Onde posso atuar como técnico em Enfermagem? Muitas possibilidades!

30.11.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

ÁREAS DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO PARA O TÉCNICO EM ENFERMAGEM. SAIBA MAIS!

Atualmente, o técnico em Enfermagem tem tido bastante destaque na área de saúde. Apesar do momento de crise em que vivemos, o setor dificilmente sofre como outros e permanece aquecido, com diversas oportunidades de emprego, pois são profissionais extremamente essenciais para que a sociedade continue caminhando.

Técnico de Enfermagem
Técnico em Enfermagem na atuação

E quanto ao mercado de trabalho? Como ele se comporta para esse profissional?

De acordo com a Pesquisa Perfil da Enfermagem, 2019, um estudo que foi realizado em parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) constatou que 80% das vagas do setor são ocupadas por técnicos. Esses dados reafirmam que as oportunidades no mercado de trabalho podem ser mais frequentes para esses profissionais em razão da agilidade na formação e da capacitação completa para atuar com eficiência e competência.

Isso acontece também porque esse profissional pode atuar em diversas empresas e, em boa parte delas, pode trabalhar em locais diferentes, como, por exemplo, no setor de UTI, de obstetrícia, de queimados… Seus objetivos de carreira vão guiá-lo até o trabalho ideal para seu perfil. Sendo assim, qual é a função de um técnico em Enfermagem? Caso você esteja com dúvidas, nós vamos te mostrar uma lista com as principais atuações a fim de esclarecer qualquer questão e você entender bem como funciona o cotidiano dos profissionais e o mercado de trabalho para Enfermagem; assim, terá mais certeza em sua escolha.

Unidade de Terapia Intensiva: lá ele fica responsável por cuidar detalhadamente das necessidades básicas diárias do internado, como dar banhos em leito, aplicar medicamentos, fazer punção venosa, anotar queixas, além de manusear diversos itens diários como injeção de medicações vasoativas, checagem de ventiladores mecânicos e muito mais.

Urgência e Emergência: algumas das principais atividades do técnico nesse setor é fazer curativos, transportar pacientes e monitorá-los. Ele pode auxiliar também outros especialistas da ala para que tudo saia como pede no prontuário médico. É um dos setores de mais atenção em um hospital, já que é na urgência que ficam os casos de pacientes com alto risco e tudo precisa ser executado com cuidado e agilidade.

Obstetrícia: é uma das áreas em que se pode atuar e que, frequentemente, precisa desses profissionais em ação. Sua função é auxiliar gestantes durante o período de gravidez, de parto, podendo atuar também no pós-parto. É solicitado para trabalhar em hospitais, clínicas ou ajudando na recuperação em casa, prestando a assistência necessária para que a mamãe e o bebê tenham a melhor recuperação.

Clínica Geral: aqui o técnico cuida de diversos tipos de pacientes, podendo ser em alas distintas de um hospital, por exemplo, auxiliando, checando e acompanhando todo o quadro dele. Pode atuar também em clínicas ou em laboratórios, na realização de exames.

Home Care
Atendimento home care

Home Care: nada mais é que o termo em inglês para a assistência médica domiciliar. Essa modalidade permite a desospitalização precoce dos pacientes com doenças crônicas e grande dependência para cuidados da vida diária. É uma nova possibilidade de atuação para esse profissional que vem crescendo cada vez mais. Muitos planos de saúde e clínicas particulares estão oferecendo e disponibilizando o atendimento em casa. Esse acompanhamento pode ser feito de maneira periódica ou emergencial e já é uma forma diferenciada de atuação para esse profissional.

Enfermeiro
Enfermagem do Trabalho

Do Trabalho: essa é uma área relativamente nova no Brasil, mas que vem crescendo cada vez mais. O técnico pode ser contratado por várias empresas, como fábricas, hospitais, escolas e muitos outros setores, com o intuito de cuidar dos colaboradores para que eles tenham um bom desempenho em suas atividades e se sintam acolhidos e valorizados pela corporação. Saiba mais sobre nossa Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho e dê um up em seu currículo.

Esses são alguns dos inúmeros setores de atuação, em um mercado amplo e com alta demanda de oportunidades de trabalho. De acordo com o site Catho, o salário de um técnico em Enfermagem gira em torno de R$ 1.900,00. Outra coisa superimportante para quem quer se destacar na área é buscar a qualificação em uma instituição bem conceituada, que vai te oferecer o melhor suporte, seja na sala de aula, nos laboratórios ou em sua primeira entrevista de emprego, e o Grau Técnico oferece uma estrutura completa, com laboratórios modernos e equipados. Lembre-se: um profissional capacitado e seguro de si consegue as melhores vagas. 

“Para mim, é gratificante estar cursando o técnico em Enfermagem. Pude colocar em prática no dia a dia tudo o que aprendi em sala de aula. Ser profissional dessa área foi um sonho que está se concretizando em minha vida. Escolhi o Grau Técnico por ser a melhor escola do Brasil, com professores altamente qualificados. Tive a oportunidade de entrar no mercado de trabalho antes mesmo de concluir o curso. Eu me sinto honrada com o reconhecimento dos meus esforços, e hoje me sinto realizada”, diz aluna. 

Sendo assim, se esse é o caminho que você quer seguir para seu futuro, um leque de novas oportunidades espera por você. A tendência para o técnico em Enfermagem é ganhar ainda mais destaque e relevância. Em razão da pandemia da Covid-19, esse profissional deixou de ser visto nos setores como coadjuvante e mostrou toda a sua capacidade na linha de frente durante essa jornada tão avassaladora para o mundo. Tal importância abriu diversas portas e mudou a visão desse profissional, sendo visto, hoje, como peça-chave. Então, essa é a hora de investir em seu sonho e garantir a tão almejada vaga de trabalho que vai mudar seu futuro.

Faça acontecer


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp