3 áreas de concursos de nível técnico que vão fazer você mudar de vida

06.02.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Atualmente, o Ensino Técnico é um dos níveis de escolaridade que encontram vagas específicas em concursos públicos.

Sabemos que o sonho de muitos é ingressar no mercado de trabalho e também temos conhecimento que existem desafios para conseguir alcançar esse objetivo. Um deles é ter uma formação completa no currículo. Hoje, o mercado se encontra cada vez mais exigente, buscando sempre um currículo de sucesso, para uma futura contratação. Por isso, é importante lembrar que ter uma formação técnica pode abrir várias portas, até mesmo para os concursos nível técnico.

Estudar para ter uma profissão leva a um resultado positivo, pois proporciona mais recursos financeiros, conhecimentos, além de outros benefícios. A formação profissional pode transformar a vida de uma pessoa, proporcionando mais e melhores oportunidades de trabalho.

No mês de março/2022, a Fundação Roberto Marinho, junto com o Itaú Educação e Trabalho e Fundação Arymax, realizaram a pesquisa “Inclusão produtiva de jovens com Ensino Médio e Técnico: experiências de quem contrata” desenvolvida pelo Plano CDE. O intuito foi mapear e entender a percepção das empresas no Brasil sobre a contratação de egressos do ensino médio e técnico-profissional.

Em seu resultado, 42% das empresas entrevistadas informaram que os jovens com formação técnica permanecem na empresa e evoluem de cargo e 61% delas têm algum gestor que entrou na empresa como um jovem com formação técnica em nível médio. Temos como conclusão que uma profissão técnica é um dos caminhos para o mercado de trabalho e crescimento na carreira.

No texto de hoje, vamos destacar a importância de se ter um Curso Técnico no currículo e como essa formação pode abrir portas para o mercado, até mesmo para concursos.

No artigo de hoje, você encontra os tópicos:

Porque escolher um Curso Técnico?

Um grupo de profissionais em um circulo de conversa com pessoas de etnias diferentes.

Os Cursos Técnicos são uma ótima escolha para quem tem pressa em conseguir seu lugar no mercado de trabalho, pois eles têm como objetivo capacitar o aluno em um tempo médio de 18 a 24 meses. Isso é ótimo para quem deseja obter uma formação de qualidade, em um curto período de tempo.

Um curso nível técnico pode ser iniciado por estudantes que já finalizaram ou estão em finalização do Ensino Médio. Porém, cada curso tem sua particularidade com a faixa etária. Como falado anteriormente, por ter a duração de, no máximo, 2 anos, um curso técnico terá uma carga horária menor que a de uma graduação, por exemplo, e, assim, o aluno poderá conciliar seus estudos escolares com o técnico.

O Ensino Técnico é mais voltado para a prática, tendo como objetivo gerar experiência aos alunos e prepará-los para os mais diversos cenários dentro da sua formação. Esse é o foco que uma instituição de ensino deve ter, pois, assim, o estudante aprenderá a obter uma reação e tomada de decisão mais ágil e eficiente e estará pronto para atuar na sua área de formação.

Um Curso Técnico também é uma ótima escolha, quando falamos em investimento financeiro. Por ter um tempo de duração curto, em relação aos cursos de nível superior, o aluno conseguirá ter acesso a um ensino de qualidade, mas com um orçamento que cabe dentro do seu gasto mensal.

Sabendo agora porque um Curso Técnico é a escolha a ser feita, vamos falar sobre os concursos de nível técnico que você pode fazer para conseguir a tão sonhada estabilidade financeira.

É possível realizar um concurso?

Estudantes negros, estudando para concurso público.

Como falamos mais cedo, um Curso Técnico pode levar você a fazer um concurso. Mas como? Vamos te explicar. Os cursos técnicos têm muitas vantagens para quem quer ingressar no mercado, como também para quem visa passar em concurso público.

O Ensino Técnico é um dos níveis de escolaridade que encontram vagas específicas em cargos públicos. Quem já está acostumado com a dinâmica dos concursos públicos, sabe que eles são divididos por áreas profissionais.

Algumas dessas áreas são restritas a quem tem ensino superior, outras para quem possui médio e técnico e ainda têm aquelas mais abrangentes, que abraçam todos os níveis de ensino. Então, trouxemos algumas dessas áreas para você que deseja realizar um concurso.

Saúde: para técnicos nesta área, recentemente saiu o edital da Secretaria de Saúde do DF, com inscrições abertas para agentes da saúde. Estão previstas 602 vagas, para atuar na promoção, proteção e prevenção, cadastram as famílias e visitam os domicílios.. 

Tecnologia: Na área da Informática, à Defensoria Pública do Paraná, abriu seleção para 397 cargos. A seleção oferecerá aos candidatos vagas para os cargos de Técnico e Analista, com formação em níveis médio e superior.

Administrativa: para técnicos em Administração e Contabilidade, o mesmo concurso da Defensoria Pública do Paraná, também ofertará vagas para estes setores. O edital recebeu recentes alterações, no final de 2022. 

 Viu como são muitas as opções para quem está à procura de concursos nível técnico? A nossa dica é: pesquise no edital o nível de escolaridade pedido para o cargo e, caso você não tenha ainda um Curso Técnico no seu currículo, está na hora de mudar esse cenário e garantir sua vaga em um curso, na sua tão sonhada área de formação.

Estude no Grau Técnico 

Estudante negra, com livros em mão numa biblioteca.

Vendo a importância de ter um Curso Técnico no currículo, queremos que você conheça a Instituição de Ensino Grau Técnico e suas opções de curso. Estando há 12 anos no mercado, o Grau tem como objetivo levar o melhor do Ensino Técnico aos seus alunos. Presente hoje em todas as regiões do país, cada unidade é construída com estrutura totalmente moderna e com equipamentos de ponta, para levar o melhor ensino para dentro da sala de aula, nas matérias teóricas e práticas.      

No Grau, o Ensino Técnico leva o aluno a uma imersão mais profunda na prática do seu futuro campo de atuação e isso é uma grande diferença notada pelas empresas, pois o estudante já irá garantir uma experiência, antes mesmo de trabalhar na sua área de formação. Dentro da rede Grau,  você vai encontrar mais de 30 opções de cursos, nas mais diversas áreas, como saúde, negócios, tecnologia e indústria.

Todos os cursos citados mais cedo, para as vagas para os concursos nível técnico, são oferecidos pelo Grau. Quer saber mais sobre eles, as cargas horárias e médias salariais? Clique aqui, e confira todas as informações sobre o curso de seu interesse.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp