CARREIRA E MERCADO DE TRABALHO PARA O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. DESCUBRA AGORA!

19.11.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

A maioria das pessoas que optam por um curso Técnico em Administração tem como principais objetivos ingressar rapidamente no mercado de trabalho e garantir um bom emprego. De fato, é grande a procura das empresas por profissionais capacitados, gerando, assim, uma grande demanda de oportunidades. Por isso, o curso é um dos mais procurados no Grau Técnico porque, dentre tantas outras expertises e sua essencialidade para que qualquer empresa consiga se manter estável em um mercado em constante transformação, esse profissional se destaca também por sua versatilidade e ampla área de atuação.

Técnico em Administração no mercado de trabalho

Separamos alguns diferentes setores onde um técnico em Administração pode trabalhar, o que pode fazer e como desenvolver suas habilidades nas grandes oportunidades que essa carreira oferece.

Recursos humanos: esse núcleo é voltado ao gerenciamento do capital humano da empresa, com o foco na busca pelo equilíbrio entre a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Portanto, o técnico pode ficar responsável pela gestão dos relacionamentos internos da empresa entre colaborador e empregador, sindicatos, planos de carreiras, ações, além de coordenar processos como admissão, demissão e muito mais.
Gestão de marketing: essa área da Administração atua com a implantação de estratégias efetivas tanto para atrair o público-alvo, quanto para fidelizá-lo ao produto ou serviço da empresa. Dessa forma, o profissional pode trabalhar realizando pesquisas de mercado, definindo o perfil dos consumidores e promovendo melhorias nos processos da empresa, assim como criando estratégias que facilitem e agilizem os procedimentos.
Logística: em uma organização, o setor de Logística atua de maneira interna no manejo de recursos que dizem respeito à produção, ao estoque e ao transporte. Gerir esse fluxo produtivo da empresa também pode ser uma das atuações do técnico em Administração. Além disso, esse profissional pode otimizar os processos desenvolvidos, melhorar a relação custo-benefício, aumentar a eficiência e ainda diminuir o desperdício. O Grau Técnico oferece também o curso Técnico em Logística para quem quiser aprimorar ainda mais o currículo e se capacitar ainda mais na área.

Técnico em Administração
Gestão empresarial

Gestão empresarial: nesse setor, seu trabalho é essencial para gerir a parte financeira da empresa, assim como a gestão do mix de produtos ou serviços que ela oferece, além da sondagem de concorrentes, gestão orçamentária, planejamento dos próximos passos para bater as metas e alcançar os objetivos e tudo o que envolve rotinas administrativas.

Consultoria: atualmente, abrir uma empresa requer muito cuidado, pesquisa e planejamento. É aí que pode entrar o trabalho do técnico. Na área de Consultoria, ele vai atuar mostrando como utilizar os recursos humanos, financeiros e materiais de maneira mais assertiva. Dessa forma, vai diminuir os riscos, maximizar os resultados e aperfeiçoar os serviços oferecidos pela instituição, além de enfatizar como os projetos devem ser desenvolvidos, considerando a capacidade financeira e o público-alvo a ser atingido.

Marketing e Vendas: muitos não sabem, mas o técnico também pode atuar no setor de marketing de uma empresa. Pode ser responsável por planejar e gerir as mais diversas ações, sejam elas digitais ou tradicionais, além de supervisionar toda a equipe de vendas, definindo metas, processos e estratégias para melhor negociação com os clientes, gerando também mais visibilidade para o negócio.

Pesquisa de mercado: é essencial antes de começar qualquer negócio. Conhecer bem o público-alvo vai justificar todo e qualquer investimento inicial. Para executá-la de forma correta, é necessária uma pessoa capacitada, pois ela será a responsável por identificar as características do público, as formas de divulgar as ações, os serviços que serão mais atraentes, o local mais interessante para começar e muito mais.

Essas são apenas algumas das diversas áreas de atuação, o que possibilita que esse profissional possa seguir carreira onde quiser ou em mais de um setor.

Se você quer seguir a área, esse é o momento. Veja pelo menos 3 novas tendências que te esperam para o futuro, que vão te ajudar a ir agregando mais valor ao seu currículo desde já:

1. Responsabilidade socioambiental: com a finalidade de garantir um diferencial das demais e o fortalecimento da imagem, uma gestão com pensamento voltado para as questões socioambientais pode ser uma nova tendência no setor de Administração.

2. Novas ferramentas digitais: a implementação de novas tecnologias é uma forma de acelerar, dinamizar e facilitar os processos do dia a dia, colocando as empresas em outro patamar e você em destaque. 

3. Flexibilidade: já está acontecendo e a tendência é aumentar cada vez mais a adoção do home office, que é o conceito de trabalho em qualquer lugar, transformando, assim, o que conhecemos como “local de trabalho”. Isso permite ao empregado trabalhar em várias empresas e setores ao mesmo tempo.

Segundo a Catho, o salário do técnico em Administração gira em torno de R$ 1.834,00 e tem uma jornada de mais ou menos 42 horas semanais. Conheça mais sobre o curso, descubra tantas outras vantagens e oportunidades que essa formação técnica pode agregar em sua carreira e faça acontecer!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp