Qual o salário de um técnico em Enfermagem?

17.12.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O estudo do corpo humano é uma das ciências mais conhecidas e antigas na história da humanidade. Entender a anatomia dos corpos, o funcionamento dos ossos e todo o mistério acerca da estrutura fisiológica do homem são curiosidades que acompanham nosso desenvolvimento enquanto seres pensantes. 

Dessa curiosidade surgiram profissões específicas voltadas para pôr em prática tudo o que descobrimos para aumentar nossa qualidade de vida. O curso Técnico em Enfermagem é uma dessas.

Continue esta leitura e saiba mais sobre a profissão, mercado de trabalho, salário e áreas de atuação desse profissional tão importante para o sistema de saúde!

Mercado de trabalho

O mercado para a área da saúde está sempre precisando de profissionais capacitados a realizar os atendimentos com qualidade e de forma humanizada. Mesmo com ampla concorrência, o setor também está em constante procura de técnicos que possam auxiliar e otimizar os atendimentos, sempre levando em consideração um bom atendimento e objetivando entregar ao paciente um diagnóstico e ações eficazes para tratar qualquer que seja sua enfermidade. 

Técnico em Enfermagem

Com um leque de possibilidades, o técnico em Enfermagem tem suas atividades desenvolvidas, principalmente, em:

  • Hospitais;
  • Ambulatórios;
  • Clínicas particulares;
  • Asilos;
  • Home care.

Em cada um desses setores, o público atendido e as especialidades procuradas podem variar; por isso, o técnico em Enfermagem precisa ser um profissional completo, que procura se atualizar, buscar conhecimentos e, principalmente, exercer uma boa comunicação para não só tratar, mas também servir de apoio para aqueles que estão fragilizados no momento do atendimento. Em resumo, é preciso ser um profissional completo, desde os ensinamentos científicos até as relações humanas.

Áreas de atuação 

Como vimos anteriormente, o profissional dessa área tem uma gama de possibilidades de lugares para trabalhar. No geral, as atividades desenvolvidas são:

  • Atendimento ambulatorial;
  • Preparo dos pacientes para a realização de exames;
  • Cuidados pré e pós-operatórios;
  • Administração de remédios e vacinas;
  • Auxílio em geral a toda a equipe da saúde.

Independentemente de qual for o setor, o papel principal desse profissional é auxiliar a equipe médica, diminuindo o fluxo e as demandas no local, sempre agindo na linha de frente e realizando atendimentos iniciais para direcionar o paciente ao setor mais apropriado.

Sua atuação é primordial para que os pacientes consigam diminuir o tempo de espera, sendo encaminhados ao profissional capacitado para entender seu problema e realizar um diagnóstico. Seja na rede pública ou privada, o técnico em Enfermagem é essencial em qualquer ambiente.

Média salarial

Possuindo tantas opções de inserção no mercado de trabalho e sendo peça-chave para auxiliar toda a equipe médica, é hora de saber quanto ganha um técnico em Enfermagem!

Segundo levantamento do site Salário, para o técnico em Enfermagem o salário na área tem como média o valor de R$ 1.599,00. Para os profissionais com mais experiência e/ou qualificações, o teto salarial pode variar e o valor da remuneração mensal pode ser próximo a R$ 3.182,32.

Os valores ainda são alterados por conta do adicional de insalubridade na área. Algumas instituições realizam esse cálculo baseadas no salário mínimo atual, outras têm como base o próprio salário na empresa. A porcentagem varia entre 20% e 40%. Além disso, também pode haver, dependendo da área, adicionais noturnos e horas extras realizadas.

Curso Técnico em Enfermagem em Curitiba

Para quem busca fazer o curso técnico em Enfermagem em Curitiba, o Grau Técnico oferece um curso completo com duração de até 26 meses, com grade curricular voltada para matérias práticas, mas sem esquecer as teorias e os ensinos mais técnicos da profissão. Algumas das matérias são: 

  • Anatomia e Fisiologia
  • Psicologia Aplicada na Enfermagem
  • Saúde do Trabalhador
  • Enfermagem em Clínica Cirúrgica
  • Administração em Enfermagem
  • Enfermagem em Emergência
  • Enfermagem com Pacientes Críticos

No curso, o objetivo é oferecer aos estudantes todo o aparato e ambiente de estudo necessário para que as práticas possam ser realizadas, promovendo, assim, um ensino de qualidade e criando profissionais que tenham propriedade na hora da realização do seu trabalho. 

Já com as matérias mais teóricas, o foco é preparar os alunos para que sejam profissionais conhecedores de direitos e deveres tanto deles próprios quanto do paciente, também buscando criar uma relação mais humanizada e sensível entre o técnico em Enfermagem e aqueles que precisam do seu atendimento. 

Quem busca sua formação pela instituição ainda conta com a Agência de Encaminhamento, programa criado para possibilitar e facilitar o encaminhamento de futuros profissionais até vagas de emprego. Com o mercado concorrido, quem opta pelo Grau Técnico também escolhe estar em um curso em que 75% dos alunos concluem sua formação técnica e são inseridos no mercado de trabalho em pouco tempo.

Ficou curioso para saber mais sobre o curso? Acesse o site, conheça a formação do Grau Técnico – a melhor rede de cursos técnicos do Brasil – e se surpreenda positivamente sabendo quanto custa um curso técnico em Enfermagem!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp