CONHEÇA AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

31.10.2022

Por Ayrton

2 min de leitura

O setor industrial no Brasil é um dos mais importantes para a economia do país. Em uma pesquisa feita no ano de 2019, foi mostrado que este setor foi responsável por gerar mais de 1 trilhão de reais. Vendo a importância desse setor para o país, o Grau Técnico disponibiliza nove cursos nessa área, como o Curso Técnico em Eletrotécnica,  Mecânica, Edificações, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás, entre outros.

O CNI- Portal da Indústria, divulgou que em 2021, a Indústria respondeu por 22,2% do PIB e por 71,8% das exportações brasileiras de bens e serviços. Dados recentes também indicam que o setor representa 68,6% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e 32,9% da arrecadação de tributos federais (exceto receitas previdenciárias).

Hoje, vamos destacar o Curso Técnico em Eletrotécnica e quais áreas de atuação e funções um aluno formado pode trabalhar.

O Curso Técnico em Eletrotécnica tem a carga horária total de 1.200 horas, divididas em 24 meses de duração do curso. Os alunos que se interessarem por essa área, terão a oportunidade de, no primeiro módulo, já estudarem sobre a Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS), Eletrodinâmica e Eletromagnetismo, Instrumentos e Medidas Elétricas e Desenho Técnico.

Já no segundo e terceiro módulos, o estudante Grau irá aprofundar seus estudos nas disciplinas de Eletrotécnica Aplicada, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas Prediais, Eletrônica Básica, Proteção dos Sistemas Elétricos I, Eletrônica Aplicada, Segurança Aplicada à Eletrotécnica, Comandos Elétricos, Elementos de Automação, Acionamentos Elétricos, Industriais I, Geração e Distribuição de Energia, Instalações Elétricas em Média Tensão e Proteção dos Sistemas Elétricos II.

No último módulo, o aluno vai finalizar seu curso estudando Empreendedorismo e Ética, Metodologia da Manutenção, Ensaios de Máquinas, Acionamentos Elétricos Industriais II, Medição de Energia Elétrica, Conservação e Eficácia Energética, Desenho de Eletrotécnica e Projetos de Instalações Elétricas.

Os Cursos Técnicos, no Grau, são mais voltados para o ensino prático, levando os alunos a um estudo mais aprofundado das matérias ensinadas ao longo do curso. Isso tende a ser visto como um ponto positivo pelas empresas, pois, por garantir uma experiência antes mesmo de trabalhar na sua área de formação, o estudante já pode ingressar no mercado antes da finalização do curso.

Cada aula, teórica e prática, é pensada para gerar experiência nos alunos e prepará-los para as mais diversas situações, dentro do seu campo de atuação. Tendo essa experiência formada na sala de aula, o estudante ganhará mais destaque positivo e poderá incluir no seu currículo todo esse aprendizado, gerando mais oportunidades para ingressar nas vagas de empregos disponíveis.

Além disso, o estudante também pagará a disciplina de estágio, tendo a oportunidade de pôr em prática tudo o que foi aprendido de forma teórica, dentro de sala de aula com os instrutores. O estágio tem grande importância para os alunos, pois ele ajuda a construir sua carreira profissional. 

Apesar de, ao longo de seu Curso Técnico no Grau, o estudante ter acesso a palestras, seminários, atividades, dinâmicas e minicursos que simulam a vida de um profissional, é através do estágio que ele realmente consegue colocar em prática os conteúdos trabalhados na sala de aula e laboratório.

Quando formado, o Técnico em Eletrotécnica terá a média salarial de R$ 2.340,96 e poderá trabalhar em indústrias metalúrgicas, assistência técnica, telecomunicações e, até mesmo, em construção civil. Porém, ele realmente irá se sobressair em empresas voltadas à geração e distribuição de energia elétrica.

Dentro das funções desse profissional, ele poderá instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, participar da elaboração e do desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações.

Também pode atuar no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas, aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas, participar no projeto e instalar sistemas de acionamentos elétricos e executar a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

Investir em um Curso Técnico é uma ótima escolha para quem sonha em se profissionalizar em um curto período de tempo e com um custo que caiba no orçamento. Na rede de ensino Grau Técnico, você encontra tudo isso. Além de formar Profissionais Técnicos capacitados, o Grau também é o elo entre o estudante e o mercado de trabalho e com a sua Agência de Emprego, presente em cada unidade ao redor do país, a instituição visa encaminhar o aluno ao mercado, antes mesmo da conclusão do curso.

Para ressaltar o seu compromisso e seriedade nos conteúdos ofertados, todos os Cursos Técnicos do Grau tem o reconhecimento feito pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), que analisa a carga horária e as matérias presentes na grade curricular de cada curso ofertado.

Acessando o nosso site, você pode conferir mais informações sobre os outros Cursos Técnicos na área de indústria oferecidos pelo Grau Técnico.

Conheça os nossos cursos na Área Industrial!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp