7 DICAS PARA SE DAR BEM EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

09.01.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Estar preparado para uma entrevista é importante, principalmente para aqueles que buscam sua oportunidade de ingressar no mercado.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e em busca de um bom profissional qualificado e capacitado para iniciar sua jornada dentro de uma empresa. Ingressar no mercado é o sonho de todo estudante que está finalizando o seu curso, porém, é muito comum que esses estudantes não encontrem ajuda na sua instituição de ensino e acabam indo em busca desse suporte, por outros meios, para guiá-los pelo caminho mais rápido ao mercado, na sua área de formação. Pensando nisso, trouxemos 7 dicas para você se preparar para uma entrevista de emprego.

Ter uma formação técnica, por exemplo, é uma das maneiras mais rápidas de entrar no mercado, pois com o seu tempo de duração menor do que a de uma graduação, o aluno do Curso Técnico pode garantir sua primeira vaga de trabalho e ingressar no mercado antes mesmo de finalizar o curso.

A grande razão das empresas buscarem profissionais cada vez mais qualificados é pela eficiência do trabalho desempenhado por eles. Os profissionais especializados, com diversas habilidades, são capazes de realizar suas funções de maneira mais efetiva e competente, além de possuírem um conhecimento mais amplo na área em que atuam.

No texto de hoje, para ajudar aqueles que estão se preparando para uma entrevista de emprego, vamos falar um pouco sobre quais informações são necessárias em um currículo profissional e dicas para fazer uma boa entrevista de emprego.

Neste artigo, você vai encontrar os tópicos:

– Currículo de sucesso;

– 7 dicas para uma entrevista de emprego;

– Invista em Cursos Técnicos

Currículo de Sucesso

Análise de currículos em uma empresa.

É muito comum ainda existir dúvidas sobre quais informações colocar no currículo. Mas sua produção não é tão complicada quanto parece. O primeiro de tudo, que você precisa fazer, é colocar os seus dados básicos, como nome completo, endereço, telefone e e-mail para contato.

O próximo passo é colocar a sua formação acadêmica. Neste campo, você deve colocar seu último grau de escolaridade. Exemplo: caso você esteja atualmente em um Curso Técnico em Radiologia, você deve colocar essa informação primeiro e depois seguir listando as demais. Além do grau de escolaridade, coloque o nome da instituição de ensino, curso e ano de conclusão.

Caso você tenha algum curso extracurricular, também é uma ótima informação a ser colocada no seu currículo, como um curso de idiomas, por exemplo.

Logo após este passo, crie um tópico para listar a sua experiência profissional. Escreva o nome da empresa em que trabalhou, cargo que ocupa ou ocupou, período de atuação e principais atividades exercidas. Lembre-se que a ordem de experiências profissionais deve ser colocada da mais atual para a mais antiga.

Não tem experiência profissional? Sem problemas! Use esse tópico para falar de atividades similares, como experiências vividas nos cursos feitos ou estágio, por exemplo. Procure descrever quais foram as suas responsabilidades em cada um delas e o tempo de duração. 

Na produção do seu currículo, dê preferência a opções de fontes como Arial ou Times New Roman, mantenha todos os títulos em tamanhos iguais e use o texto alinhado.

Após seguir todos esses passos, leia com bastante atenção todas as informações colocadas no documento, para garantir que não tenha nenhum erro ortográfico ou de pontuação.

Pronto, agora sim o seu currículo está concluído. Vamos para a próxima etapa, a entrevista.

7 dicas para uma entrevista de emprego

Reunião de entrevista de emprego.

Agora que você já finalizou a etapa da produção do seu currículo e revisou todas as informações presentes nele, está na hora de se preparar para a entrevista de emprego. Sabemos que esse é um ponto muito importante na vida do profissional, principalmente para aquele que está à procura do 1º emprego.

Então, é normal do comportamento humano ter dúvidas e se sentir nervoso em relação a uma entrevista. Perguntas como: “o que falar em uma entrevista de emprego?” “Como agir?” “Qual roupa vestir?” são comuns, por isso separamos 7 dicas para você se dar bem na entrevista.

  1. Seja pontual

Esse é o ponto mais importante. Apesar de ser um item básico, não custa reforçar. É fundamental se programar para chegar na hora marcada ou até mesmo com um tempinho de antecedência. Se houver algum imprevisto, tente avisar o quanto antes que irá se atrasar.

  1.  Demonstre interesse pelo cargo

Pesquise sobre o cargo ao qual está se candidatando e, durante a entrevista, mostre seus conhecimentos sobre o mesmo. Navegue pelo site da empresa, procure seu perfil nas Redes Sociais, e já vá pensando no que você poderá agregar de positivo, pois esta pode ser uma pergunta do seu recrutador.

  1.  Cuidado ao escolher a roupa

Fique atento ao código de vestimenta que as empresas têm. Quando chamado para uma entrevista de emprego, escolha calça e camisa social para homens, e blusas sociais, saia na altura dos joelhos e sapatos discretos para as mulheres. Outra dica muito importante é evitar usar muito perfume ou fragrâncias muito fortes.

  1. Seja sincero sobre a sua experiência profissional

Não tente aumentar ou mentir sobre nenhuma informação profissional. Não invente competências que você não tem ou fale de experiências profissionais que não adquiriu. Mentir no processo seletivo pode te prejudicar no futuro, principalmente se for ocupar um cargo que não está preparado para exercer.

  1. O corpo fala

A linguagem corporal fala muito sobre você. Por exemplo: Ficar de braços cruzados pode demonstrar que você está com medo. Permanecer inquieto, mexendo nas mãos ou nos cabelos, é sinal de insegurança e ansiedade. Então, é aconselhável manter a postura ereta, fazer contato visual com o entrevistador, cumprimentar com um sorriso. É ideal manter uma expressão neutra e serena.

  1.  As suas redes sociais falam por você

Com a popularidade das redes, tem se tornado comum que as empresas busquem pelo perfil do candidato. Por isso, ter uma boa imagem nas redes é essencial. Vale lembrar que todo o seu comportamento online pode ser avaliado (a linguagem, o teor das suas publicações, entre outros).

  1. Não tenha medo de perguntar

Na maioria das entrevistas, o recrutador vai te perguntar se você tem alguma questão que quer esclarecer. Neste momento, demonstre interesse e conhecimento fazendo uma pergunta bem construída. Isso pode te destacar em todo o processo.

Agora você está pronto para a sua entrevista de emprego. Não se sinta nervoso. Você tem a capacitação necessária para a vaga, tem as informações sobre o cargo ao qual está concorrendo e sabe quais são os seus objetivos dentro da empresa. Seguindo nossas dicas, tanto sobre a produção do currículo, quanto sobre o que fazer na entrevista, você vai conseguir tirar de letra esse momento.

Invista em Cursos Técnicos

Como falamos anteriormente, ter no currículo um Curso Técnico é visto de forma positiva pelas empresas, pois muitas delas buscam profissionais que já tenham experiência prática na sua área de formação e os ensinos dados dentro de um Curso Técnico, permitem que seus alunos tenham a vivência de como será o seu dia a dia na sua futura profissão.

Um dos setores que vem crescendo no Brasil é o setor tecnológico. O mercado de trabalho na área de tecnologia teve um crescimento de 60% nos últimos anos, porém a procura por essa área de formação ainda é baixa, levando a uma escassez de profissionais no meio.

Quer entender mais sobre essa área? Clique no link abaixo e tenha acesso a um conteúdo incrível!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp