TÉCNICO EM RADIOLOGIA: DÚVIDAS COMUNS SOBRE O CURSO E A PROFISSÃO

20.11.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Se você é uma das pessoas que imaginam a Radiologia apenas dentro de um hospital ou de uma clínica de diagnósticos por imagem, está completamente enganada! É comum se pensar que, na área de atuação de um Profissional Técnico em Radiologia, a única opção no mercado de trabalho seriam essas que citamos. Porém não é verdade. 

Fazendo o Curso Técnico em Radiologia, você terá várias oportunidades de emprego, nos mais diversos setores, como dentro da área, em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, mas como falamos existem outras possibilidades. Continue com a gente, para descobrir quais são. 

Porém, antes de falarmos mais sobre as áreas de atuação deste profissional, que tal vermos as principais dúvidas sobre esta profissão? 

No texto de hoje, além de abordarmos sobre esse ponto, também falaremos mais sobre o profissional formado, sua média salarial e como é o curso na prática. 

No artigo, você vai encontrar os tópicos? 

Saiba como é o Curso Técnico em Radiologia

Profissionais de radiologia analisando raio-x.

Com um mundo cada vez mais avançado tecnologicamente, a área da saúde deve estar sempre alinhada com as mudanças e as novas possibilidades, buscando qualificar profissionais capazes de fazer a diferença com seu conhecimento atualizado. Nesse cenário, o técnico em Radiologia é um profissional com alta demanda no mercado de trabalho pelo país todo. 

Sendo assim, a qualificação na área tem se apresentado como uma opção interessante para quem procura uma boa oportunidade de emprego, dentro do setor da saúde, mais especificamente falando como um técnico em Radiologia. O Curso Técnico em Radiologia irá ensinar aos alunos como realizar exames radiográficos convencionais, processar filmes radiológicos, imagens e/ou gráficos e preparar soluções químicas, além de organizar a sala de processamento e instruir o paciente para a realização de exames, como: mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros.

Quando nos voltamos para o mercado de trabalho, este profissional tem como tarefa, atividades ligadas ao preparo dos pacientes, como falamos anteriormente, que vão fazer radioterapias ou exames, sempre seguindo as normas de biossegurança previstas no código de conduta, evitando que os pacientes sofram algum problema durante a execução do seu procedimento. Dessa mesma forma, sua função também é realizada em outras áreas pertinentes a sua atuação.

No início do texto, destacamos algumas áreas onde este profissional é encontrado, porém achamos necessário trazer mais alguns exemplos, para você que quer se formar e seguir carreira como técnico. 

Em quais áreas o técnico em Radiologia poderá trabalhar?

Técnicas em radiologia analisando Raio-x.

Ao contrário do que muitos pensam, não é só no setor de saúde que o técnico em Radiologia pode atuar. Mesmo com as principais vagas sendo nesse setor, o profissional pode estar ligado a atividades em locais como:

  • Na indústria: Nesse setor, o foco é a utilização dos conhecimentos de Radiologia na esterilização, pasteurização e conservação de alimentos e no controle de qualidade dos produtos.
  • Na engenharia: Voltado para aeronaves, o profissional tem como atividade analisar e detectar possíveis anomalias na fuselagem.
  • Na construção civil: A função nesse setor também é analítica, mas voltada para estruturas metálicas sob concreto ou tubulações, verificando as estruturas que possam estar desgastadas ou corroídas. 
  • Na segurança: A Radiologia é utilizada para encontrar armas, drogas ou outras substâncias ilícitas ou perigosas que estejam escondidas em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

Quando formado, este profissional também pode prestar serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde e tem o piso salarial no valor de R$ 2.284,00. De acordo com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), a carga horária desse profissional é de quatro horas diárias (24 horas semanais).

Quais são as habilidades para se tornar um Técnico em Radiologia?

Medico mostrando Raio-x para uma mãe e uma criança.

Uma das habilidades necessárias é possuir boa comunicação e conseguir se relacionar bem com os demais, tranquilizando os pacientes e orientando de maneira didática. Essa é uma profissão que trabalha em conjunto com outros profissionais, como médicos, engenheiros e enfermeiros. Por isso, é super importante saber trabalhar em equipe e cultivar boas relações com os colegas de trabalho.

Ser um bom ouvinte e ter boa capacidade de comunicação também são habilidades do técnico em Radiologia, principalmente para quem optar por trabalhar na área da saúde, onde é preciso prestar apoio a pacientes que precisam fazer diagnósticos por imagem, garantindo que eles tenham segurança, conforto e bem-estar enquanto estiverem aos seus cuidados.

Agora que já falamos sobre este profissional, área de atuação e a média salarial, que tal conhecermos mais sobre essa formação, lendo um pouco sobre como funciona o Curso Técnico na área?

Como funciona a formação técnica? 

Ao todo, o curso tem o tempo de duração de 24 meses, com 1.600 horas-aulas, divididas em 4 módulos. Nos primeiros módulos, o estudante irá focar seus estudos nas disciplinas de Radiobiologia, Biossegurança, Informática Básica, Matemática Aplicada, Física Aplicada, Anatomia e Fisiologia Humana, Psicologia Aplicada à Saúde, Posicionamento Radiográfico.

Nos últimos dois módulos, os alunos irão estudar sobre Exames Contrastados, Mamografia e Densitometria Óssea, Radioproteção e Dosimetria, Medicina Nuclear, Hemodinâmica e Radioterapia, Empreendedorismo, Ética Profissional, Legislação Aplicada, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, Radiologia Odontológica e Radiologia Veterinária.

Cada aula, teórica e prática, é planejada para gerar experiência nos alunos e prepará-los para os mais diversos cenários dentro da sua futura profissão. Tendo essa experiência formada dentro da sala de aula, o aluno ganhará um destaque positivo aos olhos do mercado de trabalho e poderá incluir no seu currículo todo esse aprendizado, gerando mais oportunidades para ingressar nas vagas de empregos disponíveis.

Vale ressaltar que, para iniciar esta formação, é necessário ter 18 anos ou mais, além é claro de está cursando o segundo ano do Ensino Médio ou já ter finalizado seus estudos escolares. Esse motivo se dá pelo fato que, por ser uma área em que o profissional estará em contato direto com substâncias radioativas, ele deverá ter plena consciência e responsabilidade de sua atuação na área.

Se você pretende ter uma boa carreira e deslanchar no mercado de trabalho como técnico em Radiologia, forme-se na maior rede de Ensino Técnico do Brasil. 

No Grau Técnico, 90 mil dos alunos conquistam o emprego antes mesmo de terminarem o curso. Na Instituição, você tem uma Agência de Emprego que disponibiliza seu currículo para grandes empresas parceiras que necessitam de profissionais qualificados e confiam na formação dos nossos alunos. 

E você ainda conta com atividades extracurriculares para valorizar ainda mais seu currículo, como: Palestras de Formação do Profissional, Planejamento Profissional, Marketing Pessoal, Currículo Profissional, Entrevista e Seleção, além é claro da Biblioteca com Acesso à Internet e Laboratórios modernos e totalmente equipados para Aulas Práticas.

Para ressaltar o seu compromisso e seriedade nos conteúdos ofertados, todos os Cursos Técnicos do Grau tem o reconhecimento feito pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), que analisa a carga horária e as matérias presentes na grade curricular de cada curso ofertado.
Quer saber como anda o mercado de trabalho na área da saúde no cenário pós-pandemia? Temos um conteúdo bem legal aqui no blog, que traz 4 profissões que estão ganhando destaque. Clique no link e acesse o texto completo.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp