5 DICAS DE COMO SE ORGANIZAR PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

22.12.2022

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Saiba como economizar nesse final de ano e ainda tenha a oportunidade de planejar suas férias em família, criando um planejamento financeiro. Aliás, ninguém quer deixar de curtir as festas de final de ano, não é mesmo?

Final do ano batendo na porta e aquela sensação de dever cumprido começa a surgir.  2022 foi um ano de muitas realizações e agora chegou o momento de curtir as festas do final do ano com a família e amigos. Porém, antes de mais nada, é importante saber como se preparar para essas celebrações, afinal, elas também podem envolver alguns gastos inesperados.

As festividades de final de ano, são um momento especial para estar ao lado de quem a gente ama e um bom planejamento para passar essas datas é crucial, para não ter dor de cabeça em um momento futuro. Amigo secreto (oculto), viagens em família, férias escolares, compra de materiais para o ano letivo que irá começar, entre outros, são alguns dos gastos mais comuns dos brasileiros nesta época do ano.

Fazer um planejamento financeiro é importante, pois consiste em um conjunto de ações que vão lhe ajudar a projetar uma situação futura e estabelecer estratégias para cumprir seus objetivos e compromissos. Assim, fica mais fácil saber para onde o seu dinheiro está indo e compreender como você o utiliza.

Criando a prática de colocar tudo no papel, gastos e ganhos, você vai conseguir direcionar suas finanças para o rumo que deseja, com metas e objetivos a serem alcançados. Dezembro é um mês de muitas celebrações e sempre buscamos inovar, seja em presentes, preparação da ceia de natal, roupas novas e viagens de final de ano. Pensando nisso, separamos 5 dicas de como você pode organizar seus custos neste final de 2022.

1-  Aproveite as promoções:

Essa época do ano é muito comum que as lojas realizem promoções, como a Black Friday e você pode conseguir economizar, garantindo os descontos oferecidos. Mas atenção: não deixe para comprar sem pesquisar. Busque realizar pesquisa de preços dos produtos do seu interesse, meses antes das promoções, assim você irá saber se vale a pena ou não gastar.

2-  Quite suas dívidas:

Nesse momento, é importante lidar com os gastos já feitos durante o ano. De todo modo, lidar com as dívidas é uma prioridade a ser encarada e essa é uma boa hora para fazer isso. Ordene as suas dívidas, das caras as mais baratas, e planeje de onde virá o dinheiro para quitar elas, como salário ou 13º.

3-  Lembre-se dos gastos do início do ano:

É importante economizar no fim de ano, pois alguns compromissos irão surgir assim que o dia 1º de janeiro chegar, como: IPVA, material escolar, matrícula de escola, IPTU, entre outros.

4-  Limites nos gastos de presentes:

Crie uma lista com todas as pessoas que você quer presentear esse final de ano e separe-as por categorias. As pessoas mais próximas, você destina uma quantia alta dos custos. Já para as outras, você pode diminuir esse gasto na hora da compra dos presentes e lembrancinhas.

5-  Crie metas para o futuro:

Além dos gastos que vão aparecer no início do ano, é importante criar metas que lhe ajudem a se manter na linha. Seja a quitação de dívidas, compra de uma viagem ou apenas investir mais. Lembre-se que guardar dinheiro agora irá te trazer benefícios lá na frente.

Seguindo todos esses passos, agora está na hora de relaxar e curtir as férias de final de ano com a família. E nada melhor do que fazer uma viagem, para passar esse tempo com eles, e recarregar as energias para começar 2023 com disposição e pronto para mais um ano de sucesso.

É nesse momento que você deve esquecer a rotina diária, que é bastante cansativa até mesmo para as crianças. As férias são importantes para que o corpo e a mente tenham espaço para descansar e esquecer dos problemas.

Também é uma ótima oportunidade para se conectar, ainda mais, com a sua família e criar lembranças boas que vão marcar sua vida e a deles. Essas recordações são parte importante da nossa história e retratam tempos de muita leveza e felicidade.

Pensando nisso tudo, destacamos 3 lugares no Brasil para você viajar com a sua família.

1-  São Miguel dos Milagres, Alagoas

Localizada no litoral do estado de Alagoas, a praia de São Miguel dos Milagres é uma ótima opção para quem está à procura de relaxar e descansar. A cidade também é perfeita para aproveitar o que a natureza tem a oferecer. As festas de final de ano encantam a todos que visitam o local e que  têm a oportunidade de caminhar pela pequena orla, passando por alguns bares de frente a praia e barcos de pescadores.

2-  Jalapão, Tocantins

Tenha a chance de conhecer o Jalapão e aproveitar as nascentes do Tocantins para renovar o corpo e a mente, para encarar o novo ano com novas perspectivas, projetos a serem realizados e objetivos a serem alcançados. No final do dia, assista ao espetáculo do pôr do sol na Pedra Furada ou, se preferir, aproveite o passeio pelas dunas.

3-  Fernando de Noronha, Pernambuco

Sendo um dos destinos mais procurados no Brasil, a Ilha de Fernando de Noronha é um lugar que deixa todos os visitantes completamente encantados. No local, você irá encontrar diversas agências que oferecem passeios em pontos turísticos 100% naturais e ecológicos, como o Ilha Tour.

E aí, gostou das nossas sugestões? Nada melhor que sair de férias com a família, para um lugar paradisíaco e renovar as energias para o ano que está por vir. Uma grande vantagem de viajar é, também, ter a oportunidade de sair de casa por um momento. Após a pandemia de 2020, grande parte dos brasileiros estão trabalhando de forma remota ou desejam alcançar esse objetivo.

Hoje, existem empresas que buscam profissionais formados para seguir o caminho do home office. Por essa razão, Cursos Técnicos estão sendo bastantes procurados por aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho de forma rápida, com uma qualificação profissional.

Já que você ficou por dentro das nossas dicas incríveis sobre as festas de final de ano, que tal agora conferir as 4 profissões que vão lhe dar a possibilidade de trabalhar em casa.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp