Como é a formação do curso Técnico em Farmácia?

23.12.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

À procura por uma formação que garanta uma rápida inserção no mercado de trabalho? Temos a indicação ideal para você!

Sendo um curso forte na área da saúde, o Técnico em Farmácia é o caminho certo para quem tem aptidão com biologia e gosta de assuntos voltados para a química e estudo de reações voltados à manipulação. 

Muito procurado no mercado de trabalho, esse profissional tem uma atuação diversa e necessária em diversos setores. 

Apesar do que muitos pensam, o técnico em Farmácia vai muito além do trabalho voltado para drogarias. Na profissão também se trabalha com a parte laboratorial e de manipulação.

Continue esta leitura e veja os melhores motivos para fazer o curso técnico na área e, assim, garantir seu ingresso em um mercado de trabalho com bom retorno e ampla concorrência!

O que um técnico em Farmácia faz?

Um dos principais setores da Medicina como um todo, a profissão possui diversas áreas de atuação, tanto em setores laboratoriais como administrativas e voltadas para a logística e distribuição. 

Ao longo da sua jornada como profissional, é comum que o técnico passe por cada uma dessas etapas, ganhando experiência e adquirindo conhecimentos que vão possibilitar uma atuação mais vertical e multidisciplinar. Como em todo mercado de trabalho, é mais valorizado aquele profissional plural, disposto e entendido do processo como um todo.

O profissional técnico nessa área atua sendo auxiliar ao farmacêutico do setor, responsável por desempenhar algumas atividades como:

  • Controle de qualidade;
  • Manipulação de fórmulas;
  • Auxílio na logística;
  • Controle de estoque;
  • Auxílio nos processos administrativos.
O que um Técnico em Farmácia faz?

As atividades desempenhadas por esse profissional são, em sua maioria, práticas, com o objetivo de realizar processos e demandas técnicas da empresa. 

Vale ressaltar que também é papel do técnico acompanhar o desenvolvimento dos produtos na empresa, estando sempre atento se as fórmulas atendem aos requisitos e regras dirigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), evitando, dessa forma, problemas judiciais para a instituição e entregando aos clientes medicamentos de qualidade, que cumpram seu papel sem trazer prejuízos à saúde.

Técnico em Farmácia: salário e mercado de trabalho

Essa é uma área cada vez mais em expansão. O exercício da profissão desse técnico pode ser encontrado em locais como:

  • Hospitais (públicos e privados);
  • Postos de saúde;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Farmácias de manipulação e cosméticos;
  • Drogarias.

Com tantas opções, é certo que o mercado no setor está em constante expansão, tanto para medicamentos quanto no ramo estético, com o estudo e a formulação de produtos voltados ao bem-estar do paciente. 

Como em vários setores da área de saúde, também é de responsabilidade do profissional manter a higiene do local de trabalho, isso para sua própria segurança e dos demais colegas de equipe. Por se tratar de um ambiente onde é feito o manejo de soluções e de produtos químicos, além da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), é de extrema importância que o técnico em Farmácia conserve o espaço de trabalho, garantindo, assim, a segurança de todos.

Na questão salarial, de acordo com o site Catho – referência em estudo de vagas e valores para as profissões -, a média salarial do profissional técnico em Farmácia é de R$ 1.782,87, podendo ter adicionais de insalubridade, a depender do setor em que seu trabalho é desenvolvido. Além disso, o valor pode variar de acordo com as qualificações, experiências e tempo de trabalho desse profissional.

Curso Técnico em Farmácia em Curitiba

Já está decidido a fazer o curso, mas ainda não sabe em qual instituição? Conheça o curso técnico em Farmácia em Curitiba do Grau Técnico! Com carga horária de 1.200 horas, durante a formação os estudantes são expostos a diversas matérias como:

– Anatomia e Fisiologia;

– Biossegurança;

– Microbiologia e Parasitologia;

– Bioquímica;

– Deontologia e Ética Profissional;

– Farmacologia;

– Boas Práticas de Manipulação e Controle de Qualidade;

– Microbiologia e Parasitologia.

Apesar de os nomes trazerem a ideia de ser algo complicado, essas matérias e o curso como um todo são voltados a ações mais práticas, alinhando teorias e vivências para que, saindo da sala de aula, os futuros profissionais possam estar preparados e munidos de toda a informação necessária para que possam exercer suas funções com excelência.

Além de todos os aparatos e laboratórios para capacitar os estudantes, no Grau Técnico os estudantes podem contar com a Agência de Encaminhamento, um programa desenvolvido em parceria com diversas empresas para garantir que, assim que concluir o curso, o aluno possa ingressar direto no mercado. O projeto já rendeu bons frutos e, para 75% dos alunos, foi a porta de entrada e o pontapé inicial para facilitar a jornada até um emprego. 

Tudo isso que foi citado acima é a garantia da qual você precisa para escolher estar em uma instituição renomada em todo o país, de alta qualidade e que apresenta resultados positivos e efetivos. 

Convencemos você? Então não demore e venha fazer sua formação no Grau Técnico, a maior rede de cursos técnicos do país e faça sua inscrição no curso técnico em Farmácia!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp