Quando você pode fazer uma Especialização Técnica? Entenda agora!

18.08.2022

Por Ayrton

2 min de leitura

Alunos estudando uma especialização técnica
A busca por um curso pós-técnico é uma maneira de abrir caminhos para o mercado de trabalho e conseguir sua vaga de emprego.

É muito comum, após a finalização dos estudos no Curso Técnico, o interesse em se especializar na sua área de atuação. Essas especializações têm o objetivo de levar um ensino totalmente prático, para que os profissionais já formados tenham a possibilidade de trabalhar nas mais diversas áreas dentro da sua formação, conseguindo, assim, abrir novos caminhos para o mercado de trabalho. Conheça nesse post os reais motivos para realizar uma especialização técnica.

Os Cursos Técnicos têm, em média, dois anos de duração, divididos em 3 a 4 módulos, com aulas teóricas e práticas e, em sua maioria, podem iniciar os estudos com a idade de 17 anos. Esse modo de ensino tem como foco levar aos alunos um estudo mais aprofundado das matérias ensinadas ao longo do curso, realizando uma imersão mais profunda na prática do seu futuro campo de atuação.

Com isso, o estudante já irá garantir uma experiência, antes mesmo de trabalhar na sua área de formação, e isso é uma grande diferença notada pelas empresas, pois o estudante ganhará mais destaque positivo e poderá incluir no seu currículo todo esse aprendizado, gerando mais oportunidades para ingressar nas vagas de estágios e de empregos disponíveis.

Ao buscar uma especialização, o recém-formado profissional técnico está procurando aumentar o seu conhecimento e abrir novos meios para atuar na sua área. Por isso, decidimos separar algumas características de uma Especialização Técnica, para você que deseja ampliar seus estudos.

1-    O Profissional Técnico deve buscar uma especialização, dentro da sua área de atuação. Ou seja, se você finalizou seus estudos no Curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, você deve procurar especializações dentro dessa área.

2-    Outra característica de uma especialização técnica é que ela é oferecida com o objetivo de atender as demandas específicas do mercado de trabalho, pois ela está gerando mão de obra altamente especializada e qualificada em atividades práticas/operacionais.

3-    As especializações têm como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos formados e também continuar ensinando o mesmo assunto que estudou no curso técnico, porém de maneira mais detalhada, minuciosa e especializada. Assim, o estudante consegue desempenhar um trabalho de maior eficiência.

Isso leva a um destaque bastante positivo para o currículo do Profissional Técnico, pois assim ele mostrará às empresas o seu diferencial e pode receber a oportunidade de trabalhar em uma colocação bem acima no mercado, dentro da sua área.

No Grau Técnico, são oferecidos dois Cursos Pós-Técnicos na área da Saúde: Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica, voltados para os estudantes da área técnica em Enfermagem.

Enfermagem do Trabalho:

Objetivo: Especializar profissionais capazes de realizar planejamento, programação, orientação e execução das atividades de Enfermagem do Trabalho.

Área de Atuação:

1-      Atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde/doença;

2-    Colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias;

3-    Prestar assistência de Enfermagem a pacientes clínicos cirúrgicos;

4-    Média salarial nacional de R$ 1.929,72

Instrumentação Cirúrgica:

Objetivo: Especializar Técnicos em Enfermagem para a prática profissional de instrumentação cirúrgica, considerando os aspectos técnicos, teóricos e tecnológicos, com foco na segurança do paciente.

Área de Atuação:

1-  Preparar o ambiente operatório, montar e desmontar equipamentos, fazer a assepsia dos materiais e desempenhar atividades de auxílio à Enfermagem;

2- Controlar e fornecer instrumentos a médicos e enfermeiros, durante um procedimento;

3-    Pode atuar em hospitais e clínicas médicas;

4-    Média salarial nacional de R$ 2.316,00 

Ambos os cursos têm o total de 380 horas-aulas e cada um deve possuir carga horária mínima de 30% da respectiva habilitação profissional, sendo geralmente ofertado com duração média de um semestre. Os instrutores têm como missão oferecer aulas e conteúdos que vão preparar esses alunos para os mais diversos cenários e atividades a serem desempenhadas.

Assim como no Curso Técnico, na especialização todas as aulas, teóricas e práticas, são preparadas pelos professores, com o objetivo de levar a experiência do dia a dia, dentro do seu âmbito de trabalho, e preparar esses profissionais técnicos para agirem de forma rápida nos mais diversos cenários, obtendo uma tomada de decisão assertiva, quando necessário.

Além disso, aqui no Grau, o aluno tem acesso a Agência exclusiva de Emprego, presente nas mais de 100 unidades espalhadas pelo país, e que tem como missão encaminhar os alunos a tão sonhada vaga de estágio e/ou emprego.

A Agência também oferece ajuda àqueles que têm dúvidas na hora de produzir o currículo, prestando auxílio na sua produção, oferecendo oficinas e minicursos que preparam os alunos para as entrevistas de emprego, dando dicas de como agir e se comportar.

Com mais de 30 cursos oferecidos, nas mais diversas áreas, como tecnologia, negócios, saúde e indústria, o Grau Técnico tem como objetivo formar profissionais qualificados e prontos para ingressar no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre os Cursos Técnicos oferecidos aqui no Grau? Acesse o link agora e receba mais informações.

Conheça os Cursos Técnicos do Grau


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp