A Importância do Técnico em Edificações no Desenvolvimento Urbano

08.03.2024

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O ano de 2024 chegou com ótimas notícias para o setor da Construção Civil. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), é esperado para este ano um crescimento no setor de obras e construções, ainda no primeiro semestre. A Cbic acredita que existem vários fatores para este aumento, como queda na taxa básica de juros que estimula mais investimentos no setor. Podemos ressaltar que a procura por Técnico em Edificações, também há de crescer, afinal este profissional é um dos principais atuantes no setor.

A economista-chefe da Cbic, Ieda Vasconcelos, analisou que o campo da construção civil vem crescendo há 3 anos consecutivos, ação que não era vista há 13 anos. Ela afirmou que em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 9,7%. No ano seguinte, 2022, a alta foi de 6,9%. Já em 2023, o aumento registrado até o mês de julho foi de 1,5%.

Por mais que observemos que houve uma diminuição no seu aumento, causada pelos movimentos econômicos do Brasil, o cenário ainda é positivo como Ieda afirmou, pois, as empresas de construção civil geraram 25.423 postos de trabalho com carteira assinada. A ideia para que haja uma melhora maior do que esperado nesta área, é a realização de mais investimentos no setor.

Por isso, no texto de hoje, queremos lhe apresentar de forma mais aprofundada, a carreira como Técnico em Edificações, para quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho e quer ingressar em uma área promissora e que esteja em crescimento constante.

Então, vamos conosco conhecer um pouco mais sobre este profissional, como é a sua formação na área, quais campos pode atuar depois de concluir seu curso, sua média salarial e o mais importante, quando e onde começar seu Ensino Técnico em Edificações, ainda em 2024.

No artigo de hoje, você vai encontrar os seguintes tópicos:

Quem é o Profissional Técnico em Edificações?

profissional de edificações.

O Profissional Técnico em Edificações desempenha um papel crucial na indústria da construção civil. Este especialista é responsável por auxiliar na concepção, planejamento, execução e monitoramento de projetos de edificações na construção civil, garantindo que as edificações atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos.

Ele desempenha um papel fundamental na supervisão de obras, fazendo a interface entre os engenheiros e operários, garantindo que as especificações técnicas sejam seguidas e que os prazos sejam cumpridos.

Ele também desempenha um papel importante na gestão de recursos, como materiais de construção e mão de obra, contribuindo para a eficiência e economia de custos nos projetos de construção. Sua formação técnica o capacita a identificar e solucionar problemas técnicos durante o processo de construção, assegurando que as edificações sejam seguras, duráveis e funcionais.

Ele é um elemento fundamental na indústria da construção civil, atuando na supervisão, planejamento e execução de projetos de edificações. Sua habilidade técnica e conhecimento das normas e regulamentos da área garantem a qualidade e a segurança das construções, desempenhando um papel fundamental no setor de construção.

De acordo com o Guia da Carreira, este profissional tem a média salarial nacional de R$ 2.962,50.

Conhecendo o Curso Técnico na área

Alunos do grau em sala de aula.

O Curso Técnico em Edificações é uma habilitação vinculada ao Eixo Tecnológico de Infraestrutura que, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte.

Ele também contempla ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura e tem como objetivo, habilitar jovens e adultos para o exercício profissional.

O curso tem a carga horária de 1.200 horas-aulas, divididas em 4 módulos. Os alunos dessa formação irão ter aulas sobre Informática, Matemática Aplicada, Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS), Empreendedorismo e Ética, Desenho Técnico, Técnicas de Construção Civil, Materiais de Construção, entre outras.

Nossa melhor indicação, para quem deseja iniciar sua formação em 2024, é o Grau Técnico. A Rede de Ensino Técnico, tem como foco, realizar um curso com base teórica a profissão e, em suas aulas práticas dentro de laboratórios equipados com materiais usados no dia a dia do profissional, gerar uma experiência aos alunos e prepará-los para os mais diversos cenários dentro da sua área.

Os estudantes também terão acesso aos estágios, que ajudam a construir sua carreira profissional. Apesar de, ao longo de seu Curso Técnico, o estudante ter acesso a palestras, seminários, atividades, dinâmicas e minicursos que simulam a vida de um profissional, é através do estágio que ele realmente consegue colocar em prática os conteúdos trabalhados na sala de aula e no laboratório.

Quando formado, o Técnico em Edificações pode trabalhar na prática e no acompanhamento das obras de engenharia, agindo como auxiliar direto dos engenheiros, arquitetos e tecnólogos ou conduzindo o processo executivo, considerando as atribuições de cada profissional. Pode atuar nas empresas de construção civil públicas, privadas e do terceiro setor, escritórios de projetos de construção civil, canteiros de obras e fábricas de pré-moldados.

Gostaria de conhecer mais sobre o Grau Técnico e os motivos de escolher a Instituição para começar a sua formação técnica ainda em 2024? Temos um conteúdo bem legal que vai lhe mostrar mais afundo a rede de ensino. Para acessar o texto, basta clicar aqui.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp