Como funciona a formação no Curso Técnico em Enfermagem?

17.11.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Vimos com a pandemia o quão essencial é o trabalho do profissional de saúde. A enfermagem é uma das profissões mais importantes na área da saúde no Brasil. Os enfermeiros e enfermeiras são responsáveis pelo cuidado direto dos pacientes, tanto em hospitais quanto em ambulatórios e outros estabelecimentos de saúde. Vendo a sua importância, hoje queremos falar mais sobre o Curso Técnico em Enfermagem, para quem deseja seguir carreira profissional na área. 

O trabalho do técnico de Enfermagem é essencial para que os cuidados integrais dos pacientes sejam garantidos da melhor forma. O profissional atua na assistência de uma melhor qualidade de vida de quem está atendendo. Eles atuam em diversas áreas, hospitais, clínicas, postos de saúde, serviços de emergência, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios e consultórios médicos.

A demanda por profissionais tem crescido no Brasil, especialmente em função do envelhecimento da população e da necessidade de serviços de saúde cada vez mais especializados.

Quer saber mais informações sobre a profissão? Continue lendo o post e descubra tudo sobre essa profissão e onde encontrar o curso, para quem está interessado em trabalhar no setor da saúde.

No texto de hoje, você encontra os tópicos:

Conheça o Técnico em Enfermagem

profissionais da saúde analisando paciente em maca.

O Técnico de Enfermagem zela pelo conforto e bem-estar dos pacientes, organiza o ambiente de trabalho, garante as boas práticas de segurança, ajuda a promover a saúde da família e elabora relatórios técnicos. No dia a dia, aplica curativos e administra medicamentos, nebulização e banhos de leito e vacinação. Também tira as medidas antropométricas (como peso, altura) e verifica os sinais vitais. 

Este profissional também fica responsável por administrar os cuidados básicos e, com supervisão, alguns procedimentos de média complexidade, desenvolvendo competências para atuar nos seguintes sistemas:

  • Hospitais (adulto, pediatria, materno infantil, emergência e UTI);
  • Saúde pública (Unidade de Saúde da Família – PSF);
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
  • Clínicas cirúrgicas, de estética, de dependentes químicos, psiquiátricas e geriátricas;
  • Saúde do Trabalhador e Instrumentação Cirúrgica;
  • Setores burocráticos (coleta e entrega de exames, encaminhamento do paciente aos exames).

Um dos motivos que fazem com que o mercado de trabalho na área seja amplo é a crescente criação de clínicas e hospitais particulares, onde a atuação desse profissional é variada e pode cobrir o atendimento para um público diverso com necessidades diferentes.

Sendo um profissional versátil, com um conhecimento horizontal, o profissional de enfermagem ainda pode atuar com: Cuidados domiciliares; Empresas privadas (funções burocráticas); Empresas privadas (como universidades), ONGs, entre outros.

Atualmente, a média salarial nacional deste profissional é de R$ 3.093,00.

Como é o curso nessa área? 

Profissionais da saúde, juntas analisando prontuários.

O Curso Técnico em Enfermagem é voltado para o aprendizado da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos de saúde. Você também pode começar com 17 anos, estando ainda no segundo ano do Ensino Médio ou já tendo finalizado os estudos escolares. 

Tem a carga horária de até 1800 horas, dividido em 4 módulos, com tempo de duração de até 24 meses. Com o tempo de duração menor que o de uma graduação, o Curso Técnico é a melhor escolha para quem quer estudar e se profissionalizar na área da Saúde e não pode investir muito. 

Com laboratórios equipados, instrutores qualificados e experiência de mercado comprovada, com aulas preparadas para atividades teóricas e práticas, o Curso Técnico no é ideal para quem quer ter uma formação de qualidade, que caiba no seu orçamento e que, ainda, possibilite a tão sonhada vaga de estágio antes da formação. 

O cumprimento da carga horária de estágios e, mais adiante, a obtenção do registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do Estado em que atua são os passos seguintes.

Quando formado, o profissional irá colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, além de realizar cuidados, como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, verificação de sinais vitais, dentre outros.

O profissional dessa área pode atuar em abrigos, home care (cuidados domiciliares) e em hospitais públicos e privados, como também em empresas, com oportunidades que incluem funções burocráticas e assistenciais ao trabalhador. Além disso, pode trabalhar em escolas, creches, asilos e outras instituições que necessitam de cuidados de saúde para seus funcionários ou residentes.

O exercício profissional estabelecido na legislação determina que ele deve exercer atividades de nível médio, por envolver orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau de auxiliar direto e também a participação no planejamento da assistência de Enfermagem.

Onde posso me formar? 

estudantes de enfermagem em aula prática no Grau Técnico.

Se você pretende ter uma carreira sólida e quer realizar um Curso Técnico em Enfermagem, escolha fazer sua formação com a maior rede de Ensino Técnico do Brasil e tenha a garantia de empregabilidade. Aqui no Grau Técnico, 90 mil alunos já conquistaram um emprego antes mesmo de se formarem.

Além da carga horária de 1.800 horas, do conteúdo programático exclusivo e dos instrutores altamente qualificados, nosso curso desperta naturalmente no ser humano a importância do conhecimento técnico e também sua conscientização para a solidariedade, o respeito ao próximo e o trabalho em equipe. 

No decorrer do curso oferecemos atividades extracurriculares como: Palestras de Formação do Profissional, Planejamento Profissional, Marketing Pessoal, Currículo Profissional, Entrevista e Seleção. Além de apresentarmos uma infraestrutura com: Biblioteca com Acesso à Internet e Laboratórios modernos e totalmente equipados para aulas Práticas.

E você pode também contar com nossa Agência de Emprego, onde seu currículo fica cadastrado e à disposição de diversas empresas parceiras que estão à procura de profissionais qualificados, garantindo maior empregabilidade e seu ingresso no mercado de trabalho.

Além da formação técnica, o Grau também oferece dois cursos pós-técnicos, para aqueles profissionais que finalizaram o seu curso de enfermagem e estão em busca de se especializarem na área.

As especializações têm o objetivo de levar um ensino totalmente prático, para que os profissionais já formados tenham a possibilidade de trabalhar nas mais diversas áreas dentro da sua formação, conseguindo, assim, abrir novos caminhos para o mercado de trabalho. Ao buscar pelos cursos pós-técnico, o recém-formado Profissional Técnico está procurando aumentar o seu conhecimento e abrir novos meios para atuar na sua área.

Quer saber mais sobre as especializações oferecidas pelo Grau? Aqui no blog temos um conteúdo bem legal que traz mais informações sobre os cursos, a formação, área de atuação, entre outros pontos.
Para ler o conteúdo completo, basta acessar este link.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp