Do Laboratório para o Mundo Real: Como os Estágios Moldam a Carreira dos Estudantes Técnicos

01.04.2024

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O ano passado trouxe uma ótima notícia para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, mas ainda tem dúvida sobre qual carreira seguir. Bom, para quem não leu o nosso último conteúdo “Descubra as Carreiras em Ascensão: Cursos Técnicos Mais Procurados para 2024”, nós informamos que em pesquisa realizada em 2023, pelo Instituto Itaú Educação e Trabalho, mostrou que pessoas com Diploma Técnico, ganham em média 32% a mais que os profissionais que não tem essa formação. Porém, além da formação técnica, o estágio é de extrema importância para quem escolher este caminho.

Antes de nos aprofundarmos mais sobre a questão dos Cursos Técnicos e a sua formação, vamos explorar um pouco sobre o resultado desta pesquisa. O resultado apontou que o Ensino Médio Técnico tem a chance de aumentar a empregabilidade e a renda daqueles que escolherem frequentarem este tipo de ensino.

Isso traria ao país, uma ampliação de até 2,32% no Produto Interno Bruto (PIB). Ainda foi mostrado que, a taxa de desemprego entre os estudantes que realizaram seus estudos no Ensino Técnico, é menor, de 7,2%, contra 10,2% no formato regular de ensino. O estudo trouxe também que com maior investimento no Ensino Técnico, pode haver uma diminuição para a desigualdade salarial.

A educação técnica tem como proposta oferecer uma formação de curta duração e uma aprendizagem direcionada para o mercado de trabalho. Dessa forma, os alunos estarão preparados para preencher as necessidades e demandas das empresas, nas mais diversas áreas.

Por isso, no texto de hoje, iremos aprender mais sobre as vantagens de ter um Curso Técnico no currículo e como o estágio é necessário para a evolução educacional de quem escolher este método de ensino.

No artigo de hoje, você vai encontrar os seguintes tópicos:

Conhecendo as vantagens de uma Formação Técnica

Estudantes de enfermagem em aula prática com protótipo de coração.

Ter um Curso Técnico no currículo é mais do que simplesmente adicionar uma linha extra à lista de qualificações. É uma decisão estratégica que pode moldar significativamente o futuro profissional de um indivíduo.

Em um mundo cada vez mais competitivo, onde as exigências do mercado de trabalho estão em constante evolução, os cursos técnicos oferecem uma base sólida de habilidades práticas e conhecimentos especializados, tornando os profissionais mais adaptáveis e valorizados.

Enquanto a educação tradicional continua a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico, os cursos técnicos ocupam um lugar especial ao fornecer uma educação focada e direcionada para as demandas específicas do mercado de trabalho.

A importância de incluir um curso técnico no currículo não pode ser subestimada, pois não apenas amplia as oportunidades de emprego, mas também capacita os indivíduos a desempenharem funções essenciais.

Pensando nisso, destacamos cinco vantagens de fazer um curso técnico:

  1. Relevância prática: Os cursos técnicos oferecem treinamento prático e direcionado, preparando os alunos com habilidades específicas exigidas pelo mercado de trabalho, tornando-os prontos para ingressar em suas carreiras escolhidas assim que concluírem o curso.
  2. Rápida entrada no mercado de trabalho: Em comparação com cursos universitários tradicionais, os cursos técnicos têm uma duração mais curta, permitindo que os alunos entrem no mercado de trabalho mais rapidamente e com habilidades prontas para o uso.
  3. Demanda do mercado: Muitos setores da indústria têm uma grande demanda por profissionais com habilidades técnicas específicas. Ter uma formação técnica aumenta as chances de conseguir emprego em áreas onde há escassez de mão de obra qualificada.
  4. Flexibilidade: O Ensino Técnico, muitas vezes oferece opções flexíveis de aprendizado, o que pode ser vantajoso para aqueles que precisam conciliar estudos com trabalho ou outras responsabilidades.
  5. Potencial de ganhos: Profissionais com formação técnica muitas vezes têm um bom potencial de ganhos, especialmente em áreas onde a demanda por suas habilidades é alta e a oferta de profissionais qualificados é limitada, como vimos no resultado da pesquisa.

Como falado logo no primeiro tópico, o treinamento prático é um dos pontos que se destaca neste método de ensino e uma das maneiras que os alunos irão aprender mais sobre a sua futura profissão é com o estágio.

Sabendo a sua importância na vida acadêmica, decidimos criar um tópico somente para falar sobre este assunto.

Aprendendo na prática a profissão técnica

laboratório do Grau Técnico.

Os estágios desempenham um papel fundamental na formação e desenvolvimento dos alunos técnicos, proporcionando uma experiência valiosa que vai além das salas de aula. Ao ingressarem em estágios, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em suas disciplinas em um ambiente de trabalho real.

Essa experiência prática oferece uma série de benefícios significativos, desde a consolidação dos conceitos aprendidos até o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas da área de estudo.

Além disso, os estágios oferecem aos alunos a chance de adquirir experiência profissional relevante, estabelecer contatos na indústria e explorar diferentes aspectos de suas carreiras futuras.

Por isso, destacamos alguns dos benefícios que os estágios oferecem aos alunos técnicos.

  • Aplicação Prática da Teoria: Os estágios permitem que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um ambiente real de trabalho. Isso ajuda a solidificar conceitos teóricos, mostrando como eles são aplicados na prática.
  • Desenvolvimento de Habilidades: Durante o estágio, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas específicas da sua área de estudo. Eles podem aprender a operar equipamentos, utilizar ferramentas especializadas, e adquirir competências práticas que são essenciais para o sucesso na profissão escolhida.
  • Experiência Profissional Relevante: Os estágios fornecem aos alunos uma valiosa experiência profissional que pode enriquecer seus currículos e aumentar suas chances de empregabilidade.
  • Networking: Durante os estágios, os alunos têm a oportunidade de conhecer profissionais da sua área de formação, estabelecer contatos e construir relacionamentos profissionais importantes. Essas conexões podem ser extremamente úteis no futuro, seja para encontrar oportunidades de emprego, obter orientação profissional ou colaborar em projetos.
  • Desenvolvimento de Soft Skills: Além das habilidades técnicas, os estágios também ajudam os alunos a desenvolver habilidades interpessoais, comunicação eficaz, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e resolução de problemas. Essas habilidades são essenciais não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal dos alunos.
  • Possibilidade de Contratação: Em muitos casos, os estágios podem servir como uma porta de entrada para oportunidades de emprego em tempo integral. Se um estagiário se destacar durante seu período de estágio, é possível que a empresa decida oferecer-lhe uma posição permanente após a conclusão do curso.

Antes de finalizarmos o texto, queremos saber a sua opinião. Gostou do conteúdo de hoje? Qual Curso Técnico você pensa em iniciar ainda este ano? Deixe aqui nos comentários, que a gente quer saber. Para sua próxima leitura, sugerimos que acesse o nosso texto sobre “Da Sala de Aula para o Mundo Real: Como os Cursos Técnicos Preparam Você para o Sucesso”, acessando pelo link.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp