Maio amarelo: 3 motivos para você você levar o assunto a sério e apoiar o movimento

02.05.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

No Brasil e no mundo, é bem comum em cada mês do ano ser realizado alguma campanha ou ação para chamar a atenção sobre algum assunto voltado à saúde, conscientização, entre outros pontos. Mas, você sabia que em maio, é feito o movimento Maio Amarelo? Não? Tudo bem, sem problemas, pois no texto de hoje, vamos falar sobre ele e qual o seu intuito, então continue lendo.

Bom, o maio amarelo tem como principal objetivo, chamar a atenção da população para o alto índice de vítimas decorrentes de acidentes de trânsito, assim, trazendo evidência para o tema sobre a segurança do trânsito ao redor do mundo e discutir medidas para reduzir esses números.

Essa data foi instaurada em razão da resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), baseada em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

A cor amarela é utilizada em alusão ao sinal de advertência de trânsito, que tem essa cor. A campanha é realizada por meio de ações de educação, conscientização e mobilização social promovidas por diversas organizações e entidades governamentais e não governamentais. Seu intuito, é unir toda a sociedade e voltar os olhos para que mais ações sejam realizadas para evitar tragédias no trânsito.

Sabendo disso, vamos abordar no texto de hoje, quais são essas ações que nós, como sociedade, devemos acatar, para diminuir estes acidentes, além do papel das autoridades para fazer com que seja posto em prática esse movimento, não somente no seu período de campanha, mas durante todo o ano.

No texto, contém os tópicos:

Conscientização que salva vidas

Mulher, mexendo no retrovisor interno do seu carro.

Agora que você já sabe o que é maio amarelo, é importante como cidadão, ter em mente que você faz parte desse movimento e que suas atitudes, junto com toda a comunidade, são necessárias para diminuir os acidentes graves e fatais, que ocorrem. Mas, lembre-se que para fazer funcionar, é preciso unir forças com as autoridades de cada local, para que seja feito um movimento em conjunto, para a conscientização do respeito no trânsito.

É importante, as autoridades efetuarem projetos, relacionados à mobilidade urbana, pensando em uma forma de melhorar a locomoção das pessoas, seja qual for o meio de transporte usado como carro, motocicletas, ônibus, bicicletas e até mesmo a pé.

Já a sociedade tem um papel na de mudança de comportamento dos motoristas, pedestres e ciclistas, tornando o trânsito mais seguro e eficiente para todos. Além disso, sua participação também pode ajudar a identificar problemas específicos do trânsito em cada localidade, o que pode levar a soluções mais efetivas e adaptadas às necessidades da comunidade.

Infelizmente, o número no Brasil, em relação a acidentes de trânsito, não é bom. Em apenas um dia, 32 pessoas são vítimas de acidentes no país. Esses dados são de 2022 e foram divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, que ainda mostrou que 72 acidentes acontecem por hora no Brasil.

Vendo esse número alarmante, decidimos listar alguns pontos sobre educação no trânsito, que podem ajudar a salvar vidas:

  1. Não ingerir bebida alcoólica e dirigir: Este ponto é um dos principais a serem seguidos. Você sabia que com o aumento do consumo de álcool, as habilidades motoras e o tempo de reação sofrem consequências? Assim, um motorista está pondo sua vida e as dos outros em risco, quando assume o comando do veículo. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que entre janeiro e maio de 2021, 1.738 acidentes foram causados por motoristas que dirigiam embriagados.
  2. Use o cinto de segurança: Pode parecer óbvio, mas ainda existem pessoas que insistem em descumprir esta lei, principalmente quando usam a desculpa que vão se locomover para algum local perto do seu ponto de partida. O cinto salva-vidas, então a primeira coisa que você precisa fazer quando entrar no carro, é colocá-lo. Em caso do seu veículo ser uma moto, não esqueça do capacete com viseira.
  3. Não mexa no celular: Estamos em um mundo onde queremos estar o tempo todo online nas redes. Porém, em se tratando do trânsito, você deve esquecer o seu aparelho celular e focar no que acontece ao seu redor. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfico, o uso do celular ao volante, é a 3ª maior causa de mortes no trânsito, chegando a gerar 154 mortes por dia, 54 mil por ano.
  4. Respeite as sinalizações: Assim como o segundo ponto, este parece ser também óbvio, mas quando analisamos a realidade, são muitas as situações em que vemos motoristas desrespeitando as placas e sinalizações espalhadas pela cidade.
  5. Respeite os limites de velocidade: Cada via tem o seu próprio limite de velocidade, então para a sua segurança e dos demais que estão no mesmo local, não tente ir mais rápido ou devagar no que é pedido pelas placas que estão sinalizando a via.

Como vimos, toda a atenção no trânsito é necessária para manter a segurança de quem conduz o veículo e de quem transita pelas ruas e pequenas ações, como as citadas acima, quando realizadas da forma contrário ao correto, podem acarretar acidentes.

Por isso, no próximo tópico iremos falar mais sobre os cuidados no trânsito e o que deve ser feito para prevenir os acidentes.

Como agir no trânsito?

Mais cedo, citamos um ponto que pode causar a falta de atenção dos motoristas, enquanto conduzem os seus veículos: mexer no celular. Isso acontece, porque o condutor do veículo coloca todo o seu foco no aparelho e esquece do movimento ao seu redor.  

A falta de atenção no trânsito – além dos problemas com álcool já citado-  é um dos fatores de mais ocorrência de acidentes nas vias. A revista canadense Journal of Bone and Joint Surgery, publicou no início de 2022, que 18% das ocorrências de acidentes são causados pela desatenção ao volante.

A revista ainda informou que o uso do celular, mexer no som do carro, conversar com passageiros e dar atenção a crianças que estão no banco de trás, são algumas das distrações mais comuns e que podem acarretar em problemas no trânsito.

Pensando em uma forma de alertar a todos, separamos algumas dicas de como manter o cuidado no trânsito.

  1. Mantenha a mente alerta e evite distrações: como dito, são vários os fatores dentro do veículo que podem levar a uma distração, então evite conversas acaloradas, mexer no celular, ouvir música alta, entre outros fatores que podem causar a perda do foco na via;
  2. Respeite as leis de trânsito: siga as leis de trânsito, as placas de sinalização e as regras de segurança, para manter você e a todos que estão na via a salvo;
  3. Preste atenção aos pedestres: sempre fique atento aos pedestres. É muito comum vermos cenas de pessoas atravessando as ruas correndo, por essa razão importante andar dentro do limite de velocidade;
  4. Utilize as luzes: sinalize sempre as mudanças de faixa ou direção com as luzes indicadoras de direção. Às vezes, acidentes acontecem pelo fato de esquecermos de sinalizar para qual caminho estamos seguindo.
  5. Mantenha uma distância segura: mantenha uma distância adequada dos veículos ao seu redor, para garantir tempo suficiente para uma reação de emergência;
  6. Dirija com calma: evite a pressa e a impaciência, dirija com calma e segurança.

Resultado da educação nas vias

imagem de uma rodovia me perspectiva de uma filmagem de cima

No texto de hoje, vimos que as boas práticas no trânsito são essenciais para garantir a segurança e a fluidez do tráfego, bem como para promover uma convivência harmoniosa entre todos os usuários das vias públicas. Seguindo este exemplo, podemos ver uma redução de acidentes, quando todos os motoristas, pedestres e ciclistas seguem as regras de trânsito e praticam a direção defensiva. 

O número de acidentes nas estradas diminui consideravelmente e isso evita lesões graves ou fatais, preserva vidas e reduz os custos financeiros e sociais associados aos acidentes.

Falando em políticas públicas, é necessário que a sociedade seja ouvida e possa participar da formulação de regras relacionadas ao trânsito. Audiências públicas e outros mecanismos de participação podem ser utilizados para garantir que as demandas da sociedade sejam consideradas.

Além disso, investir em educação no trânsito é fundamental para que a população seja conscientizada sobre a importância de respeitar as leis e adotar medidas de segurança enquanto pedestre, ciclista ou motorista. Campanhas publicitárias e ações educativas podem ser utilizadas para atingir diferentes públicos.

Mas agora a gente quer saber, gostou do nosso texto de hoje que teve como objetivo te explicar um pouco mais sobre a importância do maio amarelo? Você já pôs em prática alguma dessas dicas que passamos no texto. Conta para a gente, aqui nos comentários.

E para a próxima leitura aqui no blog, indicamos o texto que conta um pouco sobre a nossa Instituição. Clique aqui, e acesse o conteúdo completo.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp