Carreiras em Alta: 5 Cursos Técnicos na Área da Saúde com Empregabilidade Garantida

22.02.2024

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O setor da saúde sempre esteve à nossa disposição, para nos auxiliar em alguma necessidade de atendimento ou consulta médica, porém nunca entendemos a sua importância e valor a esta área, como logo depois da pandemia do Covid-19. Foi justamente por causa dessa crise sanitária mundial, que a área da saúde foi uma das que mais cresceram ao longo dos anos. Pensando nisso, para o nosso conteúdo de hoje, iremos destacar os 5 Cursos Técnicos na área da saúde, para quem deseja seguir caminho neste setor.

Ainda falando sobre como a saúde foi um dos setores que mais ganharam destaque ao longo dos tempos, no nosso conteúdo passado sobre “Heróis da Saúde: O Papel Crucial do Técnico em Enfermagem no Sistema de Saúde”, nós trouxemos o resultado da pesquisa sobre o aumento de contratações que ocorreram na área, que foi de 10, 9%. De dezembro de 2021 a março de 2022, período de estabilidade no mercado de trabalho no Brasil, o setor da saúde registrou crescimento de 0,9% no número de empregos formais, que eram 4.652 milhões e atingiu 4.694 milhões.

Já trazendo dados mais próximos do ano 2024, segundo o relatório Cenário Macroeconômico Global e Brasil 2024, mostra que haverá uma desaceleração na economia mundial e isto será muito positivo para o Brasil, pois gerará uma com expectativa de crescimento por volta dos 2,2% neste ano, gerando empregos e queda da taxa de desemprego.

Estes dados no relatório, mostra favorável cenário para a retomada do crescimento do setor de saúde, que tem seu desempenho atrelado à economia.

Sabendo desses resultados, no texto de hoje vamos, não apenas lhe apresentar opções de Cursos Técnicos na saúde, para você escolher qual carreira seguir, mas também falar um pouco mais sobre a importância dos profissionais da saúde para toda a população.

Por isso, continue com a gente para descobrir mais sobre o setor da saúde.

No artigo de hoje, contém os seguintes tópicos:

A importância dos Profissionais de Saúde para a população

Profissional da saúde abraçando uma senhora.

Os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na sociedade, desempenhando funções cruciais que afetam a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Podemos dizer que eles são os guardiões da saúde, trabalhando incansavelmente para prevenir, diagnosticar e tratar uma ampla gama de doenças e condições médicas.

Além disso, esses profissionais desempenham um papel essencial na educação dos pacientes sobre como manter um estilo de vida saudável, promovendo a prevenção de doenças e incentivando a adoção de práticas de autocuidado. Sem eles, a população estaria exposta a riscos de saúde significativos e a qualidade de vida geral seria comprometida.

Além disso, eles desempenham um papel crucial em momentos de crises de saúde pública, como epidemias e pandemias. Eles são os heróis da linha de frente, arriscando suas próprias vidas para tratar pacientes e conter a propagação de doenças contagiosas. Sua dedicação, conhecimento e habilidades são inestimáveis em momentos de crise, e são eles que ajudam a manter a ordem e a estabilidade em situações de emergência, como vivências nos quase três anos de covid-19.

A importância dos profissionais de saúde não pode ser subestimada, pois eles desempenham um papel vital na manutenção da saúde, no bem-estar da sociedade e na resposta a desafios de saúde global.

Entendendo um pouco mais sobre a relevância desses profissionais qualificados no setor da saúde mundial, iremos agora para o tópico mais aguardado do conteúdo de hoje, que é as áreas que você pode seguir, se escolher a saúde como sua futura formação profissional. 

Conheça as cinco áreas da saúde para atuar em 2024

Imagem dos laboratórios grau.

Sabemos que você está muito curioso para saber as opções de atuação no campo da saúde, mas antes de irmos para este ponto, gostaríamos de destacar como uma formação técnica é uma excelente escolha para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ainda em 2024.

Em sua grande maioria, os Cursos Técnicos, têm a duração de dois anos e os estudantes que optarem por este método de ensino, ainda tem a chance de começar a atuar na área, antes mesmo da finalização do curso.

Outro ponto positivo é que os Cursos Técnicos têm uma abordagem mais prática, focando no desempenho que os alunos precisam adquirir nas competências necessárias para se tornarem profissionais qualificados e prontos para o mercado de trabalho.

Além disso, o investimento nos estágios, garantem que os alunos ganhem experiência em suas áreas de estudo e apliquem seus conhecimentos em situações reais, que farão parte do seu futuro, como Profissional Técnico. Durante os estágios, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades específicas relacionadas ao campo de estudo. Essas habilidades práticas são essenciais para o sucesso na carreira.

Entendo um pouco dessas vantagens, chegamos ao ponto mais aguardado. Caro leitor, conheça agora os cinco Cursos Técnicos na área da saúde:

  1. Curso Técnico em Enfermagem: Você pode começar com 17 anos, mas é necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir do segundo ano. Quando formado, este profissional fica responsável por colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, podendo atuar em abrigos, home care (cuidados domiciliares) e em hospitais públicos e privados, como também em empresas, com oportunidades que incluem funções burocráticas e assistenciais ao trabalhador.
  2. Curso Técnico em Saúde Bucal: Atua na prevenção e no controle de doenças bucais, realizando atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do paciente. Esse profissional está presente em clínicas ou consultórios odontológicos, hospitais e oferece serviços de saúde bucal, tanto no setor público, quanto no privado.
  3. Curso Técnico em Radiologia: Irá ensinar aos futuros profissionais, a como realizar exames radiográficos convencionais, processar filmes radiológicos, imagens e/ou gráficos e preparar soluções químicas, além de organizar a sala de processamento e instruir o paciente para a realização de exames, como: mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros.
  4. Curso Técnico em Farmácia: É um profissional que atua sob a supervisão de um farmacêutico, podendo exercer atividades como manipular e realizar controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação, auxiliar na produção, controle, qualidade e logística dos produtos em indústrias farmacêuticas, dispensar, distribuir e dosar medicamentos em farmácias hospitalares, entre outros.
  5. Curso Técnico em Análises Clínicas: Quando formado, o aluno terá como suas principais atividades, auxiliar e executar as atividades padronizadas de laboratório (automatizadas ou técnicas clássicas) necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, entre outros. O Técnico em Análises Clínicas pode atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios de diagnósticos médicos, de pesquisa, de controle de qualidade de saúde.

Antes de nos despedirmos, queremos saber o que você achou do nosso conteúdo de hoje? Ficou interessado em alguma área? Conta aqui pra gente nos comentários. Se gostaria de conhecer mais as vantagens de ter um Diploma Técnico no currículo, temos um texto ideal para você entender mais sobre o assunto. Clique aqui para acessar o conteúdo.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp