Os cursos técnicos são muito valorizados no mercado?

25.11.2020

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Há alguns anos, a graduação era o ápice da profissionalização. Porém, na última década, os cursos técnicos vêm sendo muito mais valorizados pelas empresas.

Isso acontece porque eles preparam o profissional com muito mais rapidez ao mercado de trabalho, utilizando-se não apenas da teoria, mas também de muita prática para lidar com uma sociedade cada vez mais desenvolvida tecnologicamente em curto espaço de tempo.

Continue lendo nosso post e acompanhe o crescimento e a importância dos cursos técnicos em Curitiba, conhecendo aqueles que são mais valorizados no mercado.

O que é um curso técnico?

Ao contrário da universidade, onde toda a teoria é exposta antes da parte prática, o curso técnico é mais voltado para a urgência do mercado de trabalho.

Nele, os estudantes aprendem a exercer funções específicas e imprescindíveis no mercado de trabalho da região. 

A formação é mais rápida em relação às graduações. Em Curitiba, os cursos técnicos são, sem dúvida, a solução que representa o melhor custo-benefício e o melhor caminho do Ensino Médio ao mercado de trabalho. 

O curso técnico acelera a entrada ao mercado de trabalho?

Com total certeza! Esse tipo de formação é mais focado nos conhecimentos específicos que a pessoa precisa ter para desempenhar uma determinada função.

Além disso, tem um prazo de formação menor, chegando a durar a metade do tempo de um curso de bacharelado ou licenciatura, e é muito bem visto pelas empresas que desejam perfis técnicos que deem conta das demandas diárias dos seus negócios.

Portanto, o curso técnico é uma ótima opção tanto para quem está procurando o primeiro emprego quanto para aqueles que já trabalham na área e precisam apenas de um aperfeiçoamento.

Como ocorreu o crescimento pela procura de profissionais com cursos técnicos?

Em 22 de abril de 2019, o Portal da Indústria replicou um artigo publicado pela Folha de São Paulo onde Paulo Afonso Ferreira, o então presidente da Confederação Nacional da Indústria, defendeu que investir em educação é uma maneira eficaz e fundamental para que o país eleve sua competitividade no mercado. Com isso, é possível alcançar o surgimento de mais oportunidades de emprego.

O crescimento da procura e da oferta dos cursos técnicos estimula o ensino e o desenvolvimento do mercado de trabalho e se mostra uma ponte para o Ensino Superior. 

Milhares de jovens ingressam no mercado de trabalho por meio dos cursos técnicos, que oferecem muitas vagas e melhores salários para profissionais iniciantes, conforme exposto no Guia da Carreira.

fazer curso técnico
Fazer curso técnico

Quais são os melhores cursos técnicos dos dias atuais?

É grande a lista de cursos técnicos encontrados, principalmente em Curitiba.

E veja só que interessante: em entrevista concedida ao jornal Tribuna do Paraná, o diretor do Grau Técnico de Curitiba, Julio Cesar Bueno Ormerod, já apontava quais seriam os cursos técnicos que alcançariam maior destaque no mercado de trabalho até 2020. Quer conhecê-los? Então vamos listá-los agora: 

– Técnico em Enfermagem

Mesmo sem imaginar que atravessaríamos uma pandemia avassaladora, a profissão do Técnico em Enfermagem já se fazia previsível ao crescimento em virtude da procura da população, sobretudo na melhor idade, por cuidados especiais.

Afinal, diferentemente do cuidador, o técnico em Enfermagem domina as práticas mais comuns da área.

 – Técnico em Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho atua em conjunto com a segurança e a saúde, identificando, avaliando e controlando situações de risco de acordo com as normas regulamentadoras em nosso país.

É ele quem detecta previamente a tendência aos acidentes de trabalho e orienta o uso de equipamentos de proteção individual e coletivos – EPIs e EPCs, tornando-se fundamental para o bom andamento dos trabalhos de qualquer empresa.

– Técnico em Eletrotécnica

Pode-se dizer que não é o profissional do futuro, mas, sim, sempre do presente.

É o Técnico em Eletrotécnica que tem como função trabalhar para que os sistemas elétricos funcionem de maneira segura e eficaz. Faz as devidas manutenções, atualizações e quaisquer operações que demandem seu conhecimento prático.

Esse técnico possui uma ampla área de atuação, fazendo-se presente em indústrias, empresas de eletrodomésticos, concessão de energia, equipes de construção civil e até mesmo de energia solar. Com tantas opções, é um profissional sempre procurado no mercado de trabalho, possuindo uma grande taxa de empregabilidade.

– Técnico em Informática (TI)

O Técnico em Informática é responsável por criar, gerir, desenvolver e acompanhar os processos e sistemas operacionais, seja para desktop, banco de dados ou servidores. Os meios tecnológicos ficam sob sua responsabilidade.

É uma profissão que está sempre em alta em virtude da grande aceleração da tecnologia digital no Brasil e no mundo, com enormes possibilidades de inserção no mercado de trabalho. 

Enfim, a lista de cursos técnicos é grande! Sem dúvidas, essa é uma ótima forma de começar a trilhar uma carreira de trabalho brilhante e muito qualificada!

Mas para que tudo isso aconteça, você deve apostar no ensino certo!

Neste post, ficou muito claro que, quando falamos em cursos técnicos em Curitiba, a melhor atitude é você fazer o seu com quem realmente te prepara para o mercado de trabalho, principalmente em uma escola que possui um Programa de Encaminhamento Profissional em Curitiba e em todo o Brasil, em parceria com grandes empresas, onde 75% dos alunos saem do curso com uma vaga no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho na área possui uma grande absorção de profissionais; logo, é importante que você busque estar qualificado e preparado para procurar as melhores oportunidades. Portanto, escolha um ensino de qualidade, com ótimos facilitadores, e atue com maestria em sua profissão.


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

Matricule-se pelo Whatsapp