Trabalho e estudo: 5 exemplos de como gerenciar melhor seu tempo

05.02.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Para grande parte dos brasileiros que pretendem ingressar no Ensino Superior ou Técnico, um dos maiores desafios é a dúvida sobre como conciliar trabalho e estudo, já que abrir mão da sua fonte de renda não é uma opção. 

Mas apesar de parecer uma missão impossível, há formas de gerenciar e otimizar seu tempo para que em nenhum dos dois seu desempenho seja reduzido. Continue neste post e saiba como gerenciar seu tempo e encontrar novas formas para unir a vida profissional e acadêmica!

Técnicas de gestão do tempo

Para muitos, gerenciar o tempo é um desafio e tanto! O ideal é priorizar seus momentos para revisar em casa o que é passado em sala de aula e aproveitar seu tempo livre para que isso aconteça. Mas nem todos conseguem manter à risca um horário para isso. 

Para auxiliar nesse momento para que tudo não vire uma bola de neve, leia abaixo 5 exemplos de como você pode gerenciar o tempo de forma adequada e conciliar melhor seus horários e poder conciliar o trabalho e estudo.

1. Organize um cronograma 

A melhor maneira de otimizar e gerenciar com qualidade seu tempo é organizar um cronograma; assim, você tem um recurso para ajudar na hora de manter o foco. Nesse momento, é preciso, de forma real, levar em consideração os horários que tem disponível e as matérias daquele módulo. 

Ao criar seu cronograma, tente deixar mais horários para assuntos e matérias que precisam de maior atenção. Se exige maior dedicação, essa deve possuir uma prioridade, seguida pelas demais matérias, também levando em conta seu grau de dificuldade.

Com isso, seu tempo não será desperdiçado revisando conteúdos que já domina; além disso, você pode colocar pequenas pausas nesse cronograma para relaxar a mente. Mas não os faça muito longos para que o foco não seja perdido.

2. Não deixe acumular

O pesadelo de todo estudante é ela: a matéria acumulada. Além de ser mais exaustivo resolver todas as questões e estudar assuntos que ficaram por dias sem uma revisão, seu desempenho pode ser menor ao reassistir a um conteúdo que não está mais tão fresco em sua memória. 

É imprescindível que, levando em consideração sua disponibilidade, as matérias daquela semana possam ser revisadas para que possam ser mais bem assimiladas. Com isso, você também pode detectar dúvidas e questões que ficaram em aberto acerca de determinado conteúdo e esclarecer isso o quanto antes.

Ao organizar seu cronograma, deve-se levar em conta um horário para que seja feita uma revisão cuidadosa do que foi visto em sala de aula naquele dia/semana. Para um bom estudante, procrastinar e acumular conteúdo não é, nem de longe, uma boa opção. O melhor caminho é buscar o gerenciamento do tempo e conseguir obter um melhor resultando conciliando o trabalho e estudo.

trabalho e estudo
Trabalhar e estudar

3. Use o que tem de melhor na tecnologia

Quando bem utilizada, a tecnologia é uma grande aliada. Nesse sentido, ela deve ser usada para reforçar o que é passado em sala de aula e possibilitar que novos métodos e informações sejam explorados durante seus estudos.

Nos dias atuais, ela pode ser uma ferramenta poderosa (quando bem utilizada). Mas tenha cuidado para que essa ajuda não se transforme em um modo de procrastinar. É preciso manter o foco em leituras que correspondam ao que precisa ser revisado ou estudado. Evite notificações e abrir aplicativos no celular, por exemplo, que possam tirar seu foco. 

Busque sites e ferramentas que possam complementar seu ensino e melhorar resultados. Compartilhe com seus colegas de sala, assim também outras trocas podem ser realizadas para ajudar todos. 

4. Entenda como você assimila melhor os estudos

Para alguns, o melhor jeito de estudar é usar algumas horas da madrugada para isso. Outros, em razão do horário de trabalho, preferem estudar nos finais de semana. Seja qual for sua disponibilidade, é preciso fazer esse estudo em horários que realmente vão ser produtivos para isso.

Não adianta diminuir horas de sono para ficar encarando apostilas sem, de fato, assimilar o conteúdo. Busque métodos positivos para seu ensino. Se for melhor, faça anotações no canto da folha, ou talvez você prefira ver vídeos sobre o conteúdo. 

Independentemente do método, é preciso entender como você assimila melhor os assuntos e, a partir daí, potencializar esse método, fazendo isso em momentos que sua mente está concentrada e alerta para tal ação. 

5. Reformule sua rotina 

Quando se trata de conciliar duas partes tão importantes da sua vida, muitos imaginam que é uma época apenas de abdicação. Contudo, para que tanto o trabalho quanto o ensino possam ser realizados com qualidade e compromisso, é preciso também saber priorizar a saúde mental.

De fato, é preciso evitar excessos e hábitos que possam diminuir sua produtividade e potencializar a procrastinação, mas não se deve abrir mão do lazer, dos momentos compartilhados com familiares/amigos, além de atividades que possam fazer bem e aliviar o estresse trazido com a rotina puxada. 

O segredo é saber dosar e optar por aquilo que vai te fazer bem. Desse modo, corpo e mente ficam mais alimentados e motivados para continuar nessa caminhada e conseguir um bom desempenho no seu trabalho e estudo.

Viu como há formas de gerenciar o tempo de maneira positiva para trabalhar e estudar? Agora você está na área para escolher a profissão ideal para o seu futuro!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp