Estudar em casa: 5 dicas de como melhorar os estudos!

21.12.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Nem todos os alunos têm o privilégio de poderem se dedicar somente aos estudos. Para muitos a realidade é outra: trabalho de dia, estudos à noite ou aos finais de semana. Além de exaustiva, nem sempre essa rotina garante os resultados positivos que todo estudante quer ao estudar em casa.

Mas querer organizar tudo isso já é um passo importante. Pode não parecer fácil, mas existem métodos e formas de uma rotina ser criada e que possibilitam a conciliação entre os dois.

Continue neste post e descubra como organizar seu dia a dia para conseguir unir trabalho e estudos de maneira eficaz!

Estudar e trabalhar: como fazer a conciliação? 

Para muitos trabalhadores, a graduação ou o curso técnico é a passagem para um cargo ou colocação melhor no mercado de trabalho. Mas até para buscar os meios para alavancar a carreira gera custo e pode ser inevitável precisar conciliar os dois: trabalho e estudo. 

Para o estudo gerar resultados, é preciso, principalmente, compromisso. Se preciso, ajustar a rotina e, quando possível, comunicar a direção do seu trabalho para flexibilizar ou ajustar seus horários de uma forma que nenhum dos lados seja prejudicado.

Sabendo disso e do quão difícil pode ser para alinhar as duas demandas, separamos cinco dicas que vão te ajudar a lidar melhor com essa rotina e conseguir estudar em casa. 

Dicas para melhorar os estudos

1 – Escolha o ambiente ideal

Estando em casa, as dispersões ao seu redor podem ser maiores; por isso, evite ficar em locais movimentados e barulhentos. Reserve um espaço onde seu campo de visão não será voltado para muitas pessoas ou outros elementos que possam tirar seu foco e te deixar desatento, como a televisão. 

Se for o caso, coloque o fone e escute músicas tranquilas que possam te manter imerso nos estudos, mas cuidado para esse aliado não virar outra distração. 

2 – Técnica Pomodoro: organize seu tempo

A técnica Pomodoro é a ferramenta utilizada para organizar e intercalar períodos de completa concentração com momentos de rápido descanso mental e relaxamento. A sugestão é que você foque o que precisa ser feito com 25 minutos ininterruptos, o que exige o desligamento de celulares, TVs e distanciamento de conversas paralelas. 

Passado esse tempo, o cronômetro é de 5 minutos para relaxamento, alongamento ou aquela olhada rápida nas mensagens. Depois o ciclo reinicia, até que seu objetivo diário seja alcançado.

3 – Escolha e priorize os assuntos

É comum que, com uma rotina corrida entre trabalho e estudos, algumas coisas acabem ficando acumuladas. Quando isso acontecer, analise o que pode ser feito depois, o que é urgente e deve ser priorizado, e aqueles assuntos que demandam mais dedicação e tempo. Assim, aos poucos você diminui a lista e consegue realizar todos os itens propostos em seu cronograma de estudos.

Rotina de estudo

4 – Faça anotações 

Ao estudar um assunto, nem sempre conseguimos absorver palavras, tópicos ou temas que possam ser relevantes. Por isso, manter as anotações em dia é o segredo para não perder assuntos importantes ou gastar tempo procurando e revendo alguma informação necessária. 

Além disso, faça revisões dos tópicos que você separou. É sempre importante refrescar a memória e manter as informações fixadas na mente para garantir o aprendizado. Na hora dos estudos, um bloco de notas pode ser seu melhor amigo.

5 – Crie uma rotina de estudo para estudar em casa

Por mais que todas as dicas e macetes sejam colocados em uma lista, nenhum é tão importante quanto a criação de uma rotina de estudo! O aprendizado e a fixação de conteúdos vêm da prática e, principalmente, de condicionar sua mente àquele momento onde, em uma, duas ou três horas, seu maior compromisso é com o conhecimento. 

Se tiver um dia corrido, tente separar mesmo que alguns minutos para conferir um assunto, fazer um simulado ou atividade e buscar assimilar um assunto pendente. Caso não consiga reservar esse tempo por um dia, não se culpe! Também é importante reconhecer que há dias em que seguir o cronograma à risca não é possível. No final, o importante é manter o foco e seguir com o objetivo: sua formação com êxito!

Bônus: um dos benefícios de se estudar em casa é poder utilizar a tecnologia a seu favor. Explore sites, canais no YouTube e blogs que oferecem um conteúdo voltado para sua área. Mas fique atento para que esse aliado não vire uma distração. Desative notificações e concentre sua atenção apenas no que for útil ao seu aprendizado e tenha melhores resultados ao estudar em casa.

Comece agora!

Chegou a este conteúdo porque está com receio de começar essa nova empreitada e não dar conta? Não se preocupe. Busque seguir as dicas deixadas acima e, se achar que a graduação não se encaixa no seu tempo ou no planejamento financeiro, procure fazer um curso técnico na área que quer.

Com menos tempo de duração que uma faculdade, cursos técnicos são mais baratos e, por terem seus conteúdos voltados para a realização de atividades mais práticas para capacitar o estudante, muitas vezes essa formação garante uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. 
Ficou interessado? Saiba mais sobre esse tipo de formação e seu valor no mercado.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp