Conheça as curiosidades sobre o curso Técnico em Contabilidade

11.04.2023

Por Grau Técnico

2 min de leitura

No dia 25 de abril é comemorado o Dia da Contabilidade, porém existe um fato curioso sobre essa data. Até 2012, acreditava-se que era celebrado o Dia do Contabilista, entretanto o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do nome e, desde então, ela é oficialmente celebrada como o Dia da Contabilidade. Mas, você sabe o que faz um profissional Técnico em Contabilidade? É muito comum confundir ele com um contador e hoje vamos esclarecer essa dúvida.

O contador é responsável por prestar serviços e exercer funções na área, não só financeira, como patrimonial e econômica de uma empresa, por exemplo. Este profissional pode atuar na gestão de empresas, auditoria, perícia, controladoria e mercado de seguro, mas para conseguir trabalhar nesses setores, é preciso ser credenciado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Assim como o contador, o Técnico em Contabilidade pode administrar a parte financeira de uma empresa, prestando as contas das instituições, também sendo responsável pelos registros e lançamentos contábeis, além dos cálculos de impostos, taxas e juros, despesas e receitas. Também é responsável pela elaboração de balancetes e registros financeiros, como também da análise de contas e controle patrimonial. É preciso ser reconhecido pelos órgãos de classe, para exercer essas funções citadas.

Agora que já vimos a diferença entre esses dois profissionais, que tal nos aprofundarmos mais sobre o profissional Técnico em Contabilidade e como anda o mercado de trabalho neste setor? Hoje, vamos falar sobre esse assunto no texto, então continue com a gente, para saber mais curiosidades.

No texto, há os tópicos:

O mercado de trabalho para o Técnico em Contabilidade

Muitos podem pensar que não, mas o contador e o técnico em contabilidade podem e devem trabalhar juntos. O profissional técnico pode ser o braço direito de um contabilista, pois ele auxilia nas tarefas do dia a dia na empresa, já que é comum sempre encontrar bastante demanda para este profissional, porque todo negócio precisa de serviços contábeis.

Então sim, há mercado para este profissional técnico e pode ser não apenas em escritórios de contabilidade como também em empresas onde os setores financeiros precisam de mão de obra, para dar conta das metas diárias. São muitas as obrigações, dentro deste setor, pois suas demandas devem ser sempre observadas e cumpridas, caso contrário, o local pode acabar tendo problemas com multas e penalidades.

O Técnico em Contabilidade tem a chance de atuar nas empresas públicas e privadas, que realizam as tarefas de contabilidade de forma interna, também auxiliando nas rotinas de recursos humanos, controladorias e departamento pessoal. Este profissional deve atuar com qualidade e capacidade, para articular a teoria e a prática contábil, desenvolvendo conhecimentos sobre o registro e controle do patrimônio de empresas comerciais, industriais ou prestadoras de serviços.

Porém, você deve estar se perguntando: quanto ganha um técnico em contabilidade? Bom, este profissional tem a média salarial de R$ 2.818,00. Mas, para conseguir atuar, é preciso ter uma formação na área e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Como ter uma formação técnica na área

Professora, dando aula para alunos.

Agora que já vimos o que faz um técnico em contabilidade e qual o salário do técnico em contabilidade vamos falar sobre como se tornar um profissional da área e como ingressar no mercado de trabalho de forma rápida, porém já preparado para enfrentar os desafios, que são comuns em qualquer profissão.

O Curso Técnico em Contabilidade tem a duração de 18 meses, com carga horária de 1.000 horas-aulas. Para os alunos que vão iniciar seus estudos na área, seu ensino no começo do curso vai ser sobre a formação básica, aprendendo sobre Ética Profissional, Português Instrumental, Introdução à Administração, Informática Básica, Estatística Básica, Economia e Mercado Contabilidade Geral I.

Seguindo para o módulo de processo contábeis, os estudantes vão aprofundar os ensinamentos em Contabilidade Geral II, Matemática Financeira, Estrutura e Análise de Balanço, Contabilidade de Custos, Prática de Escrituração e Geração de Relatórios Contábeis.

Para finalizar o curso, os alunos vão aprender sobre gestão contábil, estudando sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária, Departamento de Pessoal, Contabilidade Fiscal e Legislação Tributária, Contabilidade Pública, Contabilidade Empresarial e Gerencial.

Como vimos, o curso tem um tempo de duração curto, facilitando assim que seus estudantes consigam ingressar no mercado de trabalho de forma rápida, mas totalmente capacitados para sua futura profissão. É muito comum os alunos já ganharem experiência dentro do curso, não somente por conta das suas aulas teóricas e práticas, mas também em razão da existência da disciplina de estágio.

O estágio é de extrema importância na grade curricular de qualquer curso, pois é nele que os estudantes vão por todo o seu conhecimento em prática e aprender, junto com os seus supervisores, como lidar com as situações do dia a dia da profissão. Apesar de, ao longo do curso, o estudante ter acesso a palestras, seminários, atividades e minicursos, é através do estágio que ele realmente consegue colocar em prática os conteúdos trabalhados na sala de aula e no laboratório.

Esta disciplina tem, como ponto-chave, que preparar os alunos para a realidade da sua formação, como o mercado de trabalho espera que o futuro profissional aja, que esteja preparado para enfrentar desafios, que sempre estão presentes. As empresas notam isso como um ponto positivo, pois com essa experiência formada ainda dentro do curso, o aluno já sai formado e totalmente preparado para o mercado, saindo na frente dos seus concorrentes.

A Instituição de Ensino Grau Técnico oferece tudo isso aos seus estudantes. Porém, tem mais uma coisa que faz com que o Grau se diferencie das demais escolas técnicas: a Agência de Emprego. Quer saber como ela funciona e ajuda os alunos?

Continue sua leitura e saiba mais sobre a escola e sua agência.

Comece a estudar agora!

Aluno estudando em sua casa.

Como dito, o Grau Técnico tem seu diferencial, que é a Agência de Emprego. A escola sabe o quanto é importante para os alunos que a instituição esteja sempre dando apoio, orientando os estudantes no seu caminho até o mercado de trabalho e notou que são poucas as escolas que fazem isso.

A criação da Agência veio com esse foco, de dar suporte aos alunos Grau. Ela atua da seguinte forma: ela ajuda na produção de currículo, oferecendo oficinas sobre o assunto; prepara o estudante para uma entrevista de emprego, dando dicas em palestras sobre como agir nesse momento; faz parcerias com empresas para encaminhar o aluno ao estágio e posteriormente a uma vaga de emprego.

Além disso, o Grau também é comprometido em levar o melhor do ensino técnico aos seus alunos, oferecendo laboratórios modernos e com equipamentos de ponta, para que as aulas práticas sejam as mais completas. E para ressaltar o seu compromisso e seriedade nos conteúdos ofertados, todos os Cursos Técnicos do Grau têm o reconhecimento feito pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), que analisa a carga horária e as matérias presentes na grade curricular de cada curso ofertado.

Quer saber mais sobre o funcionamento do Grau, que está presente em todas as regiões do país? Clique aqui e conheça mais a história da Instituição e o porquê de você estudar nela.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp