Técnico em Administração: onde pode atuar? Tudo sobre a profissão.

20.01.2021

Por Grau Técnico

2 min de leitura

Mais que um gerenciador, o técnico em Administração é um executor que busca falhas e potencialidades dentro da empresa, a fim de corrigir os erros que dificultam o andamento dos processos, sempre analisando melhores cenários para favorecer o bom desempenho, com o intuito de atingir o escopo da instituição.

Neste post, veremos sua vasta área de atuação, as possibilidades de colocação no mercado de trabalho e o que esperar desse profissional em um cenário pós-pandemia mundial. 

Para saber tudo sobre o curso Técnico em Administração, continue a leitura deste post e entenda as possibilidades de atuação que existem nessa profissão que está sempre em alta no mercado!

O que faz um técnico em Administração?

O curso Técnico em Administração capacita estudantes a criarem um olhar mais organizacional, com foco em gerência de processo e pessoas, além de conceber um profissional que busca facilitar e potencializar as etapas de produção da empresa. 

Com perfil analítico, suas principais funções rotineiras envolvem a gerência e a supervisão de um setor, procurando e corrigindo falhas que dificultam a criação de bons resultados. Também é possível encontrar o profissional atuando como mediador entre empresa e funcionários, entendendo as demandas e procurando atendê-las para potencializar a produção. 

Mercado de trabalho

O setor administrativo é essencial em qualquer área, fazendo com que os profissionais sejam requisitados em diversas situações. Assim, o mercado de trabalho para administração está em constante procura por profissionais capacitados para desempenhar as atividades com responsabilidade, organização e visão horizontalizada para compreender os diversos setores da empresa. 

O técnico em Administração possui, como média salarial, o valor de R$ 2.356,50, segundo o site Sálario.com.br. Para essa área, é possível que a jornada de trabalho varie entre 42 e 44 horas semanais. O quantitativo do teto salarial no setor é por volta de R$ 5.273,01.

É recorrente encontrar empresas dispostas a contratar profissionais multidisciplinares, com capacidades variadas que podem integrar a equipe e oferecer um olhar mais vasto nas funções que desempenham. Por exemplo: administradores com domínio de gestão financeira, mas que, ao mesmo tempo, conseguem enxergar e solucionar falhas processuais.  

Para isso, é preciso que o profissional tenha um perfil comunicativo, ou que pelo menos seja bom ouvinte; assim, conversando e alinhando o trabalho com outros profissionais, ele é capaz de detectar possíveis problemas e levar à diretoria medidas a curto e longo prazos para a resolução daquela questão.

Tudo sobre o técnico em Administração, profissional sempre requisitado no mercado de trabalho e com ampla área de atuação.
Técnico em Administração

E afinal, onde esse profissional pode atuar?

Há alguns anos, uma certeza vem sendo absoluta: o mercado de trabalho para o técnico em Administração possui uma grande amplitude e está em constante crescimento. Desde uma microempresa até uma multinacional, o administrador é peça-chave para a organização estrutural e financeira da instituição. 

Desse modo, o curso Técnico em Administração possui opções de atuação em setores e empresas como:

  • Escritórios;
  • Bancos;
  • Repartições públicas;
  • Microempresas;
  • Lojas comerciais;
  • Hospitais;
  • Indústrias;
  • Mineradoras.

Além disso, quem possui formação técnica na área está apto para administrar a própria empresa de maneira empreendedora. Os conhecimentos adquiridos são suficientes para compreender todas as etapas acerca do processo administrativo, que vão desde a contabilidade, passando pela gestão de processos até a gestão de pessoas.

Durante o curso, algumas matérias ministradas pelos instrutores são:

  • Introdução à Ética;
  • Contabilidade Básica e Gerencial;
  • Noções de Logística;
  • Psicologia Aplicada ao RH;
  • Gestão da Qualidade;
  • Noções de Legislação Trabalhista e Previdenciária;
  • Introdução à Administração e Marketing.

Administração pós-pandemia

Como todos os outros setores, o meio administrativo também foi pego de surpresa com a disseminação mundial da Covid-19 e precisou se reinventar em meio a tantas dificuldades e limitações. Em um cenário da administração pós-pandemia, é de se esperar que os meios de gerenciamento e controle sejam feitos de novas maneiras, tendo ainda mais rigor e cuidado com os funcionários e as relações estabelecidas com fornecedores e clientes. 

Para o setor, é tempo de se reinventar e ser criativo para manter o curso mesmo em meio a tantas mudanças significativas no jeito de produzir e consumir. Também se espera um profissional cada vez mais humano, voltando seu trabalho para aproximar e passar confiança para quem busca a empresa. 

Curso Técnico em Administração em Curitiba

Possuindo duração de apenas 18 meses, o curso Técnico em Administração oferece uma formação com tempo menor que o bacharelado para a área. O tempo mais curto ocorre porque o curso técnico tem sua base voltada para ações mais práticas. Apesar das teorias, o ideal é construir um funcionário capaz de chegar à empresa já pronto para atuar, voltando suas ações para questões mais práticas. 

Por entender que o técnico em Administração já sabe desenvolver com qualidade as atividades, a absorção pelo mercado é feita de maneira rápida. Para quem busca um curso técnico em Administração em Curitiba, é possível ainda encontrar uma instituição que emprega 75% dos seus formandos assim que é encerrado seu curso.

Gostou das especificidades do curso? Não perca tempo e conheça os 5 principais motivos para fazer o curso Técnico em Administração para escolher de vez a carreira certa para seu futuro profissional!


Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Comente ;)

matricule-se agora e garanta descontos exclusivos.

Posts relacionados

Matricule-se pelo Whatsapp