Livro de Enfermagem do Trabalho: os 5 que todo profissional deve ler

22.02.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Seja para estudar durante o curso técnico, preparar-se para um concurso ou mesmo consultar durante uma necessidade, alguns livros são bibliografias fundamentais e indispensáveis para todo profissional de Enfermagem do Trabalho.

Separamos 5 obras clássicas e atualizadas escritas por profissionais especializados em Enfermagem que tratam de temas diversos, mas com uma abordagem mais didática para você ter sempre à disposição e refazer sua leitura quando necessário para atualizar e fixar os conhecimentos sobre a Enfermagem do Trabalho

Enfermagem do Trabalho – Geraldo Mota de Carvalho 

Contando com 18 capítulos que vão desde o histórico da área até tópicos sobre a legislação para a área e especificidades do trabalho desenvolvido, o livro de Enfermagem do Trabalho possui 514 páginas que abordam assuntos diversos e de suma importância para todo profissional da área. A ideia principal é servir de referência e guia para estudantes ou técnicos já formados.

O seu principal diferencial é a abrangência. Por tratar dos assuntos e setores mais diversos da profissão, o livro pode ser lido de forma contínua, mas também ser utilizado como uma fonte atualizada e segura para pesquisas pontuais.

Contando com a colaboração de mais 13 autores que reforçam a seriedade da obra, o livro traz informações essenciais sobre as competências necessárias para o exercício de uma Enfermagem do Trabalho com qualidade e que se mantém atualizada mesmo com o passar do tempo.

Enfermagem do Trabalho – Márcia Vilma G. Moraes

Em sua 4ª edição com atualizações e ampliações no conteúdo, no livro de Márcia Vilma o foco é em procedimentos realizados, programas e técnicas aplicadas para avaliar e acompanhar a saúde dos funcionários que estão sob a responsabilidade do enfermeiro do Trabalho. 

O livro serve como referência bibliográfica para o curso de Enfermagem do Trabalho e graduações no país, isso porque traz de forma completa um pouco sobre cada atividade a ser desenvolvida e métodos a serem aplicados.

Além disso, ainda trata de assuntos como empreendedorismo, sustentabilidade e acessibilidade, temas atuais e que nem sempre são abordados com a atenção necessária para um entendimento maior.

Destinado para estudantes, o livro busca trazer uma linguagem mais próxima, sem abusar de nomenclaturas técnicas, mas, sim, focado em passar a mensagem de uma forma didática e clara para quem estiver fazendo a leitura. Para apresentar o assunto de uma maneira ainda mais esclarecida, o livro possui ilustrações.

Perguntas e Respostas Comentadas de Enfermagem do Trabalho – Doralice Moreira

Voltado para aqueles que pretendem dedicar seus estudos para concursos, o livro publicado em 2015 mantém-se atualizado e eficiente para auxiliar. A obra é organizada elencando perguntas, respostas e comentários sobre as resoluções apresentadas.

De forma didática, o objetivo é garantir uma assimilação por meio de questões simuladas e apresentar as soluções para que haja um entendimento e reflexão; assim, o estudante se prepara, de forma mais eficaz e completa, para as provas que precisará fazer. 

Leitura indispensável também para estudantes que buscam praticar e simular situações do dia a dia para que possam entender, de uma melhor forma, como proceder em algumas circunstâncias e compreender processos. 

profissional de enfermagem
Livro de Enfermagem do Trabalho.

Enfermagem do Trabalho – Marcus Vinícius Villarinho de Sousa

O livro de Marcus Vinícius é o sexto volume de uma coletânea voltada para estudantes e profissionais que farão provas de concurso ou residência em Enfermagem. A obra traz esquemas didáticos, algumas tabelas e também quadros explicativos para uma maior compreensão sobre os assuntos presentes.

Ainda é possível encontrar questões com comentários em todas as alternativas para que o estudante possa entender a fundo sobre a questão. Além disso, o livro apresenta teorias esquematizadas de todos os assuntos que estão presentes no volume. Isto é, assuntos desde legislação a doenças pós-modernas no ambiente de trabalho.

Ao longo de 424 páginas, o estudante tem à disposição um apanhado completo sobre os assuntos mais comuns e prováveis de serem abordados em uma avaliação de concurso. Tudo isso explicado de uma forma didática, para que tudo seja assimilado de uma maneira fácil.

Enfermagem do Trabalho – Jussara Luongo e Genival Fernandes de Freitas

Trazendo um apanhado de assuntos diversos sobre a atuação do enfermeiro do Trabalho nos mais diferentes setores e lugares, a obra trata de regulamentações, doenças ocupacionais, questões sobre o meio ambiente e sustentabilidade e diversos outros assuntos indispensáveis no que tange à profissão.

Com leitura rápida e simples, a obra pode ser lida de forma contínua para compreender melhor o cenário e as possibilidades que cada área oferece para esses profissionais. 

Todos esses livros de Enfermagem do Trabalho estão disponíveis para a compra nos mais diversos sites de venda, com preços acessíveis para que você possa investir cada vez mais no seu conhecimento. Gostou da seleção? Então chegou a hora de se aprofundar sobre o curso e saber as 5 principais atividades de Enfermagem do Trabalho!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp