Conheça as áreas que um Técnico em Edificações pode atuar e você não sabia

23.02.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

A construção civil pode crescer 4,5% em 2023 e, só no ano passado, já gerou mais de 400 mil vagas no setor.

Uma recente pesquisa divulgada mostrou que o setor da construção civil gerou 430 mil novas vagas e tem a chance de crescer 4,5% ainda em 2023. Os resultados foram divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Vendo o quão forte este setor está no Brasil, a oportunidade para atuar na área também ganha destaque e se formar como Técnico em Edificações é uma ótima escolha para quem quer ingressar no mercado de trabalho.

A pesquisa também trouxe que a quantidade de novas obras e projetos registraram um crescimento de 3% no primeiro semestre de 2022, comparado com o mesmo período de 2021. A indústria da Construção Civil é o termo usado para atividades relacionadas à construção de edificações e obras de infraestrutura, incluindo edifícios residenciais, comerciais, industriais e públicos, bem como saneamento, instalações de energia elétrica, gás, telecomunicações, entre outras.

Como falamos mais cedo, para quem deseja trabalhar na área, pode escolher se formar como Técnico em Edificações. Esse profissional está presente no cotidiano da execução de uma obra e seu caráter multifuncional permite que ele seja necessário tanto no escritório de uma construtora quanto no canteiro de obras.

Para exercer a profissão de técnico, é obrigatório ter concluído o Curso Técnico em Edificações e fazer o registro profissional. No texto de hoje, vamos apresentar a você o Curso Técnico na área, campo de atuação deste profissional e como está o mercado para os recém-formados.

O texto de hoje contém os tópicos:

Conheça o Técnico em Edificações

Profissionais da construção civil no seu ambiente de trabalho.

O Curso Técnico em Edificações é uma habilitação vinculada ao Eixo Tecnológico de Infraestrutura que, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte.

Ele também contempla ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura e tem como objetivo, habilitar jovens e adultos para o exercício profissional.

O curso tem a carga horária de 1.200 horas-aulas, divididas em 4 módulos. Os alunos dessa formação irão ter aulas no primeiro módulo sobre Informática, Matemática Aplicada, Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS), Empreendedorismo e Ética, Desenho Técnico, Técnicas de Construção Civil, Materiais de Construção, entre outras.

O Ensino Técnico tem como foco estudar de forma teórica a profissão e, em suas aulas práticas dentro de laboratórios equipados com materiais usados no dia a dia do profissional, gerar uma experiência aos alunos e prepará-los para os mais diversos cenários dentro da sua área.

Dessa forma, os instrutores estão preparando os seus estudantes para ter uma reação e tomada de decisão mais ágeis e eficientes no seu campo de atuação. Tendo essa experiência formada dentro da sala de aula, o aluno terá a chance de se destacar e poderá incluir no seu currículo todo o aprendizado, gerando mais oportunidades para ingressar nas vagas de empregos disponíveis.

Falando dos estágios, eles têm grande importância para os alunos, pois ajudam a construir sua carreira profissional. Apesar de, ao longo de seu Curso Técnico, o estudante ter acesso a palestras, seminários, atividades, dinâmicas e minicursos que simulam a vida de um profissional, é através do estágio que ele realmente consegue colocar em prática os conteúdos trabalhados na sala de aula e no laboratório.

Quando formado, poderá trabalhar na prática e no acompanhamento das obras de engenharia, agindo como auxiliar direto dos engenheiros, arquitetos e tecnólogos ou conduzindo o processo executivo, considerando as atribuições de cada profissional. Pode atuar nas empresas de construção civil públicas, privadas e do terceiro setor, escritórios de projetos de construção civil, canteiros de obras e fábricas de pré-moldados. A média salarial para este profissional é de R$ 2.962,50.

Agora que você já viu o que faz um Técnico em Edificações e como é ampla a área de atuação desse profissional, vamos saber mais sobre a Instituição de ensino onde você pode começar o seu Curso Técnico ainda em 2023.

Onde posso estudar?

Profissional fazendo o escopo do seu projeto com um compasso.

A rede de ensino Grau Técnico, que tem mais de 30 Cursos Técnicos disponíveis nos mais diferentes setores como negócios, indústrias, tecnologia e saúde, está presente em todas as regiões do Brasil e tem como objetivo levar o melhor do Ensino Técnico e ajudar na formação e realização dos sonhos daqueles que querem se tornar um profissional qualificado.

Os Cursos Técnicos do Grau ainda têm como objetivo capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos, em um tempo médio de dois anos de duração. Isso é ótimo para quem deseja obter uma formação de qualidade, em um curto período de tempo.

O Grau também tem a preocupação de formar elos entre empresas, criando a oportunidade de encaminhar os alunos ao estágio e, posteriormente, ao mercado de trabalho, aumentando suas chances de empregabilidade. Por essa razão, a Agência de Emprego está presente em cada unidade do Grau.

A Agência de Emprego é responsável por ajudar os estudantes Grau não somente a conseguir sua vaga de trabalho, mas também a aprender como produzir o currículo, prestando auxílio na sua criação. Além disso, também são oferecidas oficinas e minicursos, que preparam os alunos para as entrevistas de emprego, dando dicas de como agir e se comportar. 

Mais curiosidades sobre o curso

Profissionais da área da construção civil em atuação.

O mercado da construção civil está em constante transformação. Os grandes desafios decorrentes desse setor impulsionam a formação de profissionais que sejam capazes de lidar com a rapidez no entendimento do conhecimento científico/tecnológico, associado à aplicação desses conhecimentos para a sociedade em geral.

Quer saber mais sobre o Curso Técnico em Edificações? Clique no link abaixo e confira a grade curricular completa, além da carga horária do curso.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp