100 Mil Histórias de Sucesso: Como o Grau Técnico Transforma Vidas e Carreiras!

08.02.2024

Por Grau Técnico

2 min de leitura

A história do Ensino Técnico no Brasil, é mais antiga do que se pensa. É que tudo começou por volta de 1800, quando foi adotado no país, o modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao amparo da parte da sociedade menos privilegiada da população brasileira da época. Era comum ver crianças e jovens adolescentes aprendendo práticas de tipografia, encadernação, carpintaria, sapataria, alfaiataria, tornearia, entre outros.

Por volta de 1889, quando chega ao final do período imperial e um ano após a abolição legal do trabalho escravo no país, o número total de fábricas instaladas era de 636 estabelecimentos, com um total de aproximadamente 54 mil trabalhadores, para uma população total de 14 milhões de habitantes.

Vendo a necessidade de uma mão de obra totalmente qualificada para a época, Nilo Peçanha, o governador do Estado do Rio de Janeiro (antigamente chamado de Presidente do Rio de Janeiro), iniciou no Brasil o ensino técnico por meio do Decreto n° 787, de 11 de setembro de 1906, criando quatro escolas profissionais naquela unidade federativa: Campos, Petrópolis, Niterói, e Paraíba do Sul, sendo as três primeiras, para o ensino de ofícios e a última à aprendizagem agrícola.

Durante muitos anos, este método de ensino era voltado somente para a classe menos favorecida do país, lhe dando a oportunidade de estudo, principalmente para os filhos dos operários que atuavam na indústria do Brasil.

Mas, em 1959, as Escolas Industriais e Técnicas são transformadas em autarquias com o nome de Escolas Técnicas Federais. As instituições ganharam autonomia didática e de gestão e com isso, foi intensificado a formação de técnicos, mão de obra indispensável diante da aceleração do processo de industrialização.

Voltando para o tempo atual, a educação técnica tem como proposta oferecer uma formação de curta duração e uma aprendizagem direcionada para o mercado de trabalho. Dessa forma, os alunos estarão preparados para preencher as necessidades e demandas das empresas no mercado, nas mais diversas áreas.

Por isso, no texto de hoje iremos falar um pouco sobre as vantagens de escolher uma formação técnica em 2024 e destacar uma instituição de ensino que vem crescendo ao longo dos anos, ao redor do país.

No artigo, há os seguintes tópicos:

O aumento na procura por Cursos Técnicos

Em 2021, foi mostrado que as matrículas para a educação técnica no Brasil cresceram 17% e esse número pode aumentar ainda mais até este ano de 2024. O resultado dessa pesquisa foi divulgado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica . A meta 11 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) prevê triplicar as matrículas da educação técnica de nível médio, assegurando, pelo menos, 50% da expansão no segmento público.

Já em julho de 2023, o Instituto Itaú Educação e Trabalho, divulgou o resultado da pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, onde foi visto que os Profissionais Técnicos, presentes hoje no mercado de trabalho brasileiro, ganham em média 32% a mais, que os demais profissionais que frequentaram o Ensino Médio Tradicional, por exemplo.

Está vem sendo uma ótima notícia, para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, com uma formação de qualidade e em um curto período de tempo. O resultado calculado pelo Instituto, mostrou, como informamos acima que, além dos profissionais com ensino técnico completo, ganharem 32% a mais que os que realizaram o ensino médio, eles têm ainda maior chance de empregabilidade, já que foi mostrado que a taxa de desemprego para este grupo é de apenas 7,2%, enquanto os demais são de 10,2%.

O ensino técnico se destaca dos demais devido à sua abordagem prática e orientada para o mercado de trabalho. Enquanto o ensino tradicional muitas vezes se concentra em teoria e conceitos abstratos, o ensino técnico oferece aos alunos habilidades e conhecimentos direcionados para atender às demandas específicas da indústria e do setor profissional em que desejam atuar.

Os programas de ensino técnico proporcionam aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática por meio de estágios e projetos reais, preparando-os para uma transição mais suave para o mercado de trabalho. Além disso, este método está alinhado com as necessidades atuais do mercado, o que significa que os graduados estão melhor preparados para atender às demandas de empregadores e contribuir de forma significativa para suas respectivas áreas de atuação.

Tendo isto em mente, separamos para vocês no próximo tópico, as cinco vantagens de fazer um Curso Técnico.

As vantagens de escolher uma formação técnica

A educação técnica desempenha um papel fundamental na formação profissional, oferecendo uma ampla gama de vantagens que contribuem significativamente para o desenvolvimento pessoal e a empregabilidade.

Neste contexto, destacam-se cinco vantagens notáveis de fazer um curso técnico:

1.   Especialização Rápida: Os cursos técnicos são projetados para fornecer habilidades específicas e prontas para o mercado de trabalho em um curto período de tempo, entre 18 a 24 meses, permitindo que os alunos adquiram conhecimento prático em sua área de escolha de forma mais rápida.

2.   Maior Empregabilidade: Com a crescente demanda por profissionais qualificados em diversas áreas técnicas, os formados de cursos técnicos têm uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, com oportunidades de emprego mais amplas e melhores salários, como vimos no resultado da pesquisa no tópico anterior.

3.   Menos Custo e Tempo: Em comparação com cursos de graduação tradicionais, por exemplo, a educação técnica geralmente é mais acessível financeiramente e pode ser concluída em um período mais curto, permitindo que os alunos ingressem no mercado de trabalho mais rapidamente.

4.   Aprendizado Prático: A ênfase em habilidades práticas e experiência de trabalho real durante a formação técnica prepara os alunos para enfrentar desafios do mundo real e os torna mais aptos a aplicar seus conhecimentos de forma eficaz. Uma disciplina de grande relevância durante a esta formação, é a de estágio, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão e entender como será a sua rotina pós-finalização do curso.

5.   Faixa etária: Você pode iniciar seus estudos se já tiver finalizado o Ensino Médio ou se concluir os estudos até o final da sua formação técnica. De modo geral, os Cursos Técnicos são voltados para os alunos que estão finalizando ou que finalizaram o Ensino Médio.

Os cursos técnicos oferecem uma excelente maneira de adquirir habilidades valiosas, aumentar a empregabilidade e ingressar rapidamente no mercado de trabalho, tornando-se uma opção atraente para muitos que buscam uma formação profissional sólida.

Agora que já temos este conhecimento sobre a formação técnica, que tal descobrimos mais sobre a Instituição de ensino que vem fazendo a diferença na vida dos seus alunos?

Conheça a maior rede de ensino do Brasil

Criado há 13 anos, o Grau Técnico, tem como objetivo levar o melhor do Ensino Técnico aos seus alunos. Presente hoje em todas as regiões do país, cada unidade é construída com estrutura totalmente moderna e com equipamentos de ponta, para levar o melhor ensino para dentro da sala de aula, nas matérias teóricas e práticas.

Na rede Grau, o Ensino Técnico leva o aluno a uma imersão mais profunda na prática do seu futuro campo de atuação e isso é uma grande diferença notada pelas empresas, pois o estudante já irá garantir uma experiência antes mesmo de trabalhar na sua área de formação.

Cada aula, teórica e prática, é pensada para gerar experiência aos alunos e prepará-los para os mais diversos cenários dentro da sua formação e assim obter uma reação e tomada de decisão mais ágeis e eficientes. Tendo essa experiência formada dentro da sala de aula, o aluno ganhará um destaque positivo e poderá incluir no seu currículo todo esse aprendizado.

Os Cursos Técnicos do Grau têm como objetivo capacitar o aluno em um tempo médio de dois anos de duração. Isso é ótimo para quem deseja obter uma formação de qualidade, em um curto período de tempo, já que um curso bacharelado tem a duração de 4 a 5 anos, a depender da área.

Os cursos podem ser estudados por alunos que já finalizaram o Ensino Médio ou que estão começando os seus estudos e irão finalizar antes da conclusão do Curso Técnico (em alguns cursos essa condição é possível). Porém, cada curso tem sua particularidade com a faixa etária. Como falado anteriormente, com uma carga horária menor que a de uma graduação, o aluno poderá conciliar seus estudos escolares com o técnico.

Um grande diferencial que destaca a rede Grau, das demais presentes no mercado de escolas técnicas, é a sua Agência de Emprego. Ela foi criada, pensando em auxiliar os seus estudantes no caminho ao mercado de trabalho.

Hoje, são mais de 100 mil alunos encaminhados para a tão sonhada vaga de emprego. Além de encaminhar os alunos, ainda oferece ajuda àqueles que têm dúvidas na hora de produzir o currículo, prestando auxílio na sua produção, oferecendo oficinas e minicursos que preparam os alunos para as entrevistas de emprego, dando dicas de como agir e se comportar. Ficou interessado e quer saber mais como é o funcionamento do Grau e da sua agência? Temos um conteúdo bem legal que aborda esses dois pontos. Basta clicar aqui e ter uma boa leitura.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp