Curso Técnico em Radiologia: como é e onde fazer? Confira!

14.10.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Em hospitais e clínicas, exames de radiografia, mamografia, tomografia computadorizada e ultrassonografia são procedimentos comuns. Solicitados para que o médico possa ter um diagnóstico seguro e uma visão real do que está acontecendo no interior do paciente, todos esses procedimentos têm algo em comum: são realizados por uma equipe de Radiologia.

Altamente capacitada para lidar de forma segura com os procedimentos que envolvem radiação e elementos químicos, o que o Técnico em Radiologia faz nessa equipe é estar presente em todas as etapas do processo, desde o preparo do paciente até o manuseio dos equipamentos.

Para aqueles que sonham em atuar na área da saúde, chegou a hora de conhecer mais sobre o curso Técnico em Radiologia, as nuances da profissão e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho para esse profissional ímpar!

Técnico em Radiologia: o que faz?

Se você está curioso acerca da profissão e o papel desempenhado por esse técnico, nós te esclarecemos! Sendo fundamental para a execução de diagnóstico por imagem, o técnico em Radiologia é o responsável por fazer o preparo de pacientes, realizar exames radiográficos (sejam eles convencionais ou digitais), fazer soluções químicas para serem utilizadas nos exames, entre outras incumbências. 

Todo processo que envolve a utilização de químicos ou elementos radioativos deve contar com a presença desse profissional para realizar o manuseio da forma correta, verificando se as normas de biossegurança estão sendo bem executadas e protegendo todos os envolvidos no processo. 

Mercado de trabalho e áreas de atuação 

Com um mercado de trabalho diverso, o leque de opções de áreas de atuação também é expandido, possibilitando que esse técnico possa atuar em unidades básicas de saúde, clínicas e hospitais, sejam eles públicos ou privados. Isso acontece porque cada vez mais a química  e, especificamente, a tecnologia utilizada na radiologia servem para auxiliar na entrega de diagnósticos seguros que auxiliam no encaminhamento a ser dado para o paciente.

Sendo fundamental para a área da saúde, o técnico em Radiologia é uma profissão que está sempre em alta no mercado de trabalho. Por essa valorização, a média salarial é de R$ 2.181,00 e o teto pode chegar a R$ 2.589,00. Contudo, os valores não levam em consideração adicionais como periculosidade, insalubridade e a realização de plantões. O primeiro pode ser equivalente a 40% do valor salarial bruto, já o segundo representa 30% desse valor. 

Esses adicionais inerentes à área ainda são garantias para uma aposentadoria especial. Isso é assegurado a profissionais que trabalham constantemente expostos a agentes químicos que, a longo prazo, podem ser prejudiciais à saúde daquele profissional, 

Como é o Curso Técnico?

Com carga horária de 1.600 horas, o curso Técnico em Radiologia oferece aos alunos aulas que misturam a teoria dos conteúdos com atividades práticas para que os estudantes possam entender os processos de maneira precisa, vivenciando tudo o que foi visto nos livros.

Com instrutores altamente capacitados, em instituições como o Grau Técnico as disciplinas ministradas visam a entregar um ensino completo, desde matérias básicas e pré-requisitos como Ética Profissional, Informática Básica e Empreendedorismo a matérias direcionadas à atuação e dia a dia do profissional, como Inglês Instrumental, Anatomia e Fisiologia Humana (I e II), Medicina Nuclear, Hemodinâmica e Radioterapia e Física Aplicada (I e II).

Todas essas disciplinas são aplicadas com o objetivo de preparar os futuros técnicos com qualidade, oferecendo todo o embasamento teórico e prático para que, ao finalizar o curso, o mercado de trabalho receba um profissional altamente capacitado e preparado para atuar com competência na sua área, tendo conhecimento dos procedimentos mais importantes e atualizados na área. 

Curso Técnico em Radiologia

Você se interessou? Conheça o curso do Grau Técnico, maior rede de Ensino Técnico do país. Oferecendo laboratórios e salas de primeira linha para a realização de aulas práticas, a instituição ainda possui um sistema que possibilita que 75% dos seus alunos já saiam do curso com uma vaga garantida no mercado de trabalho por meio da Agência de Encaminhamento. 

Funcionando como um banco de dados que liga estudantes a empresas do ramo, a agência tem seu desempenho com valores tão altos pelo grau avançado de confiabilidade na formação oferecida pela instituição de Ensino Técnico. Dessa forma, quem possui a marca Grau Técnico no diploma tem competências e reconhecimento que garantem uma rápida absorção pelo mercado de trabalho em qualquer uma das cem unidades espalhadas pelo Brasil. 

Ideal para quem busca independência financeira com ótimo custo-benefício para a realização da formação, no Grau Técnico você ainda conta com um desconto de 50% no valor da matrícula. Acesse o site e conheça esse e muitos outros benefícios para quem optar por ingressar no Curso Técnico em Radiologia!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp