7 opções para trabalhar como técnico em Segurança do Trabalho

10.12.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Procurando um curso técnico, mas ainda não sabe qual área de atuação? Neste post, você vai descobrir tudo sobre o curso Técnico em Segurança do Trabalho, profissão presente nos diversos setores econômicos do país.

Continue lendo nosso post e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da segurança do trabalho: o que faz, curso, taxa de empregabilidade e absorção pelo mercado de trabalho. 

O que é Segurança do Trabalho?

Presente em indústrias e empresas, o profissional técnico em Segurança do Trabalho é requisitado para trabalhar auxiliando e orientando os demais colaboradores a respeito do equipamento de segurança, fatores de risco, doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho, qualidade dos equipamentos e, principalmente, estando atento para que a empresa siga as normas regulamentares acerca da segurança.

Segurança do trabalho

Responsável por prevenir e evitar incidentes que possam colocar os trabalhadores e o espaço físico da organização em risco, o técnico em Segurança do Trabalho é peça essencial para toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

O descumprimento de leis sobre segurança no trabalho pode gerar multas e sanções para a companhia. Sabendo disso, o técnico em Segurança do Trabalho desempenha um papel fundamental: garantir que as atividades possam ser feitas de maneira segura e dentro das leis e normas em voga no país, regidas pelo Ministério do Trabalho.

Mercado de trabalho do técnico em Segurança do Trabalho

Por lei, em qualquer empresa, seja ela privada ou pública, é preciso que as atividades sejam supervisionadas por um profissional que garanta a integridade física dos demais, evitando, assim, acidentes e garantindo o bom andamento do trabalho.

Sabendo disso, o mercado de trabalho do técnico em Segurança do Trabalho possui uma vasta área de atuação. É possível encontrar esse profissional desempenhando suas atividades em locais como:

  1. Hospitais

Nesse tipo de ambiente, o técnico em Segurança do Trabalho tem papel fundamental: monitorar a equipe para que todos sigam as normas de segurança durante os atendimentos, preservando a saúde dos pacientes e dos próprios atendentes, além de verificar se o descarte de material está sendo feito da forma correta, evitando contaminações no meio ambiente, proliferação de vírus/doenças e problemas com a vigilância sanitária. 

  1. Grandes indústrias

O técnico busca diminuir os riscos, fiscalizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), seu uso pela equipe e também estando atento para as condições de trabalho em que esses funcionários serão expostos, sempre tentando prever incidentes e desde já evitando-os. 

  1. Comércio

Nas instituições comerciais, o papel do técnico em Segurança do Trabalho é, principalmente, evitar que a função desempenhada pelos funcionários cause danos à saúde, como problemas motores causados por movimentos repetitivos, má postura, excesso de esforço físico em algumas funções, entre outros. Para a empresa, qualquer dano causado ao funcionário é prejudicial em se tratando de leis trabalhistas. Assim, é função do técnico assegurar a integridade física da equipe, evitando acidentes de trabalho. 

  1. Mineradoras

Semelhante ao trabalho em grandes indústrias, por ser um lugar de grande periculosidade, o técnico em Segurança do Trabalho também deve fazer um trabalho de conscientização junto à equipe para que as normas de segurança sejam cumpridas e respeitadas para a preservação da vida e integridade física do local. 

  1. Construção civil

Em se tratando da construção civil, o técnico em Segurança do Trabalho deve estar presente nos diversos setores da obra, analisando os possíveis riscos e verificando se toda a equipe está utilizando o material necessário para o desenvolvimento de suas atividades de maneira segura. Os órgãos fiscais estão sempre atentos para que a construção também não coloque a população civil em risco. Garantir isso e analisar o fato com a equipe de planejamento também são deveres do técnico. 

  1. Portos

Assim como grandes construções, um porto também precisa de atenção redobrada com EPIs e bom funcionamento dos equipamentos. O maquinário pesado deve ser constantemente acompanhado para garantir a segurança daqueles que farão seu manuseio, mas também para que os demais componentes da equipe estejam protegidos contra possíveis incidentes.

  1. Fábrica de equipamento de segurança

Nessa área de atuação, o técnico em Segurança do Trabalho possui como encargo analisar os equipamentos, sua efetividade e o quanto de risco é diminuído com seu uso, sugerindo melhorias e adaptações sempre que necessário. Também verifica se os materiais seguem as normas de segurança previstas nas leis pela Organização Internacional do Trabalho. 

Média salarial

O técnico em Segurança do Trabalho é um profissional necessário em qualquer setor e, com isso, se torna um cargo valorizado no mercado com uma média salarial de R$ 2.875,00 (de acordo com dados do site Vagas.com). 

Vale ressaltar que, para a segurança do trabalho, o tempo de experiência e o setor onde as atividades são desenvolvidas são fatores que podem mudar consideravelmente o valor do salário a ser recebido. Devemos levar em conta essas variáveis na hora de pensarmos nisso. 

Em indústrias e mineradoras, por exemplo, além do valor negociado, o prestador de serviços ainda recebe o adicional de periculosidade pelas condições nas quais o profissional é exposto para desempenhar suas atividades. O valor corresponde a 30% do salário.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho em Curitiba

Com duração de 24 meses, o curso Técnico em Segurança do Trabalho possui duração menor que cursos de bacharelado, além de ser uma modalidade de emprego com maior absorção pelo mercado. Isso acontece pois as empresas entendem que, ao contratarem esse profissional, ele já traz uma bagagem prática suficiente para atender às necessidades delas.

Se você está procurando um curso Técnico em Segurança do Trabalho em Curitiba, o Grau Técnico é a instituição que garante um ensino de qualidade, alinhando teoria e prática para que o futuro profissional esteja atento e munido do conhecimento necessário para exercer suas funções com a qualidade e a confiabilidade necessárias. 

Ficou interessado? Então clique no botão abaixo e conheça mais sobre o curso na maior rede de Ensino Técnico do país: o Grau Técnico!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp