Como é o mercado de trabalho para o técnico em Eletrotécnica?

22.12.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

No mercado de trabalho, o curso técnico é uma formação bem valorizada por ser voltado para a parte prática, o que possibilita uma absorção mais rápida depois da conclusão do curso técnico em Eletrotécnica. 

Para os estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica não é diferente. Com boa colocação no mercado, o profissional tem boas possibilidades de crescimento e uma vasta área de atuação com satisfatória remuneração. 

Continue esta leitura e saiba tudo sobre o mercado de trabalho, média salarial na profissão e o que faz um técnico em Eletrotécnica. 

Afinal, o que é o curso Técnico em Eletrotécnica?

Atuando nas atividades ligadas à geração de energia, o técnico em Eletrotécnica é um profissional indispensável que trabalha com redes elétricas em todas as suas etapas, que vão desde a geração e alimentação até o gerenciamento e distribuição, buscando sempre assegurar o bom funcionamento dos painéis e centros de energia, seja ela renovável ou não. 

Para quem opta por esse curso, é recomendável que tenha em seu perfil gosto por cálculos e pelo trabalho que envolve o mundo dos números e fórmulas, além de ter facilidade e aptidão com assuntos voltados para Física, isso porque, durante o curso técnico, é recorrente e indispensável a utilização de teorias físicas para explicar os processos e os resultados do trabalho.

Mercado de trabalho para um técnico em Eletrotécnica

Quem se forma no curso Técnico em Eletrotécnica encontra um mercado em constante procura por profissionais capacitados e atualizados, que possam oferecer soluções e abordagens eficientes para o trabalho na empresa. Os setores mais comuns para sua atuação são:

  • Empresas de distribuição de energia;
  • Metalúrgicas;
  • Empresas de energia solar;
  • Construtoras civis;
  • Indústrias;
  • Mineradoras;
  • Empresas prestadoras de serviços terceirizados.
Mercado de trabalho para um Técnico em Eletrotécnica

No mercado de trabalho, técnico em Eletrotécnica é um cargo que está sempre com alta competitividade; com isso, empresas e indústrias buscam investir na contratação de profissionais que possam trazer resultados para a empresa, buscando otimizar processos e evitar incidentes futuros naquele ambiente, tanto para a equipe quanto para a população que é beneficiada com aqueles serviços.

Técnico em Eletrotécnica: salário

Segundo o site Vagas.com, o profissional da área ganha, em média, R$ 2.632,00, com teto salarial que pode chegar a R$ 3.511,00. Vale ressaltar que o técnico ainda pode ganhar o adicional de periculosidade, recebendo o valor correspondente a até 30% do seu salário bruto, o qual corresponde ao risco que esses profissionais são expostos durante a prestação de serviço para a empresa. 

O que faz um técnico em Eletrotécnica?

Em todas as áreas de atuação citadas anteriormente, o trabalho do técnico varia entre diagnóstico, aplicação, manutenção e prevenção. Para você que está se perguntando qual a função do técnico em Eletrotécnica, os trabalhos mais comuns (e mais procurados no mercado de trabalho) são: 

  • Transmissão e distribuição de energia elétrica;
  • Manutenção de sistemas;
  • Instalação de redes elétricas e fiações;
  • Análise de sistemas e segurança.

Em seu dia a dia, o técnico em Eletrotécnica realiza estudos e diagnósticos acerca da rede elétrica daquele local. Além disso, analisa possibilidades de aplicações diferentes e novas abordagens para o sistema, visando a melhorar o desempenho ou trabalhar na prevenção de acidentes, sejam eles de pequenas ou grandes proporções.

Também é dever do técnico em Eletrotécnica usar seu conhecimento para fazer com que a empresa siga as regras e normas de segurança exigidas pelos órgãos responsáveis, como, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Dessa forma, ele evita situações indesejadas de perigo e ainda mantém a empresa ou a indústria funcionando a pleno vapor, sempre em dia com a lei.

Formação em Técnico em Eletrotécnica

Se você busca um curso com rápida entrada no mercado de trabalho, o Técnico em Eletrotécnica pode ser o ideal para sua carreira. Com carga horário de 1.200 horas e duração de 24 meses, o curso técnico em Curitiba oferta aulas teóricas e práticas, tais como:

  • Matemática Aplicada;
  • Desenho Técnico;
  • Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS);
  • Eletrotécnica Aplicada;
  • Elementos de Automação;
  • Geração e Distribuição de Energia;
  • Empreendedorismo e Ética;
  • Projetos de Instalações Elétricas.

Durante a formação, o principal objetivo é trazer para a sala de aula experiências e práticas que façam com que a bagagem do estudante seja a mais completa possível. Voltado para a profissionalização, o curso técnico é, por princípio, um curso prático com foco em empregabilidade. 

Para quem busca alavancar a carreira ou mudar para uma profissão relevante e valorizada no mercado de trabalho, este pode ser o ideal. Com boa remuneração, em 2 anos – menos tempo que uma graduação na área – o estudante finaliza uma formação técnica com muitas chances de rápido ingresso no mercado de trabalho.


Ainda com dúvidas sobre o curso Técnico em Eletrotécnica? Acesse essa página e saiba mais sobre essa formação tão valorizada e bem-vista no mercado — e que pode mudar de vez sua carreira!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp