Enfermagem do Trabalho ou Instrumentação Cirúrgica: Como escolher o seu pós-técnico?

26.08.2022

Por Ayrton

2 min de leitura

Profissionais capacitados em reunião.
Realizar uma especialização após finalizar seu Curso Técnico pode lhe ajudar a ganhar destaque e, assim, ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente.

O sonho de todo aluno é ingressar no mercado de trabalho após a finalização do seu Curso Técnico. Porém, com o mercado concorrido dentro da sua área de formação, é importante ter um diferencial no currículo, que fará você ganhar destaque chamando a atenção da empresa e, assim, você sairá na frente dos demais. Nesse artigo você irá conhecer 2 cursos pós-técnico que ajudara em sua carreia.

Dentro do campo da Saúde, existem várias opções para os Profissionais Técnicos se especializarem, como os cursos Pós-Técnicos de Instrumentação Cirúrgica e Enfermagem do Trabalho. Mas antes de falarmos mais sobre esses dois, é necessário entender como funciona o Curso Técnico e quais áreas você pode estudar. 

No Grau Técnico, os Cursos Técnicos têm, em média, 24 meses de duração, divididos em 3 a 4 módulos, com aulas teóricas e práticas e, em sua maioria, podem iniciar os estudos com a idade de 17 anos. Escolhendo o ensino técnico, o estudante terá como foco um estudo mais aprofundado das matérias ensinadas ao longo do curso, realizando uma imersão mais profunda na prática do seu futuro campo de atuação.

Com isso, o estudante já irá garantir uma experiência, antes mesmo de trabalhar na sua área de formação, e isso já é uma grande diferença notada pelas empresas. Além disso, os alunos ainda têm a oportunidade de pagar a disciplina de estágio, levando para a prática tudo o que foi ensinado dentro da sala de aula e laboratórios.

Isso já irá garantir uma parte da sua formação na carreira profissional, pois, por mais que os alunos Grau tenham acesso a minicursos, palestras, seminários, oficinas, entre outros, é dentro do estágio que o estudante vai ganhar mais confiança para agir e tomar decisões, quando necessário, no seu campo de atuação.

Mas, como falamos no início, todo campo no mercado de trabalho é concorrido e o que vai levar você a tão sonhada vaga de emprego é o diferencial no seu currículo. E como conseguir isso? Especializando-se!!

As especializações têm o objetivo de levar um ensino totalmente prático, para que os profissionais já formados tenham a possibilidade de trabalhar nas mais diversas áreas dentro da sua formação, conseguindo, assim, abrir novos caminhos para o mercado de trabalho.

Ao buscar uma especialização, o recém-formado Profissional Técnico está procurando aumentar o seu conhecimento e abrir novos meios para atuar na sua área. Por isso, decidimos destacar dois Cursos Pós-Técnicos, na área da Saúde, para você que deseja ampliar seus estudos.

        Enfermagem do Trabalho: Tem como objetivo especializar profissionais capazes de realizar planejamento, programação, orientação e execução das atividades de Enfermagem do Trabalho, como curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, verificação de sinais vitais, entre outros.

Área de Atuação:
1- Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde/doença;
2- Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias;
3- Presta assistência de Enfermagem a pacientes clínicos cirúrgicos;
4- Média salarial nacional de R$ 1.929,72

      Instrumentação Cirúrgica: Tem a missão de especializar Técnicos em Enfermagem para a prática profissional de instrumentação cirúrgica, considerando os aspectos técnicos, teóricos e tecnológicos, com foco na segurança do paciente.

Área de Atuação:
1-  Prepara o ambiente operatório, monta e desmonta equipamentos, faz a assepsia dos materiais e desempenha atividades de auxílio à Enfermagem;
2- Controla e fornece instrumentos a médicos e enfermeiros, durante um procedimento;
3- Pode atuar em hospitais e clínicas médicas;
4- Média salarial nacional de R$ 2.316,00

Os instrutores têm como missão oferecer aulas e conteúdos que vão preparar esses alunos para os mais diversos cenários e atividades a serem desempenhadas dentro da sua formação e especialização. 

Ambos os cursos pós-técnicos do Grau  têm o total de 380 horas-aulas e cada um deve possuir carga horária mínima de 30% da respectiva habilitação profissional, sendo geralmente ofertado com duração média de um semestre.

Esses dois cursos pós-técnicos, são voltados para os Profissionais Técnicos em Enfermagem. Com o Curso Técnico em Enfermagem, o aluno terá o aprendizado da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos de saúde.

Você pode começar com 17 anos. O Técnico em Enfermagem colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, além de realizar cuidados, como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, verificação de sinais vitais, dentre outros.

O profissional dessa área pode atuar em abrigos, home care (cuidados domiciliares) e em hospitais públicos e privados, como também em empresas, com oportunidades que incluem funções burocráticas e assistenciais ao trabalhador.

Com mais de 30 cursos oferecidos, nas mais diversas áreas, como Tecnologia, Negócios, Saúde e Indústria, o Grau Técnico tem como objetivo formar profissionais qualificados e prontos para ingressar no mercado de trabalho. Hoje, já são mais de 80 mil alunos encaminhados ao mercado, com a ajuda da Agência de Emprego que, junto com o Grau, é o elo entre o aluno e as vagas de estágio/emprego. 

Quer conhecer os demais Cursos Técnicos do Grau? Acesse o link e visite o nosso site:

Cursos Técnicos do Grau


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp