por essa razão, o mercado para a área é abrangente e, apesar da competitividade, possibilita muitas oportunidades para quem busca atuar nesse campo.

É comum encontrarmos o técnico em Farmácia atuando em locais como:

  • Clínicas e hospitais;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Farmácias de manipulação e cosmética;
  • Laboratórios de pesquisas;
  • Universidades e centros de pesquisa;
  • Drogarias.

Sendo peça fundamental para a saúde pública, esse técnico precisa ser versátil, focado e com 100% de empenho para suprir todas as necessidades do local em que está trabalhando, devendo também ser ágil para dar conta da demanda que muitas vezes pode ser alta.

No Grau Técnico, o estudante ainda conta com a Agência de Encaminhamento, ou seja, uma forma eficaz de unir o recém-formado com empresas da sua área que estão oferecendo vagas. Assim, ao longo de sua existência, a iniciativa garante que pelo menos 75% dos seus alunos já saiam com o diploma na mão e uma oportunidade de emprego. 

Técnico em Farmácia: salário

Com um mercado diverso e cada vez mais receptivo para essa profissão, a remuneração conquistada pode alcançar valores satisfatórios, com chances de aumento de acordo com as experiências profissionais, o tempo de atuação e também as capacitações feitas após o Ensino Técnico. 

De acordo com levantamento feito pelo Salário.com, site especializado em oferta e procura de empregos, a média salarial para esse profissional no Brasil é em torno de R$ 2.007,64, enquanto o teto salarial alcança o valor de R$ 3.782,31. Esse valor é recebido para uma carga horária de 39 horas, não levando em consideração adicionais de insalubridade por trabalhar com materiais nocivos à saúde.

Chegou a hora de alavancar seu futuro!

Interessou-se pelo curso? Então calma que aí vai mais um motivo para escolher de vez o Grau Técnico como a instituição que te garantirá o diploma em Técnico em Farmácia: aqui você consegue fazer sua inscrição com 50% de desconto na matrícula! Faça a escolha certa para seu futuro e comece o quanto antes a investir em qualidade de ensino.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp