5 CURSOS TÉCNICOS QUE ESTARÃO EM ALTA NO ANO DE 2023

01.12.2022

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Ter uma formação técnica, atualmente, leva uma capacitação profissional mais qualificada, aumentando em até 50% as chances de entrar no mercado de trabalho. Conheça nesse post, os cinco cursos técnicos que estarão em alta no mercado.

Conquistar a tão sonhada vaga de emprego no mercado de trabalho é o objetivo de todos aqueles que dão início aos seus estudos no Ensino Técnico. Uma pesquisa realizada neste ano de 2022 mostrou que 81% dos jovens têm mais chance de conseguir um emprego, além da possibilidade de permanência e ascensão nas empresas, com um curso técnico no currículo. E o estudante pode iniciar um Curso Técnico ainda cursando o segundo ano do ensino médio.

Essa pesquisa ainda trouxe em seus resultados, que os cargos de nível médio são mais ocupados pelos que têm ensino técnico, com taxa de 24,8%, diferença bastante considerável em relação aos estudantes que cursaram o convencional (10,2%). Feita pela Fundação Roberto Marinho, a pesquisa destacou também que no processo de contratação das empresas, o diploma de curso técnico é um dos principais diferenciais na avaliação do currículo para preenchimento de vagas.

Como dito anteriormente, ter um Curso Técnico em seu currículo pode ser um destaque positivo, levando a uma futura contratação. Porém, a falta dele também é notada pelas empresas. A falta de qualificação técnica e de experiência constituem alguns dos maiores obstáculos para a contratação.

O Curso Técnico é voltado para a área prática, onde os estudantes terão um estudo mais aprofundado das matérias ensinadas ao longo do curso de sua escolha, e isso é uma grande diferença. As empresas tendem a ver como um ponto positivo, pois, por garantir uma experiência antes de trabalhar na sua área de formação, o aluno já pode ingressar no mercado de trabalho antes mesmo da finalização do curso.

Dentro dos ensinos técnicos, os alunos têm também a chance de pôr em prática tudo que foi aprendido de forma teórica, nos estágios obrigatórios. O estágio é um ponto muito importante para o estudante em formação, pois é nele que se começa a ter uma noção do dia a dia na profissão escolhida. O estágio auxilia o aluno a construir sua experiência/carreira profissional, o ajudando a ingressar no mercado. 

Além desses pontos, existem outras vantagens de se escolher um curso técnico, como o seu tempo de duração. Com a média de 18 a 24 meses de duração, o estudante que estiver ainda no segundo ano do Ensino Médio, ou finalizando seus estudos, pode iniciar seu curso e ainda conciliar seus estudos escolares com o técnico.

O investimento também é um grande ponto a ser levado em consideração. Com a duração menor que a de uma graduação, o curso técnico é a melhor escolha para quem quer estudar e se profissionalizar e não pode investir muito. Essa é uma ótima opção para quem quer ter uma formação de qualidade e que caiba no seu orçamento.

Analisando todos esses dados positivos sobre os Cursos Técnicos, trouxemos 5 cursos que irão ganhar destaque no mercado de trabalho no ano de 2023.

1-   Logística

O Técnico em Logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque, a armazenagem,  planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

2-   Eletrotécnica

O Técnico em Eletrotécnica pode trabalhar em indústrias metalúrgicas, assistência técnica, telecomunicações e, até mesmo, em construção civil. Porém, ele realmente se sobressai em empresas voltadas à geração e distribuição de energia elétrica.

3-  Mecânica Industrial

O Técnico em Mecânica Industrial atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos, projetos de sistemas eletromecânicos, sob supervisão do engenheiro mecânico.

4-   Radiologia

O Técnico em Radiologia realiza exames radiográficos convencionais e processa filmes radiológicos, imagens e/ou gráficos. Além disso, prepara soluções químicas e organiza a sala de processamento, bem como prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultrassonografia.

5-  Enfermagem

O Técnico em Enfermagem, além dos hospitais particulares, também poderá atuar em abrigos, home care (cuidados domiciliares) e em hospitais públicos. Já nas empresas, as oportunidades para este profissional incluem funções burocráticas e assistenciais ao trabalhador.

Uma formação técnica leva uma capacitação profissional mais qualificada, aumentando em até 50% as chances de entrar no mercado de trabalho. E o salário de um profissional técnico pode ser até 30% maior, em comparação ao de outros empregados.

A rede de ensino Grau Técnico, com mais de 100 unidades pelo Brasil, oferece mais de 30 Cursos Técnicos, nos mais diferentes setores como negócios, indústrias, tecnologia, saúde e tem a preocupação de formar elos entre empresas, criando a oportunidade de encaminhar os alunos ao estágio e, posteriormente, ao mercado de trabalho, aumentando suas chances de empregabilidade. Criando esse contato com as empresas, o aluno ganha a chance de mostrar todo o seu potencial e, futuramente, conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Além de formar Profissionais Técnicos, o Grau tem a sua própria Agência de Emprego, presente em cada unidade ao redor do país. A Agência é que faz as parcerias com as empresas e também ajuda o aluno a produzir seu currículo, ensina a como se comportar nas entrevistas de emprego e oferece palestras, que auxiliam os estudantes nesse momento tão importante, que é ingressar no mercado. 

Para ressaltar o seu compromisso e seriedade nos conteúdos ofertados, as unidades Grau Técnico têm o reconhecimento feito pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e os cursos são devidamente registrados nas secretarias locais de cada estado, que analisa a carga horária e as matérias presentes na grade curricular de cada curso ofertado.

Conheça os Cursos Técnicos oferecidos pelo Grau e saiba quais as áreas de atuação de cada profissional formado.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp