Profissionais técnicos ganham, em média, 32% a mais que os demais profissionais do mercado.

14.07.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

São boas as notícias para quem deseja realizar seus estudos a nível técnico. Em recente pesquisa, realizada pelo Itaú Educação e Trabalho, foi divulgado nesta terça-feira (11/07), em seu resultado que os Profissionais Técnicos, presentes hoje no mercado de trabalho, ganham em média 32% a mais, que os demais profissionais que frequentaram o Ensino Médio Tradicional.

O resultado ainda aponta que o Ensino Médio Técnico tem a chance de aumentar a empregabilidade e a renda daqueles que escolherem frequentarem este tipo de ensino. Isso traria ao país, uma ampliação de até 2,32% no Produto Interno Bruto (PIB). Como falamos, o estudo sobre os potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão dessa modalidade foi elaborado por economistas.

Ainda foi mostrado que, a taxa de desemprego entre os estudantes que realizaram seus estudos no Ensino Téncico, é menor, de 7,2%, contra 10,2% no formato regular de ensino. O estudo trouxe também que com maior investimento no Ensino Técnico, pode haver uma diminuição para a desigualdade salarial.

A educação técnica tem como proposta oferecer uma formação de curta duração e uma aprendizagem direcionada para o mercado de trabalho. Dessa forma, os alunos estarão preparados para preencher as necessidades e demandas das empresas no mercado, nas mais diversas áreas.

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esta recente pesquisa e trazer algumas das vantagens, além das já apresentadas a cima, do porquê você deve fazer um Curso Técnico ainda este ano.

No artigo de hoje, você vai encontrar os tópicos:

A ascensão dos Profissionais Técnicos

pessoas se cumprimentando.

Não é a primeira vez aqui no blog que trazemos boas notícias em relação ao cenário do Ensino Médio Técnico. Em 2021, foi mostrado que as matrículas para a educação técnica no Brasil cresceram 17% e esse número pode aumentar ainda mais até 2024.

O resultado dessa pesquisa foi divulgado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A meta 11 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) prevê triplicar as matrículas da educação técnica de nível médio, assegurando, pelo menos, 50% da expansão no segmento público.

No resultado que o Instituto Itaú divulgou, evidencia que investimentos na expansão da oferta de ensino técnico valem a pena ser considerados. Há um significativo potencial de resultar em benefícios para a sociedade, como a redução da desigualdade de renda, o aumento do PIB, como falamos logo no início do texto. 

Espera-se que o aumento na demanda por trabalhadores com ensino técnico, poderiam potencializar os efeitos positivos da expansão do ensino técnico na sociedade. A carreira técnica sempre mostrou crescimento no Brasil e a pesquisa ofereceu 3 ações que bom potencializar ainda mais esses números:

  • Implementar políticas públicas intersetoriais:  programas de fomento ao ensino técnico que articulem educação, desenvolvimento econômico, trabalho, assistência social, cultura, ciência e tecnologia.
  • Garantir a formação profissional das juventudes alinhada às tendências do futuro: Utilizar informações sobre as profissões e habilidades em alta demanda atualmente e no futuro, por meio da integração de bases de dados de vagas de empregos.

Alinhamento dos currículos e das práticas pedagógicas em sala de aula para promover o desenvolvimento de competências e habilidades demandadas pelo mercado de trabalho em constante transformação para formar trabalhadores técnicos de nível médio.

  • Democratizar o acesso das juventudes aos programas de formação profissional: Implementação de programas, que visem a expansão do ensino técnico com ações afirmativas para acesso e permanência, considerando as desigualdades raciais, socioeconômicas e de gênero.

Seu futuro profissional começa agora

Agora que já lhe mostramos várias razões para iniciar um Curso Técnico, gostaríamos de lhe apresentar o local onde você pode alcançar o futuro profissional, com um ensino de excelência. Fundado em 2010, o Grau Técnico, desde a sua fundação, tem como objetivo levar o melhor do Ensino Técnico aos seus alunos.

Presente hoje em todas as regiões do país, cada unidade é construída com estrutura totalmente moderna e com equipamentos de ponta, para levar o melhor ensino para dentro da sala de aula, nas matérias teóricas e práticas.

Os Cursos Técnicos do Grau têm como objetivo capacitar o aluno em um tempo médio de dois anos de duração. Isso é ótimo para quem deseja obter uma formação de qualidade, em um curto período de tempo, já que um curso bacharelado tem a duração de 4 a 5 anos, a depender da área.

As aulas teóricas e práticas são pensadas pelos instrutores, para preparar esses futuros profissionais para a construção de uma carreira de sucesso. Na parte teórica, os alunos vão aprender sobre as áreas dentro da profissão, as fórmulas, os objetos, nomes científicos, entre outros. Na prática, vão aprender a como colocar todo o estudo da apostila, em realidade.

A realização de procedimentos é bastante importante, para que o estudante saiba como agir em situações práticas e de diversas complexidades do cotidiano.

Ganhando essa experiência dentro da sala de aula, o aluno ganhará um destaque positivo e poderá incluir no seu currículo todo esse aprendizado. Ainda tratando em geração de experiência, a disciplina de estágio é de extrema importância e está presente na grade curricular de todos os cursos da rede de ensino.

O Grau oferece mais de 30 cursos, nas mais diversas áreas e separamos eles para você conhecer:

  1. Negócios: Administração, Recursos Humanos, Contabilidade, Logística, Transações Imobiliárias e Serviços Jurídicos.
  2. Saúde: Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas, Farmácia, Nutrição e Dietética, Estética e Saúde Bucal.
  3. Tecnologia: Rede de Computadores, Desenvolvedor de Sistemas, Informática (TI), Manutenção e Suporte em Informática e Informática para Internet.
  4.  Indústria: Edificações, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Eletrônica, Química, Petróleo e Gás e Mecatrônica.
  5. Especializações: Instrumentação Cirúrgica e Saúde do Trabalhador.

Encaminhamento ao mercado de trabalho

executivos em sala de reunião, conversando. e analisando dados.

Durante todos esses anos no mercado educacional, a rede Grau percebeu uma dificuldade enfrentada pelos alunos, o de conseguir ingressar no mercado de trabalho. Notando esse problema, o Grau resolveu criar a sua própria Agência de Emprego.

Ela foi criada, com o intuito de auxiliar os alunos da rede Grau Educacional, não somente para conseguir sua sonhada vaga de emprego, mas também lhe ajudando em outros pontos, como a produção de currículo, preparação para as entrevistas de emprego, como se portar e o que vestir nessas situações, entre outros pontos.

A Agência também é responsável por criar parcerias com empresas, presentes em cada estado do Brasil. Antes de uma unidade ser implementada em uma cidade, o Grau faz uma pesquisa sobre quais áreas, entre saúde, negócio, indústria e tecnologia, estão crescendo no mercado daquela região, para selecionar quais são os melhores cursos para aquele público.

Após definida essa etapa, o Grau Técnico vai atrás das empresas das áreas escolhidas, para mostrar quais são as vantagens de ser um parceiro do Grau Técnico.

Um levantamento de dados, do ano de 2021, mostrou que a Agência de Emprego do Grau encaminhou ao mercado de trabalho mais de 10 mil alunos. Por ano, a média é de 8 a 10 mil estudantes, que conquistam a tão sonhada vaga. Falando de número atuais, em 2023 o número de alunos encaminhados ao mercado já chegou a 100 mil e só tende a crescer ainda mais.

Antes de irmos, gostaríamos de saber a sua opinião sobre o texto de hoje? Você já sabia do resultado da pesquisa que falamos mais cedo? O que você achou? Tem dúvida em relação a qual área seguir no mercado de trabalho?Sem problema, aqui no nosso blog temos vários conteúdos legais sobre as mais diversas áreas de atuação, como saúde, negócios, tecnologia e indústria. Clique aqui, e confira os nossos textos.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp