Quais as atividades de Enfermagem do Trabalho? Conheça agora!

27.01.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Para toda grande empresa, o bem-estar do seu funcionário é fundamental para que as equipes possam trabalhar com força total, sem baixas e com toda a segurança aos seus funcionários. Garantir isso é função do técnico em Enfermagem do Trabalho. Esse profissional, junto da equipe médica do local, trabalha incansavelmente para garantir o desenvolvimento saudável das funções de cada um. 

Continue esta leitura e saiba mais sobre o curso e as principais atividades desenvolvidas por quem opta por esse curso pós-técnico.

Enfermagem do Trabalho: pós-graduação na área

A especialização em Enfermagem do Trabalho é a formação ideal para aqueles que buscam uma atuação além das salas de hospitais. Com uma ampla área de atuação no mercado de trabalho, a profissão é prevista por lei e regulamentada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Os dois órgãos são responsáveis por monitorar e oficializar as garantias que devem ser oferecidas a esse profissional de Enfermagem.

Como é o curso?

Para aqueles que optam por essa formação, é preciso ter primeiro o diploma de técnico em Enfermagem para então poder iniciar o curso de especialização em Enfermagem do Trabalho. Com carga horária de 380 horas, o aluno tem acesso às seguintes matérias:

  • Legislação do trabalho;
  • Psicologia aplicada;
  • Segurança do trabalho;
  • Saúde ocupacional;
  • Ergonomia;
  • Doenças ocupacionais;
  • Primeiros socorros;
  • Organização dos serviços de Enfermagem do Trabalho;
  • Estágio.

A grade curricular diversa é a chave que garante um ensino completo que capacita os profissionais a atuar em situações diferentes de acordo com as necessidades da empresa onde os serviços serão prestados. 

Além disso, o estágio é parte fundamental nesse processo. Durante toda a formação, o aluno é exposto a teorias e à realização de atividades práticas; assim, o conhecimento é mais bem assimilado. Na última etapa, é hora de reunir tudo o que foi aprendido já no ambiente real do mercado de trabalho. 

Profissional em Enfermagem do Trabalho fazendo o seu trabalhando.
Profissional em Enfermagem do Trabalho fazendo o trabalhando.

Atividades desenvolvidas por esse profissional

Ao ser contratado por uma empresa, seja ela pública ou privada, o enfermeiro do Trabalho tem como objetivo acompanhar os demais trabalhadores para que todos possam realizar suas atividades de forma segura e assistida. 

Vagas diversas são ofertadas para a Enfermagem do Trabalho. Isso ocorre pois sua atuação é variada e pode ser aproveitada de diferentes formas. Confira abaixo algumas das principais atividades para as quais esse funcionário é requisitado no mercado de trabalho.

  1. Atendimentos em geral

Uma das atividades primordiais é estar de prontidão para realizar possíveis atendimentos, sejam eles de casos leves ou graves. Junto à equipe médica do local, o enfermeiro do Trabalho realiza atendimentos emergenciais, mas também de acompanhamento em casos de mal-estar. 

O objetivo é que todos possam trabalhar de maneira segura; contudo, se algo acontece naquele ambiente, é dever da equipe prestar todo atendimento necessário para restabelecer o bem-estar e zelar pela saúde dos profissionais da empresa. 

Quando necessário, esse profissional deve aplicar a técnica de Enfermagem e realizar curativos, verificar e monitorar sinais vitais, encaminhar e acompanhar o paciente para uma instituição de saúde. Em resumo: estar pronto para cuidar daquele paciente. 

  1. Prevenção e conscientização

Junto da diretoria da empresa, é papel do enfermeiro do Trabalho avaliar situações e ações que podem fazer mal e colocar em risco a integridade física dos funcionários. A partir disso, também é realizado o planejamento de meios para trabalhar o conceito de prevenção e o reforço da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Em indústrias, por exemplo, é comum que alguns funcionários sejam mais resistentes à utilização do equipamento. Nesse caso, ações como essa são realizadas para que os próprios funcionários entendam a necessidade do seu uso. Da mesma forma, essa conscientização garante que a empresa siga à risca as normas de segurança impostas para aquele tipo de setor e/ou serviço. 

  1. Doenças ocupacionais

Doenças ocupacionais são aquelas adquiridas ou desenvolvidas no ambiente de trabalho pelo tipo de atividade desempenhada ou pelas condições às quais o profissional é exposto. Para a legislação, uma doença ocupacional é classificada como um acidente de trabalho, visto que causa danos e prejuízos à saúde daquele funcionário.

Em se tratando disso, a função do enfermeiro do Trabalho é justamente acompanhar e evitar que esse tipo de situação ocorra. É primordial que os funcionários possam ser atendidos e ouvidos em relação às suas atividades e os possíveis danos que podem ser desenvolvidos antes que se torne uma doença ocupacional. E se ocorrer, o profissional especializado em Enfermagem do Trabalho deve analisar, junto à equipe médica, quais procedimentos serão tomados em relação a isso. 

Curso de Enfermagem do Trabalho em Recife

Interessou-se pelo curso técnico em Enfermagem do Trabalho? Conheça essa especialização em Recife, no Grau Técnico, a maior rede de Ensino Técnico do Brasil. Além de oferecer um ensino de qualidade, acima da média, ainda possibilita que 75% dos seus formandos saiam da instituição com uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp