Quais as áreas de atuação do técnico em Radiologia?

22.01.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Já ouviu falar no curso Técnico em Radiologia? Ele forma profissionais capacitados para atuar realizando exames que se utilizam de materiais radioativos para sua execução. 

Continue lendo este post e saiba tudo sobre a profissão e suas possibilidades de atuação do técnico em Radiologia! 

O que faz um técnico em Radiologia?

Utilizando-se da radiologia convencional ou digital, o profissional é capacitado para realizar atividades não só em hospitais e clínicas, mas também em laboratórios e até grandes indústrias. 

Salário para o técnico em Radiologia

Segundo o site Sálario.com.br, o teto salarial para o setor é de R$ 3.732,17. Independentemente da área de atuação, o profissional tem direito a um adicional de insalubridade – valor recebido por conta das condições de trabalho a que precisa se expor para a realização de suas atividades. 

O quantitativo é calculado com base no salário bruto do profissional, adicionando-se 40% ao valor. Por ser prejudicial à saúde quanto ao trabalho a longo prazo com produtos ionizantes, o técnico em Radiologia tem direito a uma aposentadoria especial que garante seu benefício com menos tempo de contribuição: 25 anos.  

Áreas de atuação do técnico em Radiologia

Com um mercado de trabalho cada vez mais em expansão, o técnico em Radiologia possui um grande leque de oportunidades para realizar seu trabalho em setores diferentes da economia. 

Abaixo, conheça 5 áreas em que a presença desse profissional é indispensável e está em constante crescimento, com alta demanda de técnicos capacitados para realizar e entregar resultados de forma segura, preservando pacientes e a equipe médica como um todo.

as áreas de atuação do técnico em Radiologia
Curso Técnico em Radiologia

Raio x

Sendo a área de atuação mais comum do técnico na área da saúde, o raio x é o setor presente em clínicas e hospitais (públicos ou particulares) com o intuito de oferecer o diagnóstico por imagem, material que auxilia o médico atendente a entender o quadro do paciente, suas necessidades de tratamento e possível necessidade de cirurgia. No exame é possível verificar estruturas como: ossos, órgãos, músculos, entre outros. 

Medicina Nuclear

A Medicina Nuclear consiste na utilização de materiais radioativos somados a soluções químicas em pequenas quantidades para a realização de diagnósticos e/ou tratamentos. Por necessitar do manuseio e produção de produtos com teor radioativo – mesmo que em baixas quantidades -, é preciso a presença de um profissional capacitado para garantir que as normas de segurança sejam cumpridas e que o produto possua a quantidade necessária para garantir sua eficácia sem causar danos. Essa é a função do técnico em Radiologia na área. 

Tomografia Computadorizada

Utilizando-se da radiologia digital, o profissional realiza procedimentos não invasivos com o intuito de obter imagens dos órgãos internos. Com tecnologia avançada, a atividade do técnico em Radiologia nesse setor consiste em preparar o paciente de maneira adequada para a realização do exame e operar o maquinário, viabilizando, assim, um diagnóstico de qualidade.

Densitometria Óssea

Utilizada principalmente para adultos acima de 35 anos, o exame consiste na análise da densidade mineral dos ossos do paciente. É indicado, principalmente, para pessoas que possuem osteoporose. 

Por meio desse exame é possível acompanhar e analisar o desgaste dos ossos. Por isso, é recomendado fazê-lo com certa periodicidade; assim, o acompanhamento com medicação pode ser regulado e adequado de acordo com o nível de necessidade de reposição desses minerais. O papel do técnico é realizar a preparação do paciente e a operação da máquina.

Radiologia Industrial

Utilizando materiais de radiação ionizante, o técnico em Radiologia – crescente no setor industrial – tem como função principal: inspecionar produtos transportados em portos, fazer o controle do processo industrial e a análise de algumas produções. É o profissional responsável por garantir a excelência do que está sendo produzido e a segurança daqueles que trabalham com o material.

Curso Técnico em Radiologia

O Técnico em Radiologia, curso que pode ser encontrado em Curitiba, possui carga horária de 1.600 horas, com aulas em laboratórios e salas preparadas para a realização de aulas práticas. 

Essa é uma forte característica dos cursos técnicos que visam a oferecer, além de toda a teoria necessária, aulas voltadas para a realização de atividades dinâmicas que possam preparar o profissional à imediata atuação após a conclusão do curso. E é por esse motivo que existe a alta empregabilidade para quem opta por esse tipo de formação. 

Com uma grade curricular prática e preparatória para as mais diversas áreas de atuação, algumas das matérias oferecidas na formação incluem:

  • Biossegurança;
  • Física Aplicada I e II;
  • Anatomia e Fisiologia Humana I e II;
  • Exames Contrastados, Mamografia e Densitometria Óssea;
  • Medicina Nuclear, Hemodinâmica e Radioterapia;
  • Legislação Aplicada;
  • Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética;
  • Radiologia Odontológica;
  • Radiologia Veterinária.

Gostou da proposta deste curso, mas ainda está em dúvida sobre a área? Veja e esclareça neste post 7 dúvidas comuns sobre o curso e a profissão do técnico em Radiologia!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp