Conheça agora como é o mercado para um técnico em Enfermagem

04.11.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Para quem quer uma nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e alavancar sua carreira, o curso técnico é uma das melhores opções. Dentro dessa formação, na área da saúde há o técnico em Enfermagem.

Fundamental para a equipe médica, essa profissão requer foco, dedicação e uma visão 360º de tudo o que está acontecendo no ambiente em que seus serviços são requisitados.

Continue esta leitura e saiba mais sobre o mercado de trabalho, custo-benefício do curso e média salarial para esse profissional!

Mercado de trabalho

Sendo amplamente requisitado, o técnico em Enfermagem é uma profissão que se mantém sempre constante no mercado de trabalho. Podendo atuar em diversas áreas e setores, esse é um cargo que possibilita estar nos mais diversos locais, e não focando sua energia para conquistar a vaga em apenas um ambiente.

Segundo a Catho, plataforma que cataloga e atua como classificado on-line de empregos, mesmo em meio à pandemia no ano de 2020, o mercado de trabalho para o técnico em Enfermagem demonstrou um aumento de 708% na sua demanda em relação ao mesmo período (março) do ano anterior.

Já segundo o Salário.com, para o cargo houve um aumento de 23,1% para as contratações formais de carteira assinada entre os meses de fevereiro e novembro de 2020.

Esse aumento ilustra a necessidade desses profissionais que atuam na linha de frente, realizando desde a triagem até atendimentos mais específicos para auxiliar a equipe médica como um todo.

Quanto ganha um técnico em Enfermagem?

De acordo com o site Salário.com, em uma jornada de 38 horas semanais, para o técnico em Enfermagem o salário é, em média, de R$ 1.772,58. Já o teto para a profissão fica em torno de R$ 3.317,21. 

Segundo o Ministério do Trabalho, por lei, o técnico em Enfermagem pode receber um acréscimo de 10%, 20% ou 40% – com base no salário mínimo vigente no país – que corresponde ao adicional de insalubridade para a área. Esse benefício é garantido para aqueles que trabalham expostos a agentes nocivos no seu dia a dia, como é o caso de milhares de profissionais da saúde. 

Atividades realizadas e áreas de atuação

Sendo um grande suporte para toda a equipe médica do local, algumas das principais atividades desempenhadas por esse técnico são:

  • Reabilitação de pacientes;
  • Preparo de pacientes para exames;
  • Assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos;
  • Atendimentos de triagem;
  • Realização de procedimentos na urgência/emergência;
  • Suporte à equipe médica em geral.

Além disso, é possível encontrar técnicos em Enfermagem atuando nos mais diversos lugares, com os mais variados tipos de pacientes. Algumas possibilidades são:

  • Hospitais e clínicas;
  • Postos de saúde;
  • Centros de reabilitação;
  • Laboratórios de análises clínicas;
  • Empresas e indústrias;
  • Asilos;
  • Atendimento home care.

Em cada um desses locais, a demanda é variada e os técnicos em Enfermagem devem  estar preparados para aplicar diferentes conhecimentos e métodos. Sabendo disso, o curso técnico possui módulos que buscam preparar os estudantes para cada um desses locais, criando, assim, um profissional diverso, multidisciplinar e cada vez mais capacitado para a realização de suas atividades.

Custo-benefício do curso

Um dos benefícios de se obter um diploma técnico é conseguir conciliar trabalho e estudos, sem precisar abrir mão de um em detrimento do outro. Mas afinal, quanto custa um curso de Técnico em Enfermagem? Esse é outro grande atrativo: muito mais barato que uma graduação na área, esse tipo de formação é conquistada em metade do tempo, com um preço que cabe no seu bolso.

Além disso, possuindo um amplo mercado de trabalho com rápida absorção, em pouco tempo o que foi investido retorna para o seu bolso. No mercado, é comum que quem possua a formação técnica seja inserido mais rapidamente no trabalho, isso acontece porque esse tipo de curso possibilita que o profissional saia de lá pronto para atuar, estando a par dos procedimentos a serem realizados e das técnicas mais atualizadas para isso. 

Curso Técnico em Enfermagem

Ficou interessado por essa formação? Então conheça o curso e veja instituições capazes de oferecer um ensino completo e de qualidade, levando em consideração o ensino teórico e prático para ser aplicado além dos laboratórios e salas de aula. 

Você ainda pode contar com a Agência de Encaminhamento, programa responsável por unir estudantes recém-formados e grandes empresas da área. Por meio da disponibilização de currículos para empresas parceiras, 75% do corpo docente sai da instituição com uma oportunidade real de emprego. 

Quer conhecer ainda mais a fundo essa formação técnica? Então chegou a hora de conhecer tudo sobre o curso Técnico em Enfermagem!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp