Beleza e Carreira: Desvendando o Futuro após o Curso Técnico em Estética

29.02.2024

Por Grau Técnico

2 min de leitura

O mercado da beleza e estética no Brasil, não para de crescer e isto não é apenas a nossa equipe falando. Em 2020, ano em que a pandemia se iniciou pelo mundo, as pessoas voltaram seus olhares para si e começaram a cuidar mais da própria saúde, tanto externa quanto interna. Na época, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), informou que o Brasil manteve a posição de  3º maior consumidor no setor da estética, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. Com isso, a procura pela profissionalização no Curso Técnico de Estética é uma ótima escolha para quem quer ingressar no mercado, que está em ascensão.

Ainda no ano de 2020, também divulgado pela ABIHPEC, o setor de beleza estimou que 1,5% do orçamento das famílias brasileiras foram gastos em produtos e serviços do setor de estética. Ainda de acordo com a pesquisa, quase 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que a pandemia modificou os hábitos relacionados ao cuidado com a saúde dentro deste período.

Falando agora de número atuais, o Brasil está em quarto lugar no maior mercado de beleza e estética. Este número foi apresentado pela empresa Euromonitor International em 2023, onde mostrou o crescimento em 21,5% do faturamento no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar ao longo de 2022, registrando a segunda maior taxa no setor.

O IBGE acredita que esses números podem continuar a crescer, pois é visto que a sociedade, principalmente a 60+ está focando em cuidados maiores com a estética e estão investindo em um envelhecimento cada vez mais saudável.

Vendo o quão promissor é este mercado no país, hoje decidimos trazer em nosso texto, a área para quem quer se tornar um Profissional Técnico em Estética e entender mais sobre como é a sua profissão, onde poderá atuar e quais caminhos tomar para conseguir um Diploma na área.

No artigo de hoje, você vai encontrar os seguintes tópicos:

Conheça o Técnico em Estética

Estudante Grau Técnico de estética em aula prática com uma paciente.

O Profissional Técnico em Estética desempenha um papel crucial na indústria da beleza e bem-estar. Atuando em diversas áreas, esses especialistas são treinados para oferecer uma variedade de serviços que visam melhorar a aparência e a autoestima das pessoas. Eles podem trabalhar em salões de beleza, spas, clínicas de estética e até mesmo em consultórios médicos, colaborando com dermatologistas.

As funções deste profissional são bastante abrangentes. Eles realizam procedimentos faciais, corporais e capilares, como limpezas de pele, massagens, depilação, aplicação de maquiagem, tratamentos anti-envelhecimento, entre outros.

Além disso, esses profissionais são responsáveis por avaliar as necessidades individuais de cada cliente, recomendar tratamentos apropriados e garantir que os procedimentos sejam realizados com segurança e higiene.

O Técnico em Estética pode atuar ajudando as pessoas a se sentirem mais confiantes e bonitas. Sua gama de serviços abrange desde cuidados básicos com a pele até tratamentos mais avançados, desempenhando um papel fundamental na busca pela saúde e beleza dos clientes.

Tendo este conhecimento sobre a profissão em si, que tal conhecermos como se tornar um profissional da beleza e estética, no Brasil?

Como me tornar um profissional da área de beleza?

Estudante Grau Técnico de estética em aula prática.

O caminho para poder atuar como um Técnico na área da estética brasileira, é realizando o Curso Técnico em Estética, no Grau Técnico. Com uma carga horária de 1200 horas aulas, o aluno que escolher esta formação, vai construir uma base de conhecimentos e habilidades necessárias para atuar na área da beleza e bem-estar.

Os estudantes aprendem uma variedade de técnicas e práticas relacionadas à estética facial e corporal. Isso inclui tratamentos de cuidados com a pele, como limpeza de pele, massagens relaxantes, aplicação de máscaras faciais e procedimentos de depilação.

Além disso, os estudantes do Grau também adquirem competências em maquiagem, design de sobrancelhas e técnicas de embelezamento, o que lhes permite oferecer um amplo leque de serviços aos clientes.

Também é ensinado sobre a identificação e seleção dos produtos cosméticos apropriados para cada tipo de pele, bem como a operar equipamentos de estética, como aparelhos de radiofrequência, ultrassom e laser. Além disso, adquirem noções de higiene, biossegurança e ética profissional, garantindo um ambiente seguro e confiável para seus clientes.

A área da estética está em constante evolução, com novas tecnologias, produtos e técnicas surgindo regularmente. Portanto, durante a formação na área, os alunos são incentivados a participarem de palestras, minicursos e eventos, para se manterem sempre atualizados e assim, à frente da concorrência.

Isso também irá garantir que os futuros profissionais ofereçam aos seus clientes os tratamentos mais avançados e eficazes. O Curso Técnico em Estética oferece uma base sólida de conhecimentos e habilidades, preparando os estudantes para uma carreira gratificante na área da beleza e bem-estar.

Conseguindo seu Diploma Técnico

Unidade Grau Técnico

Se você nos acompanha há um tempo, já sabe que sempre indicamos o Grau Técnico, para realizar a sua formação e conquistar seu certificado de conclusão de curso. A rede Grau, está no mercado educacional há 13 anos e além de oferecer Cursos Técnicos, os estudantes têm a chance de realizarem atividades extracurriculares, participação em trabalhos em equipe, palestras, minicursos, workshops, que vão ajudar a pôr em prática toda a aprendizagem que foi dada em sala de aula.

O Ensino Técnico tem como base o aprendizado prático, onde o aluno vai entender como é o funcionamento da sua futura carreira profissional, dentro dos laboratórios que simulam o dia a dia da profissão, gerando assim maior experiência e o preparando para o mercado. Além disso, a disciplina de estágio tem grande importância para os estudantes, pois é nele que os alunos Grau terão contato direto com seu campo de atuação.

Apesar de, ao longo do Curso Técnico, o aluno ter acesso a palestras, seminários, atividades, dinâmicas e minicursos que simulam a vida de um profissional, é através do estágio que ele realmente consegue colocar em prática os conteúdos trabalhados na sala de aula e laboratório prático, assim criando a preparação para lidar com qualquer cenário que venha a vivenciar quando ingressar dentro do mercado de trabalho.

Tendo em vista todas essas informações que lhe apresentamos durante o conteúdo de hoje, queremos saber: ainda tem dúvidas sobre essa área? Gostaria de receber mais algum conhecimento sobre esta profissão ou curso? Aqui no blog, temos um artigo bem legal, que além de explorar mais sobre o campo da estética, ainda aborda o tema do bem-estar e cuidados com o corpo e a mente. Para acessar este texto, basta clicar aqui.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp