6 diferenças entre o Curso Técnico em Enfermagem x Graduação em Enfermagem

21.07.2022

Por Ayrton

2 min de leitura

Conquistar sua vaga no mercado de trabalho é o objetivo de todos aqueles que dão início aos seus estudos no Ensino Técnico ou Superior, e a área da Saúde é uma das mais procuradas pelos estudantes. Por suas variedades em campos de atuação, os alunos buscam cursos nessa área por causa do seu crescimento e alta taxa de contratação. Um bom exemplo, é o curso de Enfermagem.

Técnicos em Enfermagem
 A área de Enfermagem é uma das mais procuradas pelos estudantes do Ensino Médio

Quando formado, este profissional tem um campo muito amplo de atuação e pode seguir inúmeros caminhos na sua carreira. Além de atuar dentro de hospitais públicos e privados, pode também trabalhar em postos de saúde, atendimento clínico, home care, área acadêmica, entre outros.

Mas ainda é comum que as pessoas interessadas na área da Saúde sintam dúvidas em relação a escolher entre o Curso Técnico em Enfermagem e a Graduação em Enfermagem. Então separamos para você 6 diferenças entres esses dois modos de ensino.

Técnico em Enfermagem

1- Tempo de Duração

No Grau Técnico, o Curso Técnico em Enfermagem tem a carga horária de até 1800 horas, dividido em 4 módulos, com tempo de duração de até 24 meses.

2- Investimento

Com o tempo de duração menor que o de uma graduação, o Curso Técnico é a melhor escolha para quem quer estudar e se profissionalizar na área da Saúde e não pode investir muito. Com laboratórios equipados, instrutores qualificados e experiência de mercado comprovada, com aulas preparadas para atividades teóricas e práticas, o Curso Técnico no Grau é ideal para quem quer ter uma formação de qualidade, que caiba no seu orçamento e que, ainda, possibilite a tão sonhada vaga de estágio antes da formação.

3- Idade

Você pode iniciar seus estudos no Curso Técnico em Enfermagem se já tiver finalizado o Ensino Médio ou se concluir os estudos até o final da sua formação técnica. De modo geral, os Cursos Técnicos são voltados para os alunos que estão finalizando ou que finalizaram o Ensino Médio. Uma das grandes vantagens é que, com a carga horária menor que a graduação, você pode conciliar seus estudos escolares com o técnico.

4- Modo de Ensino

O Curso Técnico é voltado mais para a área prática, levando os alunos a um estudo mais aprofundado das matérias ensinadas ao longo do curso e isso é outra grande diferença. As empresas tendem a ver como um ponto positivo, pois, por garantir uma experiência antes de trabalhar na sua área de formação, o aluno já pode ingressar no mercado antes da finalização do curso.

5- Reconhecimento

O Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) é responsável por analisar e aprovar os Cursos Técnicos e, aqui no Grau, o Curso Técnico em Enfermagem é reconhecido. É considerado válido de acordo com normas pré-estabelecidas, como carga horária e as matérias presentes na grade curricular do curso.

6- Áreas de Atuação

Este profissional pode atuar em abrigos, cuidados domiciliares, hospitais públicos e privados, como também em empresas, em funções burocráticas e assistenciais ao trabalhador. Além disso, colabora com o atendimento de pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias e realiza cuidados, como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, verificação de sinais vitais, entre outros.

No início de 2022, vimos a discussão sobre o aumento do piso salarial dos profissionais Técnicos em Enfermagem. Após ser aprovado no Senado, o Projeto de Lei 2564/20 segue para a Câmara dos Deputados, que vai fazer uma análise da proposta. O texto pede que, para os Técnicos em Enfermagem, a nova média salarial seja de R$ 3.325,00.

BÔNUS

Agência de Emprego

Com a Agência exclusiva de Emprego,  o Grau Técnico visa encaminhar o aluno ao mercado de trabalho, antes da conclusão do curso. Hoje, são mais de 80 mil alunos encaminhados para a tão sonhada vaga de estágio e/ou emprego. A Agência, presente em cada unidade do Grau, além de encaminhar os alunos, ainda oferece ajuda àqueles que têm dúvidas na hora de produzir o currículo, prestando auxílio na sua produção, oferecendo oficinas, minicursos, palestras e workshops que preparam os alunos para as entrevistas de emprego, dando dicas de como agir e se comportar, além de agregar em cada módulo estudado ao longo do curso. 

Graduação em Enfermagem

1-Duração

Para quem escolher fazer Bacharelado em Enfermagem, o tempo médio de duração do curso é de 4 a 5 anos, podendo chegar a 10 módulos, contando com o estágio.

2- Investimento

Por causa do seu tempo de duração ser mais longo do que o de um Curso Técnico, o estudante que escolher a Graduação em Enfermagem terá que investir em um valor mais alto na sua formação.

3- Idade

Também pode iniciar seus estudos com 17 anos, mas, diferente dos Cursos Técnicos, para fazer um curso Bacharelado, o estudante precisa ter terminado todo o seu Ensino Médio e realizar uma prova: o Enem, para as instituições públicas ou prova de vestibular, para as instituições privadas.

4- Modo de Ensino

No Curso Técnico, o ensino prático é iniciado dentro da sala de aula e coloca os alunos em testes para que os mesmos aprendam a agir e tomar decisões cruciais, dentro do seu âmbito de trabalho. Já na graduação, o aluno não tem essa prática aprofundada, tendo que esperar as vagas de estágios para pôr em prática o que foi ensinado nas disciplinas, pelos seus professores.  

5- Reconhecimento

Para ter um curso reconhecido, a instituição de ensino deve solicitar uma análise, quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária e antes de completar 75%. O reconhecimento do curso é uma condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição.

6- Áreas de Atuação

Este profissional tem uma gama de opções, onde pode escolher qual caminho da área de Enfermagem. Algumas dessas áreas incluem: atendimento clínico; gestão e administração; área de auditoria; trabalho autônomo; área acadêmica; pesquisa.

Então, tirou suas dúvidas sobre os dois modos de ensino, Técnico e Bacharelado? Quer saber mais sobre as disciplinas e os módulos do Curso de Enfermagem aqui do Grau? 


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp