Negócios digitais: Crescimento no mercado e avanços legais

23.01.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Com a pandemia em 2020, o mercado se viu obrigado a se reinventar para conseguir manter as vendas dos seus produtos, porém de forma online. Com isso, ouve um crescimento nos negócios digitais e também na procura por profissionais qualificados.

É certo afirmar que, nos últimos anos, a tecnologia se tornou um elemento que está presente no dia a dia dos brasileiros. Por essa razão, foi percebida uma transformação no comportamento de consumo, pois com os avanços tecnológicos, hoje temos aplicativos disponíveis na palma das nossas mãos, que fizeram com que atividades como ir ao mercado, comprar roupas, reservar hospedagem em hotéis e, até mesmo, a forma como assistimos filmes e séries, se transformassem. Com isso, também foi possível ver o crescimento dos negócios digitais.

Antes de tudo, vamos entender na teoria o que é negócio digital. É um modo que se utiliza da tecnologia para agregar novos valores aos modelos de negócios, experiências do cliente e as capacidades internas que dão suporte às suas principais operações. Esse conceito abrange tanto as empresas que apenas existem no meio digital quanto aquelas mais tradicionais, que estão em processo de transformação a partir das tecnologias atuais.

Por causa da pandemia, o isolamento social teve que ser aplicado ao redor do mundo e, por essa razão, a população teve que aprender uma nova forma de realizar suas compras, para suprir as necessidades. As pessoas começaram a gastar mais dinheiro no mundo online, o que voltou o olhar das empresas para as fontes e canais digitais.

O crescimento desta economia tem feito com que a população fique mais familiarizada com serviços e produtos digitais, o que tem levado as empresas a procurarem novas vantagens competitivas neste espaço.

Vendo o grande consumo digital no Brasil, no texto de hoje vamos falar um pouco sobre esse mercado no país, além de trazer, para aqueles que desejam atuar profissionalmente no ramo, Cursos Técnicos no setor tecnológico.

Neste texto, você vai encontrar os tópicos:

Mercado digital no Brasil

Aplicativo de compras.

O mercado digital no Brasil está em crescimento. Esse setor vem conquistando, cada vez mais, as empresas que buscam ampliar os seus negócios e que viram, no mundo online, uma ótima oportunidade de fazer isso, conseguindo atingir pessoas de várias regiões do país.

Em pesquisa realizada pela Ebit Nielsen, o setor alcançou o faturamento recorde de R$ 81 bilhões, graças ao total de 13,2 milhões de novos clientes digitais, só em 2020. E no ano seguinte, os números também não pararam de crescer.

A Webshoppers mostrou que, no primeiro semestre de 2021, o e-commerce bateu recorde de vendas  no Brasil, alcançando 31% de crescimento e movimentação de R$ 53,4 bilhões. A mesma pesquisa ainda mostrou que 6,2 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online na mesma época.

Isso só mostra que, em razão da pandemia, os brasileiros se reinventaram no mercado de trabalho e conseguiram levar o seu público ao negócio online, mantendo o funcionamento da empresa e conquistando um novo modo de negociar e vender os seus produtos.

Trazendo mais números, o relatório do The Global Payments Report 2022 aponta que o e-commerce brasileiro terá um crescimento anual de 18% até 2025. Com resultados tão positivos, é importante que as empresas estejam sempre atualizadas e seguindo as principais novidades e tendências do setor, para adequar o seu negócio às demandas do público e ter um crescimento saudável a longo prazo.

Analisando todos esses números, podemos ver que o setor tecnológico no Brasil está, a cada dia, tomando espaço no mercado, porém ainda há uma escassez de profissionais para trabalhar no ramo. Com isso, decidimos trazer 3 profissões na área da tecnologia, para quem deseja ingressar neste meio e empreender na internet.

Qualificação profissional no Setor Tecnológico

professor negro, dando aula sobre tecnologia.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e em busca de profissionais qualificados para iniciarem sua jornada dentro da empresa, e ter uma formação técnica é uma das maneiras mais rápidas de entrar no mercado.

Conquistar a tão sonhada vaga de emprego é o objetivo de todos aqueles que dão início aos seus estudos no Ensino Técnico. Com o seu tempo de duração menor do que a de uma graduação, o aluno do Curso Técnico pode garantir sua primeira vaga de trabalho e ingressar no mercado antes mesmo da finalização do curso.

A rede de ensino Grau Técnico, que está presente em todas as regiões do Brasil, oferece mais de 30 Cursos Técnicos, em vários setores como negócios, saúde, indústria e tecnologia. Hoje, vamos destacar os 3 cursos voltados para a área da Tecnologia, para aqueles que querem seguir esse caminho profissional.

  1. Informática (TI)

O Técnico em Informática é um profissional que instala sistemas operacionais, desenvolve e documenta aplicações para desktop e servidores com acesso web e a banco de dados. Também realiza manutenção de computadores de uso geral, instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte. Dessa forma, o Técnico em Informática está preparado para trabalhar em empresas privadas ou públicas, fazendo uso do conhecimento técnico ou na prestação autônoma de serviços, a fim de garantir a qualidade e a produtividade.

  1. Desenvolvimento de Sistemas

O Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas habilita profissionais para atuarem no desenvolvimento de softwares para dispositivos computacionais (móveis, web e desktop) visando a automação de todos os processos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a fim de integrar processos administrativos, comerciais, hospitalares, industriais, de automação residencial, automação industrial, de serviços, de telecomunicações e de teleprocessamento.

Além desse perfil básico, o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas será também preparado para atuar na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, como desenvolvimento de soluções usando Internet e Computação em Nuvem.

  1. Rede de Computadores

Em suas principais atividades, o Técnico em Redes de Computadores instala e configura dispositivos de comunicação digital e programas de computadores em equipamentos de rede, executa diagnóstico e corrige falhas físicas e lógicas na internet. Além disso, ele configura acessos de usuários na rede de computadores, implementando recursos de políticas de segurança em todo o sistema.

Em suas principais atividades, o Técnico em Redes de Computadores instala e configura dispositivos de comunicação digital e programas de computadores em equipamentos de rede, executa diagnóstico e corrige falhas físicas e lógicas em rede de computadores.

Além de oferecer uma infraestrutura moderna, com equipamentos de ponta para os ensinos teóricos e práticos, o Grau ainda disponibiliza para seus alunos a Agência de Emprego, que auxilia seus estudantes na hora da produção do currículo e encaminhamento ao mercado.

Ela também é responsável por criar parcerias com as empresas, sendo o elo entre os estudantes e o mercado de trabalho. Para ressaltar o seu compromisso e seriedade nos conteúdos ofertados, todos os cursos do Grau Técnico têm o reconhecimento feito pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), que analisa a carga horária e as matérias presentes na grade curricular de cada curso ofertado.

Profissões que cresceram com o Avanço Tecnológico

Profissional da área de tecnologia trabalhando.

O mercado de trabalho na área de tecnologia teve um crescimento de 60% nos últimos anos, porém a busca pela formação profissional na mesma ainda é baixa, principalmente pelo público feminino, tendo apenas 14,8% de alunas, enquanto 85,2% do total de alunos é do gênero masculino.

Agora que você sabe que o mercado tecnológico está à procura de profissionais qualificados, que tal saber mais sobre as profissões que cresceram com o Avanço Tecnológico? Clique aqui, e tenha acesso a um conteúdo incrível!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp