5 principais atividades de Enfermagem do Trabalho, conheça!

18.12.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e, principalmente na área da saúde, é preciso que o profissional esteja em constante atualização e busque especializações que o capacitem para que fique em destaque. Assim, suas chances de ser absorvido pelo mercado de trabalho são potencializadas.

Nesse cenário em constante competição, fazer uma especialização é estar um passo à frente da concorrência, além de ser quesito fundamental na hora de buscar salários e vagas melhores no ramo.

Continue neste post e saiba mais sobre as características desse curso de especialização e as principais atividades desenvolvidas pelo técnico de Enfermagem do Trabalho. 

O que é Enfermagem do Trabalho

Os profissionais especializados em Enfermagem do Trabalho são responsáveis por desenvolver atividades voltadas para o acompanhamento, a prevenção e os atendimentos emergenciais dos demais indivíduos presentes na instituição. 

Colocando em prática a técnica de Enfermagem aprendida em sala de aula, o curso Enfermagem do Trabalho é a especialização voltada para o atendimento em empresas públicas e privadas que possuem como objetivo evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. 

Principais atividades na área

Para aqueles com essa especialização técnica em Enfermagem do Trabalho, pós-graduação cada dia mais em alta na área da saúde, o mercado de trabalho está potencialmente em expansão. 

Isso acontece porque as empresas têm reconhecido a necessidade de ter, em sua grade de funcionários, profissionais da área da saúde que possam evitar e contornar situações adversas a respeito da saúde e do bem-estar da equipe.

Técnico de Enfermagem do Trabalho

Essas metas podem ser atingidas com a boa atuação do técnico de Enfermagem do Trabalho, curso complementar à Enfermagem.

Esse tipo de profissional é mais facilmente encontrado em:

  • Indústrias;
  • Mineradoras;
  • Empresas de Telemarketing;
  • Escolas; 
  • Universidades;
  • Fábricas;
  • Construção Civil;
  • Empresas de Prestação de Serviço.

Em resumo, são instituições que valorizam e buscam oferecer a seus funcionários maior segurança em relação a sua integridade física, aumentando, assim, os laços de confiabilidade entre as pessoas envolvidas naquela rotina de trabalho, seguindo sempre as orientações do Ministério do Trabalho e do Conselho Regional de Enfermagem. 

Assim, dentro da empresa é possível encontrar enfermeiros do Trabalho desempenhando, essencialmente, as seguintes funções:

  1. ATENDIMENTO AMBULATORIAL:

Prestação de primeiros socorros e acompanhamento da equipe, concedendo serviços de monitoramento da saúde dos profissionais quando necessário.

  1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES:

Análise de fatores de risco e situações que possam causar danos ou acidentes no local. Trabalho constante que exige atenção na forma como as atividades são desenvolvidas com o objetivo de anular ou pelo menos diminuir as possibilidades de acidentes de trabalho. 

  1. CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DO USO DE EPIS:

O enfermeiro do Trabalho desenvolve um trabalho didático e recorrente sobre a importância e a exigência da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual indicados pelos órgãos competentes na área. 

  1. MONITORAMENTO DOS RISCOS DE DOENÇAS OCUPACIONAIS:

Direcionamento de informações à gerência da empresa para auxiliar na tomada de atitudes para preservação da integridade física dos funcionários.

  1. AÇÕES CONJUNTAS COM A CIPA:

Acompanhamento e coordenação de ações de prevenção e instrução, como palestras, com a equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Todas essas atividades possuem o mesmo objetivo: oferecer melhor qualidade de trabalho aos funcionários, de forma prudente, assegurando seu bem-estar e garantindo que todos possam desempenhar 100% de suas funções e de sua capacidade de atuação.

Para a empresa, atingir esse objetivo é sinônimo de bom resultado, visto que são diminuídos os riscos e até amenizados os problemas judiciais gerados com funcionários que desenvolvem doenças ocupacionais. 

Média salarial

De acordo com o Guia de Profissões e Salário Catho, a média nacional para o salário do enfermeiro do Trabalho é R$ 3.207,68. Com o crescimento do mercado e a possibilidade de atuação em diversos setores, dentro de empresas cada vez maiores, a remuneração nessa especialidade pode chegar até R$ 5.000,00. 

A valorização da área é um dos fatores que garantem um salário melhor àqueles que optam pela especialização. O profissional ainda pode completar sua renda em outras atividades, já que a jornada de trabalho na área é baixa. 

Curso Técnico em Enfermagem do Trabalho

Para fazer a especialização, é preciso antes ser formado em Enfermagem. No Grau Técnico, com carga horária de 380 horas, durante o curso de Enfermagem do Trabalho o estudante acompanha matérias que vão desde legislação e ética até práticas mais direcionadas, como o estudo de doenças ocupacionais.

Além do ensino de alta qualidade, quem opta pelo curso de Enfermagem do Trabalho em Curitiba no Grau Técnico ainda pode contar com a Agência de Encaminhamento, programa que possibilita que, por meio de parcerias formadas com diversas empresas, 75% do corpo estudantil já consiga um emprego em sua área de atuação assim que finaliza o curso.

Quer saber mais sobre essa especialização com um mercado de trabalho cada vez mais em expansão? Conheça como é a formação do Grau Técnico, a maior rede de cursos técnicos do país!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp