Saúde e Educação: A Importância da Integração para o Desenvolvimento Integral dos Alunos

05.09.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Aqui no blog, já falamos sobre hábitos saudáveis que devemos ter ao longo da nossa rotina de trabalho, pois sabemos que com as mudanças acontecendo neste meio, principalmente com o avanço da tecnologia, sabemos que muitos sentem receio de serem trocados por máquinas e acabam realizando cada vez mais trabalho extra, para tentar mostrar o seu valor ao mercado. Hoje, queremos trazer a importância do assunto no âmbito educacional, falando mais sobre saúde e educação e como elas andam juntas.

Porém, antes de nos aprofundarmos no tema do texto de hoje, queremos dizer que não, a mão de obra humana não será trocada por máquinas e sim, tecnologia e humanos trabalharão em conjunto levando o melhor desempenho ao local de trabalho. A nossa dica é, nunca deixe de estudar, sempre buscando formas de se manter atualizado sobre as mudanças no seu campo de atuação, assim mostrando que é entendendor do assunto e podendo até se tornar especialista.

Mas voltando agora para o assunto do artigo de hoje, a saúde tem um impacto significativo no desempenho acadêmico e bem-estar dos alunos. A saúde física e mental afeta diretamente a capacidade dos alunos de se concentrarem, aprenderem e terem sucesso na escola.

É ideal que as Instituições de ensino, assim como os pais no ambiente de casa, promovam ações a saúde física e mental através de programas e serviços adequados, sendo fundamental para garantir que os alunos tenham um ambiente propício para aprender, crescer e desenvolver todo o seu potencial acadêmico, mas seguindo uma rotina saudável.

No texto de hoje, falaremos mais sobre isso, quais são os benefícios de ter uma vida saudável para os estudos, quais hábitos adquirir no dia a dia e como fazer isso fora e dentro do ambiente educacional.

No artigo, você vai encontrar os tópicos:

Benefícios da saúde para a educação

Mulheres correndo em parque.

Como falamos no início do texto, ter uma rotina saudável traz muitos benefícios, não só no campo de trabalho, como também no campo dos estudos. Quando falamos especificamente de atividades físicas, podemos ver que isso tem como resultado nos alunos, mais energia e resistência, o que lhes permite participar ativamente nas tarefas escolares.

Mas a atividade física, não somente mexe com o corpo. Também podemos ver resultados na memória e na capacidade de concentração, o que facilita a absorção do conteúdo ensinado em sala de aula.

Já quando falamos da saúde mental, ela desempenha um papel crucial na vida acadêmica dos estudantes, trazendo um equilíbrio emocional. Ter uma boa saúde mental, ajuda os alunos a terem maior capacidade de lidar com o estresse, ansiedade e pressões emocionais relacionadas à escola, os ajudando a enfrentar desafios acadêmicos com mais confiança. Por outro lado, alunos com problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade, podem apresentar dificuldades em se concentrar, assimilar informações e completar tarefas escolares.

Alunos saudáveis ​​tendem a ter melhores relações interpessoais e interações sociais, o que contribui para um ambiente escolar positivo. Eles também têm maior autoestima, motivação e autoconfiança, o que os ajuda a desenvolver habilidades acadêmicas e a se engajar em atividades extracurriculares.

Como destacado anteriormente, para promover a influência positiva da saúde no desempenho acadêmico e bem-estar dos alunos, é essencial garantir um ambiente escolar saudável. Além disso, é importante oferecer suporte psicológico aos alunos, por meio de serviços de aconselhamento ou orientação, para ajudá-los a lidar com problemas de saúde mental.

Agora que já vimos como a saúde e educação estão ligadas, vamos saber como colocar em prática, hábitos saudáveis para ajudar ainda mais no crescimento positivo acadêmico.

5 hábitos saudáveis na rotina de estudo

Casal preparando prato com saladas.

Hábitos saudáveis são comportamentos e práticas diárias, presentes em nossa rotina, que tem como objetivo melhorar a nossa saúde, a qualidade de vida e o bem-estar, tanto físico como mental, como já introduzimos no tópico anterior. 

Esse conceito, normalmente, está conectado à realização de exercícios físicos, consumo de alimentos saudáveis e ao cuidado com a saúde mental.

Por isso, resolvemos trazer 5 dicas de hábitos saudáveis para sua rotina de estudo:

  1. Faça exercícios físicos: Como vimos, as atividades físicas são perfeitas para melhorar a sua disposição e os cuidados com o corpo. Elas liberam os hormônios do bem-estar e também trazem vários benefícios para a sua saúde, como: fortalecimento de músculos, tendões e ossos e também diminuição dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão; entre outros.
  2. Hidrate-se e tenha uma boa alimentação: A alimentação, é um fator essencial para uma vida saudável. Dessa forma, é importante ter um cardápio repleto de refeições gostosas e saudáveis. Além disso, é importante manter-se hidratado. A água é fundamental para o funcionamento de todas as funções do corpo. Então, mantenha a hidratação em dia. Uma dica: deixe uma garrafa de água sempre próxima a você e, para ajudar ainda mais, coloque até lembretes no celular a cada 30 minutos.
  3. Dê atenção a sua saúde mental: Para ter uma rotina saudável, não basta apenas cuidar do corpo, mas também da mente. Busque por um profissional da área para orientar sobre o assunto. Você também já pode começar em casa a fazer algumas práticas como meditação e yoga. Técnicas de respiração também são ideais nesses casos. 
  4. Faça pausas: É importante saber a hora de parar. O corpo e a mente não são máquinas que podem trabalhar por várias horas seguidas. Então, no seu dia a dia, dentro do seu horário de estudo, na escola ou em casa, dê uma pausa.

Nessa pausa, escute uma música, leia um livro, faça um lanche. Tente distrair sua mente, focando em algo diferente do que você estava fazendo antes de descansar. Depois de 15 minutos ou mais, a depender de como você estará se sentindo, volte aos seus afazeres.

  1. Durma bem: Sabemos que uma boa noite de sono nos ajuda a acordar descansados e prontos para encarar outro dia de estudos. Então, para conseguir relaxar no seu sono, tente não mexer no celular ou ficar com a televisão ligada, consuma comidas mais leves durante a noite para ter uma boa digestão.

Além de colocar em prática esses hábitos na sua rotina, também é interessante para o aluno, receber este apoio dentro do ambiente escolar, como palestras e debates, onde a Instituição pode convidar profissionais da saúde para realizar rodas de conversas com os alunos sobre temas relevantes, ligados a saúde e educação, como prevenção de doenças, cuidados com a higiene, saúde mental, entre outros prontos, ajudando os estudantes a enxergarem a importância do assunto, dando a chance também de tirar dúvidas e obter informações importantes.

Também é de extrema importância incluir os pais nestes projetos de promoção à saúde dos alunos. Os estudantes, não somente no ambiente da escola, se cobram pelos resultados positivos do seu desempenho. É importante a família saber lidar com essas situações e aprender a como auxiliar seus filhos da melhor forma, para não haver desgaste emocional e o aluno de isole.

Criar grupos de apoio ou rodas de conversa sobre saúde, onde os pais possam compartilhar experiências, tirar dúvidas e receber orientações de profissionais da área, é uma ótima opção para ajudar neste caminho.

Cuidados com a saúde dos educadores

jovens alunas se abraçando.

No texto de hoje, podemos ver que, vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente e com isso, temos um reflexo na nossa rotina escolar e de trabalho, sempre nos cobrando mais por resultados positivos e tentando provar que somos os melhores no que fazemos, mas deixando de lado o cuidado com o corpo e com o emocional.

Aprendemos a importância de ter uma rotina saudável e quais são os seus impactos na nossa vida, principalmente acadêmica, ajudando nos nossos estudos, mas também nas nossas relações com os colegas de classe, professores e até com os nossos pais.

Mas, o que ainda não levamos em consideração é que esta rotina estressante, também pode afetar os nossos educadores, principais profissionais que estão ali para nos ajudar e auxiliar durante todos os nossos anos escolares. Então, como podemos ajudá-los?

A preocupação com a saúde dos educadores demonstra uma valorização e um cuidado com esses profissionais, o que pode ter impactos positivos na motivação e engajamento deles. Sentir-se cuidado e valorizado pelo ambiente de trabalho gera satisfação, aumenta a autoestima e a sensação de bem-estar.

Essa valorização pode contribuir para que os educadores tenham maior dedicação e comprometimento com o seu trabalho, resultando em um ambiente escolar mais harmonioso e propício para o aprendizado dos alunos. Manter a saúde dos educadores é fundamental para o bom funcionamento do ambiente escolar e influencia diretamente no processo de aprendizagem dos alunos.

Cuidar da saúde física e mental dos educadores é uma responsabilidade das instituições escolares, visando o bem-estar desses profissionais e contribuindo para um ambiente escolar saudável e positivo.

Antes de irmos, gostaríamos de saber de você, algum dos hábitos que listamos no texto de hoje, você já põe em prática? Tem alguma dica que pode ajudar no desempenho escolar ou para melhorar a saúde física e mental? Deixa aqui nos comentários.

Aqui no blog, nós temos um texto bem legal falando mais sobre o autocuidado e como isso pode ajudar na nossa autoestima, que também interfere no nosso dia a dia. Clique aqui e acesse o conteúdo completo.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp