ESPECIALIZAÇÕES PÓS-TÉCNICO: 3 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER

13.02.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O objetivo de todo aluno, durante o seu período de estudo, é ingressar no mercado de trabalho após a finalização do seu curso. Porém, o mercado hoje em dia está cada vez mais exigente, sempre em busca de um currículo de sucesso. Por essa razão, é importante ter um diferencial que faça você ganhar destaque e que chame a atenção das empresas, pois assim, você vai sair na frente dos demais. E é aí que os Cursos Pós-Técnico são indicados.

Hoje em dia, os estudantes estão sempre em busca de se destacar para conquistar sua vaga no mercado e é muito comum, após a finalização dos estudos, o interesse em se especializar na sua área de formação. Para quem escolhe se formar em um Curso Técnico, sabe que o seu tempo de duração é entre 18 a 24 meses e que tem como modo de ensino levar os alunos a um estudo mais aprofundado das matérias ensinadas, realizando uma imersão mais profunda na prática do seu futuro campo de atuação.

Com isso, o estudante já irá garantir uma experiência antes mesmo de trabalhar na sua área de formação e isso já conta como uma grande diferença a ser notada pelas empresas, pois o estudante ganhará mais destaque positivo e poderá incluir no seu currículo todo esse aprendizado, gerando mais oportunidades para ingressar nas vagas de empregos disponíveis.

Mas ter uma especialização, pode levar mais além. Por essa razão, no texto de hoje, iremos falar da importância de se fazer uma especialização técnica e quais cursos estão disponíveis para quem desejar cursar um pós-técnico.

O artigo de hoje contém os tópicos:

Importância de um Curso Pós-Técnico

profissionais da saúde, dialogando entre si.

As especializações técnicas estão voltadas para quem possui um diploma de nível médio técnico, ou seja, uma formação em um Curso Técnico. Além disso, diferente de algumas especializações, um Curso Pós-Técnico possui uma carga horária bem reduzida, durando cerca de um semestre apenas.

Ao buscar uma especialização, o recém-formado profissional técnico está procurando aumentar o seu conhecimento e abrir novos meios para atuar na sua área. Essas especializações têm o objetivo de levar um ensino totalmente prático, para que os profissionais já formados tenham a possibilidade de trabalhar nas mais diversas áreas dentro da sua formação e, assim, conseguir abrir novos caminhos para o mercado de trabalho. 

Por essa razão, separamos algumas características de uma Especialização Técnica, para você que deseja ampliar seus estudos e se tornar um profissional capacitado.

  1. O Profissional Técnico deve buscar uma especialização dentro da sua área de atuação. Ou seja, se você finalizou seus estudos no Curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, você deve procurar especializações dentro dessa área. 
  2. Outra característica de uma especialização técnica é que ela é oferecida com o objetivo de atender a demandas específicas do mercado de trabalho, pois ela está gerando mão de obra altamente especializada e qualificada em atividades práticas/ operacionais.
  3. As especializações têm como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos formados e também continuar ensinando o mesmo assunto que estudou no curso técnico, porém de maneira mais detalhada, minuciosa e especializada. Assim, o estudante consegue desempenhar um trabalho de maior eficiência.

Como falado, os Cursos Pós-Técnico têm como objetivo aprimorar ainda mais os conhecimentos gerados pelos cursos técnicos e levar, ainda mais, experiência prática aos seus estudantes. Dessa forma, podemos ver que esses cursos não só ajudam na sua atualização no campo de atuação, como também vão lhe oferecer uma capacitação profissional completa.

A área da Saúde é uma das que mais crescem no Brasil e, por essa razão, o aumento no interesse por cursos nessa área, também cresceu. Por esse motivo, hoje iremos destacar duas especializações na Saúde, para quem é formado no Curso Técnico em Enfermagem e demais áreas desse setor.

Comece sua especialização agora

Profissionais da área da saúde, em laboratório realizando testes.

A área da saúde é muito dinâmica e está se atualizando o tempo inteiro. Podemos ver a todo momento, nos jornais e nas notícias, pesquisadores realizando estudos, descobrindo novas abordagens, tratamentos e medicamentos.

Fazer uma especialização pode levar a esse caminho, ajudando a abrir portas não só para o mercado como para as descobertas científicas. Além disso, conforme a tecnologia e as transformações digitais acontecem, a área da Saúde também evolui.

Por isso, cursar uma especialização na área é a melhor forma de se manter atualizado e de se aprofundar e ampliar seus conhecimentos sobre o mercado.  Pensando nisso, trouxemos dois Cursos Pós-Técnicos, oferecidos pela rede de ensino Grau Técnico, para você conhecer algumas das áreas em que pode haver especialização, dentro da Saúde.

Saúde do Trabalhador

Tem como objetivo, especializar profissionais capazes de realizar planejamento, programação, orientação e execução das atividades de Saúde do Trabalhador.

Área de Atuação

  • Atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde/doença;
  • Colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias;
  • Prestar assistência de enfermagem a pacientes clínicos cirúrgicos;
  • Média salarial nacional de R$ 1.967,00

Instrumentação Cirúrgica

Seu objetivo é o de especializar Técnicos em Enfermagem para a prática profissional de instrumentação cirúrgica, considerando os aspectos técnicos, teóricos e tecnológicos, com foco na segurança do paciente.

Área de Atuação

  • Prepara o ambiente operatório, monta e desmonta equipamentos, faz a assepsia dos materiais e desempenha atividades de auxílio à enfermagem;
  • Controla e fornece instrumentos a médicos e enfermeiros durante um procedimento;
  • Pode atuar em hospitais e clínicas médicas;
  • Média salarial nacional de R$ 1.929,00

Ambos os cursos têm o total de 380 horas-aulas e cada um deve possuir carga horária mínima de 30% da respectiva habilitação profissional, sendo geralmente ofertada com duração média de um semestre.

Assim como no Curso Técnico, na especialização todas as aulas, teóricas e práticas, são preparadas pelos professores, com o objetivo de levar a experiência do dia a dia, dentro do seu âmbito de trabalho, e preparar esses profissionais técnicos para agir de forma rápida nos mais diversos cenários, obtendo uma tomada de decisão assertiva, quando necessário.

Saiba mais sobre os Cursos

Jovem negra, navegando pela internet em seu notebook, com fones de ouvido.

Como destacamos anteriormente, essas duas especializações são voltadas para os profissionais técnicos formados na área de Enfermagem. O Curso Técnico em Enfermagem pode ser iniciado com o aluno ainda no Ensino Médio, aos 17 anos.

Nele, os estudantes terão a chance de aprender a como colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, além de realizar cuidados, como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, verificação de sinais vitais, dentre outros.

Quer saber mais sobre os Cursos Técnicos e Pós-Técnicos oferecidos pelo Grau? Clique aqui, e confira a lista de mais de 30 cursos disponíveis na Instituição.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp