Curso Técnico de Segurança do Trabalho: vale a pena fazer?

17.02.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Escolher a profissão certa para seu futuro nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho e tem receio de arriscar em uma nova carreira. Continue neste post e saiba os motivos e diferenciais que fazem do curso Técnico em Segurança do Trabalho ser uma ótima opção de custo-benefício e satisfação para seu futuro!

Como é o mercado de trabalho para a área?

Para o mercado, o técnico em Segurança do Trabalho é uma profissão promissora, que possibilita o desenvolvimento de suas atividades em diversos setores e empresas, o que resulta em mais possibilidades e vagas de emprego. 

Além disso, sua presença está sendo cada vez mais requisitada para que a empresa possa cumprir com seu papel de assegurar a segurança, mas também evitar acidentes ocupacionais que possam gerar prejuízos físicos e financeiros.

Essa alta requisição é comprovada pela pesquisa realizada no Salário.com.br, na qual, segundo o estudo, entre os meses de fevereiro e novembro de 2020, mesmo em meio às adversidades, o setor mostrou um aumento de 15,95% nas contratações formais com carteira assinada. Indo na contramão, o técnico de Segurança seguiu com alta demanda no meio profissional. 

Contudo, para se manter em uma boa posição, sempre com as melhores remunerações, assim como em todas as profissões, é preciso buscar se qualificar em instituições que garantam um ensino prático e que possibilitem que o estudante possa absorver os conteúdos e se capacitar para atuar no dia a dia sem demais complicações.

Quais as funções desse profissional?

No mercado de trabalho de Segurança do Trabalho, as principais atividades envolvem prevenção e análise de situações, visando a evitar acidentes e potencializar os sistemas de segurança utilizados. É possível encontrar esse profissional desempenhando as seguintes funções:

  • Prevenção de acidentes;
  • Análise e controle de riscos ambientais;
  • Desenvolvimento de programas de prevenção;
  • Orientação e ações para conscientização;
  • Avaliação e entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);
  • Levantamento de dados e recomendação de medidas para melhorar a saúde e a segurança dos funcionários.
Segurança do Trabalho
Função do técnico em trabalho de Segurança.

Como é o curso Técnico em Segurança do Trabalho?

Com carga horário de 1.200 horas, distribuídas ao longo de 2 anos de curso, o curso é dividido em quatro módulos que abordam matérias como:

  • Legislação Aplicada à Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Investigação e Análise de Acidentes;
  • Técnicas de Prevenção e Combate a Incêndio;
  • Patologia Ocupacional e Programa de Saúde;
  • Noções de Atendimento Pré-Hospitalar: Primeiros Socorros;
  • Técnicas de Segurança na Construção Civil;
  • Fundamentos de Gestão Ambiental;
  • Higiene Ocupacional – Riscos Químicos e Biológicos;
  • Controle de Perdas e Gerenciamento de Riscos;
  • Sistema de Gestão de Qualidade;
  • Liderança e Empreendedorismo.

Cada uma dessas matérias aborda conteúdos específicos da área, os quais são de incontestável importância para que o futuro profissional possa atuar com competência e habilidade frente às mais diversas situações, sejam elas gerenciais, organizacionais, preventivas ou até mesmo emergenciais. 

Para ampliar ainda mais o conhecimento, os instrutores ainda aplicam atividades práticas e de campo; assim, é possível acompanhar de perto como cada um dos conteúdos se aplicam no dia a dia e como o profissional se comporta em seu ambiente de trabalho. Essas estratégias de ensino ajudam o estudante a receber um ensino mais completo e baseado na realidade do mercado. 

Custo-benefício 

Para quem quer buscar uma formação para alavancar sua carreira profissional, mas não pode abrir mão do trabalho por ser uma fonte de renda indispensável, o curso técnico é a opção mais assertiva para isso. Possibilitando um ensino de qualidade, mas que seja possível conciliar vida acadêmica e profissional, essa modalidade está cada vez mais comum.

Ao optar por essa modalidade de ensino, o aprendiz ainda encontra um diferencial: o custo- benefício. Com duração de 24 meses, o estudante ainda faz um investimento menor do que seria em uma graduação e possui uma absorção mais rápida pelo mercado de trabalho. Ou seja, em pouco tempo, o técnico já está atuando na sua área de formação.

Para fazer dessa uma realidade para cada vez mais pessoas, algumas instituições como o Grau Técnico em Curitiba oferecem a Agência de Encaminhamento: uma forma de unir estudantes e empresas parceiras para que, logo após a finalização do curso, o profissional, mesmo recém-formado, possa ter uma vaga de emprego em vista. Com essa iniciativa, 75% dos alunos da instituição já saem do curso com entrada garantida no mercado de trabalho. 

Com esse rápido retorno e os valores acessíveis, a formação técnica é uma alternativa segura e com um ótimo custo-benefício para aqueles que escolhem esse caminho.
Interessou-se pelo curso? Então não perca tempo e garanta vaga na profissão certa para seu futuro! Conheça mais sobre o curso e seus diferenciais e invista de vez na sua carreira como técnico em Segurança do Trabalho.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp