Acreditamos que seja de conhecimento geral da população que todo trabalhador tem o direito à saúde e segurança no trabalho. No Brasil, essas ações são garantidas pela Constituição Federal e trata-se de um conjunto de normas exigidas pelas empresas e seus colaboradores, que visam prevenir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e proteger a integridade física do trabalhador.
As empresas, por lei, têm como obrigação, implementar essas medidas pedidas pelas normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), para assim gerar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável aos seus funcionários. Porém, os mesmos também têm o papel de informar quando essas regras não estão sendo seguidas pela empresa empregadora.
Somente em 2022, 700 mil trabalhadores do país sofreram algum tipo de acidente de trabalho por causa da falta de equipamentos de segurança, descuido e, até mesmo, exaustão. Esse dado foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e pela Previdência Social e já falamos sobre este caso, em um conteúdo nosso publicado aqui no blog.
Por essa razão, como falamos, é necessário o investimento das empresas em segurança no trabalho, para seus funcionários, como forma de proteger os seus trabalhadores e também de evitar os impactos causados pelas taxas de indenizações e/ou afastamento dos colaboradores.
É considerado acidente de trabalho o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, de acordo com a lei 8.213, de 24 de julho de 1991, da Previdência social no art. 19.
Por isso, dentro das empresas o Técnico em Segurança do Trabalho é necessário, para garantir que os funcionários estejam atuando em um ambiente protegido. E é sobre isto que falaremos no texto de hoje.
Queremos destacar a importância deste profissional dentro do ambiente de trabalho, quais ações são necessárias serem tomadas, para que as empresas estejam entregando um local apropriado de serviço, qual a função desse Técnico no mercado e o que pode ser feito para prevenir qualquer tipo de ocorrência negativa.
No conteúdo, você vai encontrar os tópicos:
A segurança no trabalho desempenha um papel crucial na proteção dos trabalhadores e no desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros, como já falamos no início do nosso texto. Compreender acidentes e realizar avaliações de riscos são passos fundamentais para garantir a segurança nas empresas.
Por isso, é de obrigação desses locais, contratarem profissionais qualificados para que, além de oferecer mais segurança aos funcionários, também seja feito um trabalho de avaliação do ambiente, para se ter noção se o local de serviço está com as normas em dia. O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que fica a cargo da prevenção de acidentes e trata de eventuais acontecimentos, trazendo grandes benefícios para todo o corpo empresarial.
Este profissional fica responsável pelas avaliações de riscos, que são fundamentais para identificar e mitigar potenciais perigos no ambiente de trabalho. Ao identificar riscos, é possível implementar medidas de controle apropriadas para minimizar as chances de acidentes laborais ocorrerem.
A compreensão dos riscos existentes no local de trabalho também permite que sejam estabelecidos procedimentos de segurança adequados, treinamentos específicos e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.
Garantir ambientes de trabalho mais seguros não só protege os trabalhadores, mas também traz benefícios para as empresas. A redução de acidentes resulta em menor incidência de afastamentos, redução de custos com indenizações e processos trabalhistas, além de melhorar a imagem da empresa perante a sociedade.
Portanto, a compreensão da segurança no trabalho, em relação a acidentes e avaliações de riscos são cruciais para garantir ambientes de trabalho mais seguros. Por meio da análise de acidentes passados e da identificação de riscos presentes no local de trabalho, é possível implementar medidas preventivas adequadas, reduzindo a ocorrência de acidentes e garantindo a segurança e bem-estar dos trabalhadores.
E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir. Como identificar estes riscos e quais são os mais comuns, que podem ser evitados, realizando as avaliações de prevenção de acidente de trabalho.
Um acidente de trabalho ocorre quando um trabalhador sofre uma lesão ou doença relacionada diretamente ao exercício de suas funções profissionais. Os acidentes de trabalho podem ser classificados em três tipos principais:
Um acidente de trabalho é um evento indesejado que traz consequências negativas para o trabalhador e pode gerar impactos significativos para a empresa, tanto em termos financeiros quanto de reputação. Por isso, é essencial investir em prevenção, treinamento, adoção de medidas de segurança e promoção de um ambiente de trabalho saudável.
A identificação e avaliação de riscos no ambiente de trabalho são fundamentais para prevenir acidentes, proteger os trabalhadores, garantir o cumprimento legal, reduzir custos, melhorar o clima organizacional e fortalecer a reputação da empresa. É uma prática essencial para promover a segurança e o bem-estar no local de trabalho.
Existem diferentes tipos de riscos presentes em locais de trabalho que podem ser categorizados como físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Cada tipo de risco possui características específicas e requer medidas de mitigação adequadas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.
Destacamos os 4 mais comuns. São eles:
É importante ressaltar que a avaliação e identificação dos riscos é fundamental para determinar as medidas de mitigação adequadas em qualquer ambiente de trabalho. No início do texto, falamos que os funcionários também precisam tomar ações para que estes riscos sejam diminuídos, então é importante buscar uma rotina mais saudável, para gerar melhor conforto à saúde.
Essa identificação também deve ser feita por profissionais qualificados, como engenheiros de segurança do trabalho ou técnicos em segurança do trabalho.
Já que, novamente citamos o Técnico em Segurança do Trabalho, vamos entender um pouco mais sobre esta formação e como este profissional vai atuar no mercado de trabalho.
O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que fica a cargo da prevenção de acidentes e trata de eventuais acontecimentos, trazendo grandes benefícios para todo o corpo empresarial. Ele pode atuar dentro de empresas públicas ou privadas e tem como média salarial R$ 2.548,00.
Dentre suas atividades, ele:
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho é oferecido pela Instituição de Ensino Grau Técnico, com duração média de 24 meses, divididos em 4 módulos disciplinares. No Grau, o aluno tem acesso a instrutores totalmente qualificados que planejam cada aula, teórica e prática, para levar o melhor do ensino, mostrando a realidade que o aluno encontrará na sua futura formação técnica.
Além disso, o aluno ainda terá a chance de realizar a disciplina de estágio, podendo colocar em prática todo ensinamento visto em sala de aula e, posteriormente, ganhar mais experiência, gerando mais oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Os alunos também podem contar com um laboratório para realizar seus estudos práticos, usando equipamentos que, futuramente, serão seus objetos no mercado.
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