Carreira em Alta Velocidade: 6 Vantagens de fazer um Curso Técnico e conseguir um emprego. 

24.10.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e em busca de profissionais capacitados e qualificados para iniciar sua jornada dentro da empresa e ajudar no seu crescimento, além de suprir suas necessidades. Aqui no blog, já falamos em alguns dos nossos conteúdos, sobre setores que estão em crescimento e a importância da qualificação profissional para conseguir uma vaga. Hoje, nós queremos focar mais nas 6 vantagens de um Curso Técnico, no currículo e como ele abre portas para o futuro profissional.

O Instituto Itaú Educação e Trabalho, divulgou no mês de Julho/2023, o resultado da pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de Ensino médio técnico no Brasil” , que mostra que pessoas com Diploma Técnico, presentes hoje no mercado de trabalho brasileiro, ganham em média 32% a mais, que os demais profissionais que cursaram apenas o Ensino Médio Tradicional.

Como podemos considerar, isso é uma boa notícia para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, de maneira mais rápida, pois a Educação Técnica tem como proposta oferecer uma formação de curta duração de tempo, com uma aprendizagem direcionada para o mercado de trabalho. Dessa forma, os alunos estarão preparados para preencher as necessidades e demandas das empresas, nas mais diversas áreas.

Além dos profissionais com Ensino Técnico completo, ganharem até 32% a mais que os que realizaram o Ensino Médio tradicional, eles têm ainda maior chance de empregabilidade, já que foi mostrado que a taxa de desemprego para este grupo é de apenas 7,2%, enquanto os demais são de 10,2%. Com um Curso Técnico no currículo, pode-se ter uma estabilidade profissional, pois estes profissionais têm mais chances de se manterem empregados, que os demais.

Ter uma formação técnica é uma das maneiras mais rápidas de entrar no mercado, como citamos acima, pois com o seu tempo de duração menor do que a de uma graduação, por exemplo, o aluno do Curso Técnico pode garantir sua vaga de trabalho e ingressar no mercado antes mesmo da finalização do curso.

Por isso, no texto de hoje, iremos trazer algumas das vantagens de iniciar um Curso Técnico, ainda este ano, para quem deseja conquistar seu futuro profissional em pouco tempo.

No artigo, você vai encontrar os tópicos:

De olho nos resultados

Pessoas em aperto de mãos em reunião de negócios.

Antes de darmos continuidade ao assunto central do nosso texto, achamos que seria interessante trazer um pouco mais de informações sobre a pesquisa citada no início do artigo, como também voltamos no tempo e apresentar outro resultado, que fala sobre o mercado para quem escolhe seguir carreira na área técnica.

Analisando a pesquisa de forma aprofundada, podemos notar que, como falado anteriormente, a taxa de desemprego para este grupo de profissionais é bem menor. Porém, não foi apenas este estudo que trouxe números positivos para este quadro.

No início do ano, em março, realizado pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Arymax, o estudo informou que a taxa de empregabilidade dos estudantes que cursaram o Ensino Técnico é 81,1%, maior em relação aos que possuem apenas o Ensino Médio Tradicional.

Já os cargos de nível médio são mais ocupados pelos que têm Ensino Técnico, com taxa de 24,8%.

Podemos destacar como exemplo, a área da saúde e sua evolução ao longo dos últimos 2 dois. Mostrando esses resultados de contratações em números, foi registrado um aumento de 10,9% e o setor atingiu 2.175 empregados a cada 100 mil habitantes nesse ano. A contratação de Técnicos em Enfermagem, teve um 708% de aumento.

De dezembro de 2021 a março de 2022, período de estabilidade no mercado de trabalho no país, este setor registrou crescimento de 0,9% no número de empregos formais, que eram 4.652 milhões e atingiu 4.694 milhões.

Mas, se você ainda sente dúvida em por que fazer um Curso Técnico, vamos lhe apresentar agora algumas das vantagens de um curso técnico, como método de ensino para ingressar no mercado.

6 vantagens de fazer um Curso Técnico

Jovens analisando amostras em microscópio.

Podemos ver, com o recente estudo divulgado que, o mercado de trabalho está aberto para receber novos profissionais e não se pode perder tempo para conseguir conquistar esta oportunidade. Ficou claro que fazer um Curso Técnico é uma das melhores opções para suprir essa deficiência do mercado atual.

Por isso, separamos no texto de hoje, 6 vantagens de um curso técnico no currículo e os motivos do porquê você deve iniciar sua formação na área técnica, ainda em 2023:

  1. Foco em Habilidades Práticas: Os cursos técnicos são elaborados com o objetivo de fornecer habilidades práticas e competências específicas que são necessárias para atender às demandas reais do mercado de trabalho. Isto é visto de forma positiva pelas empresas, pois os alunos já estão garantindo experiência profissional, antes mesmo de ingressar no mercado, os ajudando a lidar com qualquer tipo de situação/dificuldade que possa enfrentar no campo onde irá atuar.
  2. Curta Duração e Rápida Inserção no Mercado: Uma das grandes vantagens dos cursos técnicos em relação aos cursos superiores é a sua brevidade. Enquanto a graduação tradicional pode levar de 4 a 5 anos para ser concluída, as formações técnicas têm uma duração mais curta, em média de 2 anos.
  3. Aprendizado Contextualizado: São projetados especificamente para preparar os alunos para o mercado de trabalho, como já tratamos disso no decorrer do texto, oferecendo um aprendizado mais prático. Isso significa que os alunos são expostos a situações reais que encontrarão em suas carreiras futuras, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho, como falamos logo no primeiro tópico.
  4. Empregabilidade Elevada: Como vimos, logo no início do texto, a pesquisa divulgada mostrou que a taxa de empregabilidade de estudantes que cursaram o Ensino Técnico é 81,1%, maior em relação aos que possuem o ensino médio (76,8%). Pode-se chegar a conclusão que, com um Diploma Técnico no currículo, é possível ter uma estabilidade financeira e profissional, pois estes profissionais têm mais chances de se manterem empregados, que os demais.
  5. Versatilidade de Carreira: Os conhecimentos técnicos adquiridos durante a formação, são habilidades e competências que podem ser aplicadas em diversas áreas e setores. Isso acontece porque muitos dos conceitos e princípios técnicos são universais e podem ser adaptados para diferentes contextos.

Por exemplo, habilidades técnicas em programação podem ser aplicadas não apenas na área de desenvolvimento de software, mas também em áreas como análise de dados, segurança de informações, automação de processos, entre outras.

  1. Networking e Oportunidades: Oferecem diversas oportunidades de networking com professores, colegas e profissionais da indústria, permitindo que os alunos criem uma rede de contatos valiosa para o desenvolvimento de suas carreiras. Uma boa maneira de criar contatos, é participando de eventos, oficinas, workshops e atividades, permitindo a geração de networking e também de aprender com pessoas experientes, sobre a sua área de formação.  

Ao construir relacionamentos sólidos dentro do seu campo de atuação, é mais fácil obter recomendações, referências e aconselhamento de profissionais bem-sucedidos, o que pode impulsionar a carreira e abrir portas para projetos mais lucrativos. Dessa forma, ao investir tempo e esforço na construção e manutenção de relacionamentos profissionais, é possível alcançar uma maior estabilidade profissional e financeira ao longo da carreira.

Agora que lhe apresentamos algumas vantagens de um curso técnico, achamos que para finalizar o texto de hoje, nada mais justo seria do que trazer as razões para você estudar na escola de Ensino Técnico mais premiada do país.

Preste atenção ao tópico seguinte e saiba porque você deve escolher a rede Grau Educacional.

Dê início ao seu futuro profissional

Mulher ao ar livre com copo de café laranja.

Ter acesso a um ensino de qualidade é muito importante para alcançar uma formação técnica que leve a uma capacitação profissional mais adequada ao que o mercado de trabalho procura. E isso tudo você encontra na rede de ensino Grau Técnico.

A instituição se importa com o desempenho do aluno e busca o melhor jeito de levar o aprendizado para a sala de aula, de forma dinâmica, assim conseguindo fazer com que o aluno evolua a cada módulo e se torne um grande profissional técnico.

Mesmo com esses pontos positivos sobre o Grau, decidimos destacar os 5 mais importantes, para levar você a conhecer melhor a instituição e saber porque você deve escolhê-la. 

  • Tempo de Duração: O Grau oferece mais de 30 Cursos Técnicos, nas mais diversas áreas, como saúde, negócios, indústria e tecnologia, e tem o tempo de duração de 18 a 24 meses. Além disso, a rede também tem disponível na sua grade, especializações na área da saúde, para os alunos que finalizarem seus Cursos Técnicos e queiram aprimorar seus aprendizados no setor.
  • Investimento: O Curso Técnico no Grau é a melhor escolha para quem quer estudar e se profissionalizar em uma área e não pode investir muito. Com laboratórios equipados, instrutores qualificados e experiência de mercado comprovada, com aulas preparadas para atividades teóricas e práticas, o Curso Técnico no Grau é ideal para quem quer ter uma formação de qualidade, que caiba no seu orçamento e que ainda possibilite a tão sonhada vaga de estágio antes da formação.
  • Idade: Você pode iniciar seus estudos se já tiver finalizado o Ensino Médio ou se concluir os estudos até o final da sua formação técnica. De modo geral, os Cursos Técnicos são voltados para os alunos que estão finalizando ou que finalizaram o Ensino Médio.
  • Modo de Ensino: O Curso Técnico é voltado mais para a área prática, levando os alunos a um estudo mais aprofundado das matérias ensinadas ao longo do curso e isso é outra grande diferença.
  • Estágio: A disciplina de estágio é uma etapa essencial para o aluno do Grau, pois ele proporciona aprendizado prático mais aprofundado, desenvolvimento de habilidades, networking e possibilitando a transição para o mercado de trabalho de forma mais rápida e efetiva.

Ingressar no mercado de trabalho é o sonho de todo estudante que está finalizando o seu Curso Técnico. Porém, é muito comum esses alunos não encontrarem ajuda, apoio ou suporte na sua instituição de ensino, para lhe guiar pelo caminho mais rápido ao mercado, principalmente na sua área de formação. Foi pensando nisso, que o Grau Técnico criou a Agência de Emprego.

A Agência está presente em cada uma das unidades do Grau ao redor do Brasil, e tem como missão encaminhar os alunos às vagas, não só de emprego, como também de estágio. Ela é responsável por estabelecer parcerias com empresas das regiões onde o Grau se encontra, para assim gerar as vagas e possibilitar ao aluno sua primeira experiência no campo de atuação profissional. Com isso, a agência já estará criando um elo entre o aluno e o mercado de trabalho. Quer saber mais como funciona Agência e como é realizada essa parceria com as empresas? Clique aqui, que temos um conteúdo exclusivo sobre o assunto.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp